logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Curiosidades

Organize seus estudos usando o método Cornell

por Caroline Sassatelli em 29/01/19 1,3 mil visualizações

Conseguir organizar as anotações de todas as matérias para estudar e tirar uma boa nota pode não ser tão simples quanto parece.

São muitas páginas sobre equações matemáticas, leis de Newton em Física, locuções adverbiais em Português, orgânica em Química e tudo o mais que nos deixa malucos abarrotados. O problema não se resolve no cursinho ou durante a faculdade e as matérias continuam se acumulando nos cadernos. Mas calma, não precisa entrar em pânico!

São muitas matérias para pouco tempo!


Se você ainda não encontrou um método que deixe toda sua matéria organizadinha do jeito perfeito, chegou a hora de conhecer as anotações Cornell. O método foi criado há quase 80 anos, nos anos 1940, por um professor da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. O acadêmico também é responsável pelo livro "Como Estudar na Faculdade" ("How to Study in College", no título original em inglês).

Mas, afinal, esse método faz algum milagre? Bem, milagre provavelmente não, mas ele ajuda (e muito!) a organizar seus estudos e deixar suas anotações mais dinâmicas e visualmente melhores.

O método Cornell sugere que o estudante divida as páginas de seus cadernos em três seções: uma para parafrasear as principais ideias da aula ou do texto (na área central), outra para resumi-las (no canto esquerdo) e a terceira onde pode anotar suas perguntas e um breve resumo sobre o tópico (na parte inferior da folha). Se liga no passo a passo:

Confira dicas de estudos para todas as matérias em nosso Manual do Enem

Primeiro passo

Antes de mais nada, separe os espaços em sua folha de caderno usando duas linhas. O primeiro a se fazer é colocar a data do estudo e o nome do tópico no topo da página. Em seguida, utilize o espaço maior central superior para fazer anotações da forma mais abreviada possível.

Para separar as ideias é bom pular uma linha entre um tópico e outro. Lembre-se que vale abreviar palavras, usar desenhos, símbolos ou qualquer outro elemento que possa ajudar na hora dos estudos. Afinal, todo recurso que deixe a matéria mais clara para você será bom na hora de rever as folhas. 


Segundo passo

É hora de preencher a coluna esquerda da página nessa segunda etapa. O estudante deve anotar os tópicos correspondentes a cada uma das matérias, bem como as informações extras que forem ficando mais claras ao longo dos estudos. É nesse local também que o aluno indicará quais assuntos são mais importantes na hora de estudar.

Terceiro passo

O último passo só será realizado na hora que o estudante estiver relendo suas anotações. A parte inferior da página é destinada às dúvidas que surgirem conforme a leitura for avançando. Também é indicado que nesse local seja feito um resumindo (bem “inho” mesmo) sobre o o assunto principal daquela página.

É sempre bom que o estudante tenha em mente: “como eu explicaria isso para outra pessoa?”.

Aprenda a organizar suas anotações com o método Cornell (Foto: Revista Quero)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54