logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

É possível tirar zero na prova do Enem? Entenda!

por Isabella Baliana em 07/11/23

Depois que passa o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é comum que muitos estudantes confiram os gabaritos extraoficiais para ver quantas questões acertaram e terem uma noção se foram bem ou não no 1º dia do exame.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Quando isso acontece, alguns candidatos percebem que não acertaram tantas questões como gostariam e bate a dúvida: qual a chance de tirar 0 no Enem? É possível zerar a prova? Caso essa seja a sua situação, entenda melhor a seguir!

Veja: O que é tangenciar o tema da redação do Enem?
Veja as 7 questões mais fáceis do primeiro dia do Enem 2023


Confira: Quando sai o gabarito oficial do Enem 2023?
Gabarito Enem 2023: acesse o gabarito extraoficial feito pelo Curso Anglo
Memes Enem 2023: confira os mais engraçados do primeiro dia de prova

É possível tirar zero na prova do Enem?

Antes de mais nada, é bom já dizer que não, não é possível zerar na prova do Enem, apenas na redação. Mesmo que o candidato vá muito mal e mesmo que erre todas as questões, tirar zero não vai ser possível por causa da forma que a nota da prova é calculada.

Isso acontece porque, no TRI (Teoria de Reposta ao Item), forma pela qual o Enem é corrigido, as questões do exame possuem valores diferentes. Dessa forma, existem notas mínimas – que nunca partem do zero – e máximas para cada área do conhecimento. E assim a nota vai depender do grau de dificuldade da questão.

Ao final das provas, o Inep, órgão responsável pelo exame, desenvolve uma escala “de conhecimento” a partir das respostas obtidas. Com isso, ele calcula as notas mínimas e máximas de cada área da prova. Por exemplo, a nota mínima em alguma área do conhecimento pode ser 200 pontos, então, mesmo não acertando nenhuma questão, não será possível zerar totalmente a nota.

Qual a menor nota do Enem?

Como a pontuação do Enem é formulada pelo TRI e as pontuações de cada questão não são as mesmas, a menor nota que é possível tirar no Enem pode variar muito. No entanto, um candidato que tira em torno de 300 e 350 pontos, tem uma nota considerada bem baixa. 

Por exemplo, para participar de programas do governo como Prouni e Fies, um dos critérios é ter tirado de 450 para cima nas provas. Além disso, algumas faculdades privadas também colocam como critério de seleção uma nota mínima no Enem, que pode variar bastante dependendo de cada instituição. 

Na faculdade Pitágoras, por exemplo, um dos critérios para conquistar uma bolsa é ter tirado acima de 0 na redação e no mínimo 200 pontos na média das provas objetivas. Já na Anhembi Morumbi, não existe valor mínimo, mas, quanto maior a sua nota, maior a porcentagem de desconto na mensalidade.

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Leia também: Tema Redação Enem 2023: Confira!
Folga no dia do Enem: saiba como justificar falta no trabalho

É possível zerar a redação do Enem?

Sim, a redação é a única área da prova do Enem em que o candidato pode tirar zero. Segundo a Cartilha da Redação, o participante pode ter a redação zerada quando ocorrer alguma das situações abaixo:

  • fuga total ao tema;
  • não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;
  • extensão de até 7 (sete) linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até 10 (dez) linhas escritas no sistema braille;
  • cópia de texto(s) da Prova de Redação e/ou do Caderno de Questões sem que haja pelo menos 8 linhas de produção própria do participante;
  • desenhos e outras formas propositais de anulação em qualquer parte da Folha de Redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);
  • números ou sinais gráficos sem função evidente em qualquer parte do texto ou da Folha de Redação (incluindo os números das linhas na margem esquerda);
  • parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
  • impropérios e outros termos ofensivos, ainda que façam parte do projeto de texto;
  • assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
  • texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;
  • Folha de Redação em branco, mesmo que haja texto escrito nas Folhas de Rascunho;
  • texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Além disso, a redação possui um método de correção diferente das questões da prova em si. Segundo a Cartilha do Participante, para calcular a nota que o candidato tirou na redação, cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências.

A soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. Dessa forma, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Confira mais: Cursos com as maiores notas do Enem; veja a lista
Olimpíadas, comunidade LGBT e Palestina caem no Enem; veja outros temas abordados

Participe do Esquenta Enem 2023!

Para ajudar todos os candidatos que irão fazer a prova, a Quero Bolsa, em parceria com o Sistema pH, preparou o Esquenta Enem 2023, uma série de lives com os melhores professores trazendo dicas para a prova e redação. 

Além disso, logo após o fim da prova, os estudantes terão acesso a uma correção comentada do gabarito do Enem ao vivo, em parceria com o Curso Anglo. Para participar e receber todas as dicas, é só se inscrever! É 100% gratuito!

Inscrição Esquenta Enem

Fui mal no Enem, e agora?

Caso você não tenha ido tão bem quanto esperava no Enem, saiba que na Quero Bolsa você consegue bolsas de estudo de até 80% sem ter feito a prova e sem comprovar renda. Confira:

Encontre bolsas de estudo

São mais de 1.000 faculdades parceiras, incluindo:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54