Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Organize seus estudos usando o método Cornell

por Caroline Sassatelli em 29/01/19 1,3 mil visualizações

Conseguir organizar as anotações de todas as matérias para estudar e tirar uma boa nota pode não ser tão simples quanto parece.

São muitas páginas sobre equações matemáticas, leis de Newton em Física, locuções adverbiais em Português, orgânica em Química e tudo o mais que nos deixa malucos abarrotados. O problema não se resolve no cursinho ou durante a faculdade e as matérias continuam se acumulando nos cadernos. Mas calma, não precisa entrar em pânico!

São muitas matérias para pouco tempo!


Se você ainda não encontrou um método que deixe toda sua matéria organizadinha do jeito perfeito, chegou a hora de conhecer as anotações Cornell. O método foi criado há quase 80 anos, nos anos 1940, por um professor da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. O acadêmico também é responsável pelo livro "Como Estudar na Faculdade" ("How to Study in College", no título original em inglês).

Mas, afinal, esse método faz algum milagre? Bem, milagre provavelmente não, mas ele ajuda (e muito!) a organizar seus estudos e deixar suas anotações mais dinâmicas e visualmente melhores.

O método Cornell sugere que o estudante divida as páginas de seus cadernos em três seções: uma para parafrasear as principais ideias da aula ou do texto (na área central), outra para resumi-las (no canto esquerdo) e a terceira onde pode anotar suas perguntas e um breve resumo sobre o tópico (na parte inferior da folha). Se liga no passo a passo:

Confira dicas de estudos para todas as matérias em nosso Manual do Enem

Primeiro passo

Antes de mais nada, separe os espaços em sua folha de caderno usando duas linhas. O primeiro a se fazer é colocar a data do estudo e o nome do tópico no topo da página. Em seguida, utilize o espaço maior central superior para fazer anotações da forma mais abreviada possível.

Para separar as ideias é bom pular uma linha entre um tópico e outro. Lembre-se que vale abreviar palavras, usar desenhos, símbolos ou qualquer outro elemento que possa ajudar na hora dos estudos. Afinal, todo recurso que deixe a matéria mais clara para você será bom na hora de rever as folhas. 


Segundo passo

É hora de preencher a coluna esquerda da página nessa segunda etapa. O estudante deve anotar os tópicos correspondentes a cada uma das matérias, bem como as informações extras que forem ficando mais claras ao longo dos estudos. É nesse local também que o aluno indicará quais assuntos são mais importantes na hora de estudar.

Terceiro passo

O último passo só será realizado na hora que o estudante estiver relendo suas anotações. A parte inferior da página é destinada às dúvidas que surgirem conforme a leitura for avançando. Também é indicado que nesse local seja feito um resumindo (bem “inho” mesmo) sobre o o assunto principal daquela página.

É sempre bom que o estudante tenha em mente: “como eu explicaria isso para outra pessoa?”.

Aprenda a organizar suas anotações com o método Cornell (Foto: Revista Quero)

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54