Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

12 candidatos que todo mundo encontra na sala de prova do Enem

por Mathias Sallit em 16/12/20

O Enem está chegando! A cerca de um mês para a prova, a ansiedade começa a ficar cada vez mais forte e o os candidatos passam a ajeitar os últimos detalhes e preparativos para realizarem um bom Exame Nacional do Ensino Médio.

A prova é tão aguardada pelos milhões de estudantes inscritos que, quando a data chega, o nervosismo surge até mesmo naqueles mais calmos. No dia da prova, as diferentes personalidades de cada candidato aparecem dentro da sala de aula onde a prova será aplicada.

Se você já fez vestibulares anteriores, já conhece alguns tipos de estudantes que são figurinhas carimbadas nas salas de aplicação das provas pelo país. Se você vai fazer o Enem pela primeira vez, essa lista de candidatos que todo mundo encontra na sala de prova vai te preparar para encontrar candidatos de perfis mais variados no Enem 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


São os colegas mais calmos, os mais nervosos, os que comem mais e os mais barulhentos. Confira quem são essas 12 personalidades e veja com qual você mais se identifica na prova.

A plenitude em pessoa

Essa pessoa chega na sala de aula com a maior tranquilidade possível que até intimida os outros candidatos. Ao sentar na cadeira, cruza as pernas, alinha os sete chakras e faz a prova como se estivesse fazendo o dever de casa. A maioria ali está tão nervosa para abrir o caderno de questões que se sente mal vendo uma pessoa tão serena pronta para arrasar no Enem.

Enem 2020
Mas não sinta inveja! Use a serenidade como exemplo, respire fundo e arrase no exame também!

Veja também: Atualidades de dezembro para o Enem

O primeiro a ir embora

O tempo de prova mínima do Enem é de duas horas. Para terminar as 90 questões em 120 minutos, é preciso responder três perguntas a cada quatro minutos, e no primeiro dia os estudantes ainda têm a redação, que exige uma boa dedicação.

Humanamente impossível? Não para este candidato ligeirinho, que quando o relógio marca 15h30 já está pronto para ir curtir o domingo, só esperando a autorização do fiscal da sala para ir embora. Quem sabe ano que vem ele fica mais tempo na prova, né?

Leia também: 9 dicas para otimizar o tempo de prova no Enem e outros vestibulares

O comilão

Esse estudante passou o ano inteiro ouvindo os professores dizerem para fazer uma refeição leve antes da prova e evitar qualquer risco durante as horas de exame. Ele até pode ter comido pouco, mas guardou espaço para fazer um banquete ao longo das 90 questões e desconta a ansiedade da prova na comida.

É hambúrguer, pão com mortadela, salgadinhos, a pizza de ontem, refrigerante, barra de chocolate... Mas não caia nessa tentação e se alimente de forma leve antes e durante a prova. A sua maçã é, com certeza, muito melhor que o Cheddar McMelt do seu vizinho de cadeira.


Veja também: Cuidados com a alimentação que você deve ter antes e durante o Enem

Maromba

Levar a dieta a sério até mesmo durante o domingo exige bastante disciplina. E essa pessoa tem de sobra! Ela pode esquecer a caneta para a prova, mas não vai deixar de levar aquele shake de whey com frutas e uma garrafa de 1,5 litro d'água. É tanto líquido que o candidato precisa ir ao banheiro de 20 em 20 minutos.

Assim que o relógio da sala marcar 15h, não se incomode com o cheiro questionável que vai subir daquela marmita fitness de frango e batata doce que ele vai abrir.

enem 2020
Já faz mais de três horas que ele almoçou e precisa repor os nutrientes.

Mirou na praia, acertou no Enem

O calor da tarde de um domingo de verão não é brincadeira no Brasil. Com a prova em janeiro, um dos estilos que fará maior sucesso no Enem 2020 vai ser a regata largada e a chinela no pé.

Mirou na balada, acertou no Enem

Camisa polo, calça jeans, sapatênis, maquiagem, penteado no cabelo. Se calcular com calma, essa pessoa passou mais tempo se arrumando no dia da prova do que estudando para o Enem no ano inteiro. E esse ainda vai passar mais calor que o candidato praieiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Camisa de time

Esse é um dos primeiros a ir embora. Já foi trajado com a camisa do seu time do coração e está muito mais preocupado com a rodada de domingo do campeonato brasileiro do que com o desempenho na prova. Logo que sai do exame, pega o celular para checar como estão os jogos e se frustra com o resultado do seu time, que já está perdendo a partida.

"Poxa, era melhor ter lido aquelas questões com mais calma", conversa o candidato torcedor com a sua própria consciência.

As pernas inquietas

É muito azar se você sentar justamente nas carteiras da frente ou de trás desse candidato. Por causa do nervosismo da prova, as pernas dele não vão parar de se mexer por um minuto sequer. Quem estiver na cadeira da frente vai balançar junto. Na de trás, vai ter que ignorar as pernas chacoalhando durante toda a prova.

O Godínez assobiando

Você está focado lendo um texto imenso na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de repente ouve um som agudo. Você torce para ser uma andorinha na árvore ao lado da sala, mas o som fica mais alto e parece não vir de fora. Ao olhar para o teto e para o lado, em vez de encontrar a ave, você se depara com o candidato fazendo um biquinho e assobiando durante a prova.

Um pássaro voando pela sala causaria menos desconforto. Esse perfil é capaz de tirar a concentração (e a paciência) até de um monge budista que está buscando uma bolsa de estudos em Teologia pelo Prouni.

Pensa-alto

Este candidato também vai atrair a atenção dos colegas sentados ao seu redor. Enquanto ele lê as questões ou escreve a redação, não para de acompanhar as frases sussurrando cada palavra da sentença. Você pode até achar que é algum candidato orando por ajuda divina durante a prova ou aquele monge meditando: "Ommm". Mas é só o barulho do pensamento dele para resolver uma questão.

O último apaga a luz

Se pudesse cantar durante a prova, esse é aquele que puxaria um "Eu não vou embora!" no meio da sala de aula. Mas, na verdade, ele esteve tão focado nas questões e fez o exame com tanta calma que precisou usar todas as 5h30 de prova no primeiro dia e 5h no segundo dia. Ao finalizar, ele ajuda o fiscal a apagar as luzes e fechar a sala de aula.

Bônus: candidato versão pandemia


A pandemia do coronavírus trouxe uma novidade entre os itens obrigatórios do Enem 2020: os candidatos precisam estar de máscara o tempo todo. Mas não resta dúvida de que terão pessoas incomodadas mexendo nesse equipamento de segurança sem parar ou utilizando a máscara de maneira errada, com ela no queixo ou com o nariz para fora, tapando somente a boca.

Não seja esse candidato! Além de estar colocando a sua saúde e a dos outros em risco, o edital do Enem 2020 deixa bem claro: o candidato que permanecer no local de provas sem a máscara de proteção à Covid-19 será eliminado.

Saiba mais: Candidatos do Enem 2020 poderão retirar a máscara apenas para consumo de alimentos

E você, está pronto para o Enem?

Dando a última revisada nas matérias para chegar com mais calma e tranquilidade no Enem 2020? A Revista Quero vai te ajudar a buscar a nota 1.000 na redação com um guia gratuito com muitas dicas para você fazer um texto ainda melhor.

Guia da Redação do Enem

Clique no botão acima e baixe de graça o guia! Ele pode te ajudar a tirar uma nota mais alta na redação e ser um diferencial para a sua aprovação na faculdade.

Leia mais:
Guia completo e gratuito mostra as matérias que mais caem no Enem
Conheça 7 métodos de Revisão para o Enem

Se identificou com algum desses tipos de candidatos no Enem? Conte para a gente qual deles têm mais a ver com você e compartilhe com os seus amigos que farão a prova!

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54