Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Leitura Dinâmica: 5 técnicas para você estudar muito mais rápido

por Gustavo Stein em 14/04/16 43 mil visualizações

E se eu te dissesse que você pode ler um livro como Harry Potter e a Pedra Filosofal inteiro em 2 horas e meia? Agora imagina como seria mais fácil estudar se você conseguisse ler nessa velocidade. 

A maioria das pessoas consegue ler numa velocidade média de 200 a 400 palavras (mais ou menos 1 página) por minuto. É claro que sempre tem um ou outro que terminam textos enormes em questão de segundos. ( Se você manda bem no inglês, você pode testar a sua velocidade de leitura aqui )    

A Leitura Dinâmica

O que muitos não sabem é que existem formas de treinar o seu cérebro pra conseguir aumentar essa velocidade através de um conjunto de técnicas chamado Leitura Dinâmica. As vantagens de praticar a Leitura Dinâmica são inúmeras, tanto no no aspecto pessoal, quanto no profissional. O problema é que existe uma enorme quantidade de técnicas e teorias sobre o assunto, algumas comprovadas, outras que não passam de mitos. Por isso decidimos te ajudar a escolher o melhor para você. Vamos lá?   

Rápido, mas nem tanto!

Existem métodos bastante agressivos que prometem alcançar a velocidade de até 1500 palavras por minuto. Entretanto, muitos estudos mostram que nesses casos a compreensão do conteúdo lido fica bastante comprometida. Como nosso foco é o estudo, a compreensão do tema é de extrema importância, então vamos buscar uma meta mais humilde: 500 palavras por minuto (o que já está ótimo pra quem não é um robô super-dotado).   

1. Skimming: Correr os olhos pela página antes de ler

Muitos cursos de leitura dinâmica indicam essa passada rápida de olhos pela página como um método por si só. Entretanto, seguindo essa técnica, a compreensão fica muito prejudicada. O que estudos recentes indicam é praticar o Skimming ANTES de ler a página. Ou seja, você dá uma passada de olho rápida pela página e depois inicia a leitura. Dessa forma você identifica palavras-chave e já tem noção do que se trata o texto, deixando muito mais fácil a compreensão na hora da leitura.   

2. Saiba antecipadamente o que pretende tirar do texto

Saber como um artigo ou livro está estruturado vai te permitir focar a atenção no que realmente te interessa. Se você sabe que o último capítulo de um livro, ou a última seção de um artigo, explica detalhadamente o conteúdo que você precisa, você pode manter o foco principal da sua leitura nessa parte do texto. Então já sabe né? Chega de ignorar os sumários e índices. Eles podem te ajudar a economizar um bom tempo.   

3. Pratique a leitura seletiva

Se você colocar em prática as dicas 1 e 2, você já vai ter uma noção antecipada muito boa do que está lendo e, por consequência, vai saber também o que não te interessa. Se você começou a ler uma frase e já percebeu que ela é redundante, ignore-a! Pular frases inteiras pode parecer muito radical, mas te ajuda a focar no que realmente interessa. Você pode ser mais radical ainda e ler somente o primeiro e o último parágrafo de um capítulo. Se não tem nada que te interessa ali, pra que ler tudo?   

4. Ignore palavras pequenas

Essa parece ser uma dica boba, mas quando bem aplicada pode aumentar sua velocidade de leitura em algumas dezenas de palavras. Muitas pessoas já fazem isso instintivamente, mas é uma técnica que pode ser aperfeiçoada através da prática. Pratique ler sem parar o olho em cada palavra. Palavras pequenas serão compreendidas mesmo fora de foco, e podem ser ignoradas sem comprometer o sentido das frases.   

5. Vocabulário é tudo

Leia as frases abaixo mentalmente:

“Em indivíduos com níveis normais de IgG, a meia-vida de gamaglobulina é de 3 semanas em média.”
“Vislumbrou por entre a enxárcia perscrutando a implacável aproximação da noite.”

Percebeu como você demorou mais tempo do que o normal pra ler essas frases? A falta de vocabulário é a maior causa para o atraso na velocidade de leitura. Você demora mais para ler mentalmente palavras que você não conhece ou não sabe o significado. Para melhorar o seu vocabulário não há muito segredo, principalmente no caso de termos técnicos. Quanto mais você estuda um assunto, mais fácil vai ser compreendê-lo. Então, resumidamente, a dica para ler mais rápido é ler mais.  



Pronto! Com essas dicas você já vai ter uma boa base pra começar a praticar.

Sabe aquele amigo que tem opinião pra tudo e posta textão todo dia no Facebook? Entra no perfil dele e vai praticando essas técnicas. Depois de um treino desses, aquele livro de Biologia vai parecer um contos de fadas pra você.


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54