Conheça 7 métodos de Revisão para o Enem
Há poucas semanas do Enem, saiba como revisar as principais matérias e arrasar na prova!
Atualizado em 24/07/2020
Estamos a quase um mês do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)! Há poucas semanas da prova, já não é mais possível estudar cada conteúdo do ensino médio com calma e detalhamento.
Mas, se você não estudou muito até aqui, não é o momento de se desesperar. É chegada a hora de fazer a revisão de todas as matérias e treinar com muitos exercícios e simulados. Mesmo sem cursinho ou escola, é possível estudar pela internet, sozinho ou com amigos, em casa e de graça.
Para te guiar nessa revisão, a Revista Quero reuniu 7 métodos e formas de você rever os principais conteúdos para o Enem. Confira!
Conteúdos que mais caem
Uma das formas de estudar nas últimas semanas para o Enem é focar apenas nas matérias que mais caem na prova. O método funciona tanto para quem estudou bastante até aqui e precisa revisar o que já viu quanto para quem não estudou quase nada e precisa entender os principais assuntos.
A Revista Quero fez uma lista com os conteúdos que mais caem, de acordo com o levantamento da SAS Plataforma de educação. Clicando em cada matéria, você será redirecionado ao conteúdo correspondente no Manual do Enem. Veja as matérias que mais caem em cada área:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
AprendiZap Enem
O AprendiZap Enem é um projeto de educação desenvolvido pela empresa Movile e Funcação 1Bi em parceria com o curso Descomplica. O programa oferece uma trilha de estudos gratuita para o Enem pelo aplicativo Whatsapp.
Ao enviar uma mensagem para o Whatsapp do AprendiZap, o estudante pode interagir com um robô e, de acordo com suas necessidades, receber matérias específicas ou dicas de estudos. Os conteúdos são resumidos em mapas-mentais ou vídeos do Descomplica. Confira o projeto clicando aqui.
Técnica Feynman
A técnica foi criada pelo físico Richard Feynman, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1965, e consiste em aprender qualquer assunto em apenas quatro passos. O método também é usado para agilizar o aprendizado e memorização. Entenda os quatro passos:
- Escolha um assunto e estude tudo o que puder sobre ele, em livros, sites e vídeos;
- Numa folha, escreva tudo o que você entendeu sobre o assunto com suas palavras da forma mais simples possível. Depois leia tudo em voz alta, como se fosse um professor explicando para alguém;
- Faça uma análise do que você aprendeu e identifique “buracos” na seu entendimento. Então estude novamente esses pontos;
- Revise o conteúdo, resuma e simplifique tudo ao máximo que puder, sempre utilizando suas palavras e não as do livro ou site. Explique para você mesmo em voz alta novamente e, caso ainda tenha dúvidas de algum ponto, volte ao passo três.
Técnica Pomodoro
O método consiste no gerenciamento do tempo de estudo para que você tenha um melhor desempenho. A técnica foi criada em 1980 pelo autor Francesco Cirillo. Com esse método, você divide seu estudos em quatro blocos de 25 minutos com 5 minutos de descanso entre eles. Ao final, você pode descansar por 30 minutos e então recomeçar o bloco de estudos.
Entenda mais sobre o método: Técnica Pomodoro pode te ajudar nos estudos
Técnica Cornell
Essa técnica ajuda o estudante a organizar melhor os conteúdos enquanto ele assiste uma aula ou lê algum conteúdo na internet. Para deixar as anotações mais dinâmicas, a ideia é que você divida a página em três seções:
- Área central: escreva a matéria da aula com suas palavras;
- Canto esquerdo: anote os tópicos da aula e informações extras;
- Canto inferior: Faça um breve resumo da aula e anote perguntas.
Resumos e mapas-mentais
A partir dos assuntos que mais caem, você pode resumir cada aula e criar um mapa mental. Em uma folha, você resume a ideia principal do conceito em palavras-chave, destaca suas características e exemplos. Para ajudar na memorização, o mapa conta com flechas, desenhos e é muito colorido. Veja um exemplo de mapa mental sobre Feudalismo:
Leia mais: Métodos de estudo: qual é a diferença entre flashcard, mapa mental e ficha-resumo?
Plano de Estudo Enem 2020
Uma forma de verificar se estudou todos os assuntos mais importantes para o Enem é conferir os planos de estudos Enem De Boa da Quero Bolsa em parceria com o Cursinho Apoio Reforço Escolar. Os planos trazem as principais matérias do Manual do Enem para você revisar com exercícios e vídeos, tudo de graça.