A Revista Quero conversou com o autor de Língua Portuguesa do Sistema de Ensino pH, Thiago Braga, e trouxe alguns insights interessantes sobre esse tema.
Pronto para conferir?
Fonte: Instagram/Lady Gaga
Afinal, é possível usar trechos de músicas da Lady Gaga e se dar bem na redação do Enem?
Com todo o burburinho sobre o show da rainha pop no Brasil, muita gente por aí deve estar se perguntando: afinal, dá para usar os trechos das músicas dela na redação do Enem e conseguir uma boa nota?
Segundo os especialistas no assunto, sim, isso é possível. “Na realidade, qualquer repertório pode ser utilizado, se for bem apresentado e se tiver uma relação orgânica com a construção argumentativa do texto”, explica Thiago.
O que é importante ficar de olho é que algumas referências acabam sendo melhores do que outras. “Obviamente, há repertórios que chamam mais atenção e que são mais robustos do que outros. No entanto, a banca já mostrou que é possível, sim, alcançar nota máxima com repertórios bem populares ou do mundo pop“, lembra o especialista.
Qual tipo de abordagem poderia ser feita para conseguir uma boa pontuação usando a nova rainha do pop?
De acordo com a recomendação do Thiago, a abordagem deve seguir as orientações das diretrizes de como deve ser a redação do Enem (clique aqui e confira a Cartilha do Participante 2024 do Enem).
“Basta que se siga o que pede no manual do candidato: o uso do repertório deve ser produtivo, ou seja, deve ter relação orgânica com o parágrafo e com o texto no qual ele está inserido“, destaca.
Em outras palavras, “precisa fazer sentido e corroborar/ilustrar/complementar aquilo que está sendo apresentado pelo candidato. Não vale inserir um trecho de música da Lady Gaga “forçando uma barra” para ele caber na produção textual. É necessário e obrigatório que haja coerência com o tema e com a abordagem desse candidato“, reforça Thiago.
Fonte: cartilha de redação do Enem 2024, com citações da série de TV Grey’s Anatomy
Músicas da Lady Gaga que podem ser usadas na redação do Enem
Bom, depois dessas explicações, fica também a pergunta: tem alguma música da cantora norte-americana que pode ser usada no Enem?
A resposta para essa pergunta também é sim! Veja algumas possibilidades abaixo:
Temas sobre identidade, diversidade e inclusão
Segundo Thiago, a letra de “Born this way” poderia ser utilizada para trabalhar temáticas relacionadas ao universo LGBTQIA+, por exemplo.
Na música em questão, a artista reforça a necessidade de aceitação das identidades individuais como forma de combater a marginalização de grupos sociais.
Temas sobre cultura de massa, influência midiática e padrões sociais
A música “Paparazzi” também é outro exemplo que discute a busca por visibilidade nas redes sociais, a cultura da celebridade e o narcisismo digital.
A cantora Lady Gaga vai se apresentar no Brasil, no dia 3 de maiode 2025, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O show é gratuito e aberto ao público.