Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Organize seus estudos usando o método Cornell

Aprenda a organizar suas anotações para otimizar seu tempo (e aprendizado) quando estiver estudando

Conseguir organizar as anotações de todas as matérias para estudar e tirar uma boa nota pode não ser tão simples quanto parece.

São muitas páginas sobre equações matemáticas, leis de Newton em Física, locuções adverbiais em Português, orgânica em Química e tudo o mais que nos deixa malucos abarrotados. O problema não se resolve no cursinho ou durante a faculdade e as matérias continuam se acumulando nos cadernos. Mas calma, não precisa entrar em pânico!

São muitas matérias para pouco tempo!

Se você ainda não encontrou um método que deixe toda sua matéria organizadinha do jeito perfeito, chegou a hora de conhecer as anotações Cornell. O método foi criado há quase 80 anos, nos anos 1940, por um professor da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. O acadêmico também é responsável pelo livro “Como Estudar na Faculdade” (“How to Study in College”, no título original em inglês).

Mas, afinal, esse método faz algum milagre? Bem, milagre provavelmente não, mas ele ajuda (e muito!) a organizar seus estudos e deixar suas anotações mais dinâmicas e visualmente melhores.

O método Cornell sugere que o estudante divida as páginas de seus cadernos em três seções: uma para parafrasear as principais ideias da aula ou do texto (na área central), outra para resumi-las (no canto esquerdo) e a terceira onde pode anotar suas perguntas e um breve resumo sobre o tópico (na parte inferior da folha). Se liga no passo a passo:

Confira dicas de estudos para todas as matérias em nosso Manual do Enem

Primeiro passo

Antes de mais nada, separe os espaços em sua folha de caderno usando duas linhas. O primeiro a se fazer é colocar a data do estudo e o nome do tópico no topo da página. Em seguida, utilize o espaço maior central superior para fazer anotações da forma mais abreviada possível.

Para separar as ideias é bom pular uma linha entre um tópico e outro. Lembre-se que vale abreviar palavras, usar desenhos, símbolos ou qualquer outro elemento que possa ajudar na hora dos estudos. Afinal, todo recurso que deixe a matéria mais clara para você será bom na hora de rever as folhas. 


Segundo passo

É hora de preencher a coluna esquerda da página nessa segunda etapa. O estudante deve anotar os tópicos correspondentes a cada uma das matérias, bem como as informações extras que forem ficando mais claras ao longo dos estudos. É nesse local também que o aluno indicará quais assuntos são mais importantes na hora de estudar.

Terceiro passo

O último passo só será realizado na hora que o estudante estiver relendo suas anotações. A parte inferior da página é destinada às dúvidas que surgirem conforme a leitura for avançando. Também é indicado que nesse local seja feito um resumindo (bem “inho” mesmo) sobre o o assunto principal daquela página.

É sempre bom que o estudante tenha em mente: “como eu explicaria isso para outra pessoa?”.

Aprenda a organizar suas anotações com o método Cornell (Foto: Revista Quero)

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações