4 ferramentas para ler melhor
Confira 4 ferramentas tecnológicas e aplicativos que vão te ajudar a ler melhor e mais rapidamente.
Ler é uma habilidade importantíssima para qualquer pessoa na nossa sociedade. Todos nós nos deparamos constantemente com textos no nosso dia a dia, sejam eles em placas, no WhatsApp ou navegando no Facebook.
Por outro lado, a leitura de textos mais longos não é uma prática tão comum, o que gera certa dificuldade para as pessoas se aprofundarem no conhecimento de forma geral, para passar em um vestibular ou simplesmente para manter esse hábito saudável para nossa mente.
Um dos principais motivos disso é que muitos de nós não temos um processo de leitura muito bem desenvolvido, além de termos aprendido um método muito antigo, que apesar de não ser necessariamente ruim, pode não ser o mais adequado para a maioria das pessoas.
Eu, particularmente, não conseguia encontrar uma posição para ler que não me desse dor no pescoço. A partir do momento que comprei um leitor eletrônico (vulgo kindle), minha capacidade de ler melhorou bastante. Talvez muitas das pessoas que possuem dificuldades para ler não encontraram ainda uma forma interessante que permita que elas curtam o conteúdo de um livro sem nada atrapalhando.
Mas sabemos que a posição de leitura não é o único problema. Além desses dispositivos eletrônicos, temos diversas tecnologias que podem nos ajudar bastante a ler textos que exijam mais dedicação. Selecionamos algumas para você conhecer melhor.
Audiolivros
Não sendo exatamente uma forma de ler, os audiolivros ajudam muitas pessoas que costumam percorrer longos trajetos de carro, ônibus ou a pé. Ouvir um áudio não demanda muito esforço da pessoa e permite que ela adquira muito conhecimento em um momento que seria desperdiçado. Ainda, esse recurso ajuda muitas pessoas com dificuldades visuais, sendo uma importante ferramenta de acessibilidade.
No passado, esses áudios eram gravados por pessoas lendo o texto em voz alta, mas com o avanço da tecnologia, isso já pode ser feito por um computador, em que programas geram automaticamente o áudio, semelhante à moça do Google translator. O site Soar oferece esse serviço por um preço acessível.
RSVP
Se você é daqueles que sempre se perdem na hora de ir para a próxima linha, esse método pode te ajudar. O nome é uma sigla de rapid serial visual representation (representação visual em série rápida). Ele utiliza um programa para mostrar as palavras de um texto em um mesmo local, eliminando a necessidade do seu olho acompanhar as palavras. Isso permite que você se concentre apenas em reconhecer cada palavra, evitando cansaço na vista e confusões que podem ser pequenas, mas podem prejudicar bastante quando estamos falando de um texto muito longo. A empresa Spritz desenvolveu esse método e dá suporte para aplicativos que utilizam sua tecnologia, como o Leitura Dinâmica, para Android.
Guia visual
Conhecido em inglês por meta guiding, este é um método muito utilizado durante os estudos. Ele consiste em utilizar um dedo ou caneta como guia para os olhos. A ideia é que com essa ajuda a pessoa melhore o foco e exija menos esforço visual.
Novamente, a tecnologia nos ajuda aqui com alguns aplicativos que fazem a função do seu dedo ou caneta, destacando as palavras na velocidade que for confortável. Um exemplo é o Outread, para iOS.
Resumos
Se ler muito texto está definitivamente fora de questão, há ainda a possibilidade de você ler menos com resumos. A internet, como sempre, ajuda-nos com empresas como Get Abstract, Cola da Web ou SOS estudante, que nos fornecem livros já resumidos. Com esses sites, você não perde tempo com detalhes que não fazem muita diferença para a mensagem principal e pode estudar com muito mais eficiência.
Além de métodos mais tecnológicos, existem ainda técnicas bem consolidadas para leitura dinâmica, que acabam sendo naturais para uma pessoa que tem costume de ler regularmente. Mas, se ler regularmente não é seu caso, você pode pegar esse atalho e aprender sem precisar ler centenas de livros. Basta ler esta pequena matéria sobre técnicas de leitura dinâmica que temos aqui na Revista Quero. 😉
Se neste momento você já está ansioso para começar a treinar todas essas técnicas e tecnologias, eu sei onde você vai ter oportunidade de sobra para isso: na faculdade.
Se está interessado mas acha que os valores são muito altos, leia nossa matéria sobre oportunidades para quem se matricula antecipadamente e veja que a hora de se matricular é agora.