Alimentação antes do Enem
Após meses de preparação, chega o dia do exame e o participante ainda precisa se preocupar com diversas coisas, como o material para levar, meio de transporte, horário para sair de casa. E, no meio dessa confusão, é muito fácil esquecer de um fator fundamental para o seu bom desempenho na prova: a alimentação.
A receita do sucesso antes da prova tem um nome: equilíbrio. Jamais vá para a prova de estômago vazio ou muito cheio. Estes dois extremos podem causar sonolência ou mal-estar, atrapalhando a sua concentração.
Além disso, não comer nada no almoço ou no café da manhã pode gerar problemas como dor de cabeça, tontura e queda de pressão. Já comer muito pode levar à indigestão.
Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre o Enem
+ Matemática no Enem: veja os conteúdos que mais caem e como acertar mais questões
O que levar para a prova?
Durante o Enem, além de água é recomendável apostar em lanches leves e rápidos. Priorize barras de cereal, frutas com casca ou já picadas, sanduíches (dê preferência ao pão integral e a recheios leves), castanhas e nozes.
No caso do chocolate, priorize os mais amargos, com maior quantidade de cacau e menos açúcar que os tradicionais. Refrigerantes e bebidas açucaradas (como sucos ou achocolatados) devem ser evitados, pois estimulam a fome. Bebidas alcoólicas são proibidas.
Veja também: Quais documentos posso levar para fazer o Enem?
+ Pode tomar café antes do Enem?
Dicas importantes sobre alimentação para o Enem
Além dos alimentos que você deve ou não comer no dia da prova, é preciso tomar cuidado com alguns fatores que podem atrapalhar (e muito) o seu desempenho ou o dos outros candidatos:
- É permitido levar potes de comida (com frutas cortadas ou sanduíches, por exemplo), desde que sejam transparentes;
- O mesmo vale para garrafas de água: são permitidas apenas embalagens transparentes;
- O calor pode ser inimigo de muitos alimentos. Evite produtos como iogurtes ou outras bebidas com leite. Cuidado com os chocolates;
- Alimentos como amendoim, salgadinhos, chocolates e frutas podem deixar as mãos sujas ou engorduradas. Cuidado para não sujar a prova toda e não perder muito tempo saindo para lavar as mãos;
- Respeite os colegas que precisam de silêncio para se concentrar. Algumas embalagens fazem muito barulho ao serem abertas. Não é preciso evitar estes produtos, mas tenha cuidado ao abrir e manusear – não fique amassando a garrafa de água ou o pacote de salgadinho, por exemplo;
- Respeito também vale para a questão dos fortes odores. Nada te impede de levar aquele salgadinho com cheiro forte ou um pote de batata com ovo cozido, por exemplo, mas alimentos com odores muito marcantes podem atrapalhar a concentração dos demais candidatos.