logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Tema Redação Enem 2023: Confira!

por Juliana Gottardi em 05/11/23

Neste domingo (5) começou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. No primeiro dia de prova, os candidatos enfrentam as questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

    O tema é proposto no dia do exame e os candidatos precisam argumentar, apresentar soluções para o problema proposto e respeitar os direitos humanos em sua abordagem. 

      Na edição do Enem 2023, o tema de redação foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

      Enem 2023 Tema Redação

        Gabarito Enem 2023

        Na redação do Enem, os estudantes precisam produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. 

        Para a temática proposta, a coordenadora de redação do Fibonacci Sistema de Ensino, Denise Leal, explica que os estudantes deviam se atentar a três palavras: desafios, enfrentamento e visibilidade.

          A profissional ainda alerta sobre a importância dos textos motivadores, uma vez que o termo "trabalho de cuidado realizado pela mulher" é bem amplo e pode ter dupla interpretação: a mulher como cuidadora e a mulher como responsável pela casa e tarefas domésticas. Assim, os textos motivadores ajudam os estudantes a interpretarem o assunto de forma adequada e a não tangenciarem o tema.

          "Nesse quesito, é bom relembrar como a nossa cultura, nossa história, sempre colocou a mulher nesse lugar, no lugar da dona de casa, esse comportamento social de não valorizar o que ela realiza também é histórico", explica.

          Página do caderno de questões do Enem 2023 com textos motivadores; confira qual foi o tema de redação do Enem 2023
          Textos motivadores da redação do Enem 2023

            Já a professora de Língua Portuguesa e Assessora Pedagógica da Plataforma Amplia, Nicole Stallivieri, indica alguns argumentos possíveis: desvalorização do trabalho de cuidado; impacto na participação da mulher no mercado; a dupla jornada da mulher; e a inequidade de gênero.

            "Como o tema pede os desafios, é importante apontar causas e consequências dessa problemática pensando no materialismo histórico da imagem da mulher dentro da sociedade e aí estruturar bem esses argumentos para interpretar, relacionar e organizar as opiniões em defesa dessa tese", afirma Nicole.

            Por fim, para pensar na estrutura do texto, o analista de monitoramento e treinamento de corretores de redação da Redação Nota 1000, Leonardo Baroni, traz uma sugestão. Na introdução, inserir repertório histórico. 

            No desenvolvimento, focar em informações recentes sobre a situação do trabalho de cuidado no Brasil. E, na proposta de intervenção, Baroni indica investir na "valorização do trabalho de cuidado realizado pela mulher no país".

            Já a professora de Redação do Curso e Colégio Oficina do Estudante, Danieli Ferreira, comenta que o tema é extremamente interessante e pertinente, dado que a mulher enfrenta no Brasil, às vezes, uma dupla ou tripla jornada de trabalho - o trabalho fora e o de casa, para poder dar o sustento para a família.

            "Muito interessante esse tema escolhido pelo Inep e é um tema que não é difícil para o aluno desenvolver. A articulação e a problemática dele, acredito, estão muito atreladas a essa questão, ao não reconhecimento e ainda sofrendo muito com a propagação e enaltecimento dessa posição da mulher hoje no mercado de trabalho", finaliza.
            Leia mais: Cursos com as maiores notas do Enem; veja a lista
            Folga no dia do Enem: saiba como justificar falta no trabalho

            Vale lembrar os temas de redação do Enem dos últimos cinco anos:

            • 2018 - Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet.
            • 2019 - Democratização do acesso ao cinema no Brasil. 
            • 2020 - O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. 
            • 2021 - Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. 
            • 2022 - Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.

            Para realizar a prova do primeiro dia, o tempo total é de 5 horas e 30 minutos, considerando também o tempo para a realização da redação.

            O exame continua no próximo domingo, dia 12 de novembro. Dessa vez, as perguntas serão sobre Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No total, serão 5 horas de prova.


            Fui mal no Enem, e agora?

            Se você não foi bem no Enem, não desanima. É possível entrar na faculdade de muitas formas, sendo uma delas a Quero Bolsa. Na plataforma existem bolsas de estudo de até 80% para graduação. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda.

            Encontre bolsas de estudo

            São mais 1.000 de faculdades parceiras, incluindo:

            banner image banner image

            Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

            Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

            Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

            O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

            O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

            Feito com pela Quero Educação

            Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54