– Não deixe de fazer todas as questões fáceis
As questões mais fáceis geram uma pontuação muito boa e, na prova de matemática do Enem, elas são maioria, podendo chegar a 25 questões do total.
Dessa forma, uma boa estratégia para não perder pontos é ler e tentar fazer todas as fáceis e já garantir os pontos. Se você leu a questão e percebeu que está muito difícil, não perca tempo e vá para a próxima questão, assim você conseguirá saber onde estão todas as fáceis.
“Acontece às vezes do aluno chegar nas últimas 5 questões e chutar as 5, e quando ele vai ver, dentre essas, tinham 3 questões fáceis. E aí ele prejudica muito seu resultado. Se você acertar só as questões fáceis, você vai ter um resultado bom, podendo chegar a tirar 700 pontos em matemática. Assim, só depois que você conseguiu fazer todas as fáceis, vá para as médias. Aí, se der tempo, vá para as difíceis”, afirma o professor.
Leia mais: É possível tirar zero na prova do Enem? Entenda!
+ Enem ou vestibular: Qual a melhor opção para entrar na faculdade?
+ 7 questões mais fáceis do primeiro dia do Enem 2023
– Minimize os seus erros
Se você chegar em uma questão que não souber a resposta, mas tiver alguma noção daquele conteúdo, você pode tentar minimizar o seu erro fazendo um “chute consciente”.
Ou seja: analise o enunciado e as perguntas, dependendo do seu conhecimento sobre aquele conteúdo, você consegue perceber que a reposta vai estar entre duas ou três respostas das cinco opções de alternativas.
“Se você aumentar a sua probabilidade de acerto, você pode ter um resultado melhor mesmo não sabendo resolver aquela questão. Então, às vezes, é possível tentar aproximar da resposta, ou usar, como último recurso, as próprias opções de resposta para construir de forma reversa o seu raciocínio. Assim, a gente consegue já eliminar alternativas que estão muito fora do padrão”, explica.
Confira: Tema Redação Enem 2023: Confira!
+ Quando sai o gabarito oficial do Enem 2023?
– Leia o enunciado antes de marcar a resposta
Lembre que toda a prova do Enem apresenta os famosos distratores, por isso a leitura da pergunta é essencial. Toda vez que você for marcar a sua resposta, leia de novo a pergunta para ter certeza que a sua resposta está relacionada ao que foi questionado.
“As vezes o texto é muito longo e você precisa retirar as informações do texto, então se você souber qual é a pergunta primeiro, antes de ler o texto, você vai focar em pontos mais importantes dessa leitura. Então as vezes a gente pode começar da pergunta, pra depois ler o texto da questão”, ressalta o professor.
Estude de graça para o Enem
– Muita atenção na hora de passar as respostas pro gabarito
Ter atenção quando for preencher o gabarito é essencial, porque às vezes você acertou a questão e na hora de passar a limpo, erra sem querer, o que retira pontos “a toa”.
“Se você erra uma questão fácil na hora de marcar o gabarito, as vezes você perde uma questão que iria aumentar 40, 50 pontos na prova de matemática, e aí a sua média pode cair cerca 10 pontos, e aquele curso que estava próximo de conseguir, por 10 pontos não consegue”, explica o professor.
Saiba também: Qual caneta usar no Enem? Pode caneta azul? Veja!
+ Professor Jubilut ensina estratégias para 1º e 2º dia de prova do Enem
Dica extra: se possível, anote as fórmulas no caderno de questões
Uma estratégia usada por algumas pessoas é escrever as principais fórmulas de conteúdos que mais caem no caderno de prova assim que o exame começar. Isso pode ajudar bastante a resolver uma questão em que o conteúdo for exigido, até mesmo para evitar possíveis “brancos”:
“Já escrever logo no inicio eu acho que é uma boa opção sim, porque você está com a mente mais leve no início, a medida que a prova vai acontecendo, a gente vai se desgastando mentalmente e a prova é muito cansativa, então fica mais difícil de lembrar”, orienta Antonine.
Veja mais: Folga no dia do Enem: saiba como justificar falta no trabalho
+ Cursos com as maiores notas do Enem; veja a lista
O que mais cai no Enem em Matemática?
De acordo com os professores do Elite Rede de Ensino, a prova de matemática do Enem apresenta alguns conteúdos recorrentes, que quase sempre caem e têm grande chance de serem abordados de novo na prova do Enem 2023, veja quais são:
- Matemática Básica: problemas que envolvam as 4 operações, além das operações com mercadoria e finanças; a famosa regra de três, razão, proporção e medidas; e o básico de geometria, como por exemplo conversão de unidades de comprimento, volume, tempo e massa;
- Estatística: medidas de tendências centrais, medidas de dispersão e porcentagem;
- Geometria plana e espacial: teorema de Pitágoras, semelhança e congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, circunferências e polígonos; Geometria espacial: saber os volumes e áreas de todos os sólidos geométricos, tendo uma noção de inscrição, circunscrição e de sólidos de revolução;
- Análise combinatória e probabilidade: permutação, arranjo, combinação, lemas de kaplansky, probabilidade de eventos equiprováveis, objetos viciados e probabilidade envolvendo áreas;
- Exponencial e logaritmo: equações exponenciais e logarítmicas, bem como suas funções.