O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova decisiva para muitos estudantes. Ela permite a entrada em faculdades públicas e privadas de todo o Brasil.
Em 2023, o exame foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, sendo que no primeiro dia os candidatos responderam às questões de linguagens e ciências humanas, além de fazer uma redação. Já o segundo dia foi composto por questões de matemática e ciências da natureza.
Depois de fazer a prova, os estudantes já ficam ansiosos para corrigir a prova e ver o resultado final. Mas vale ressaltar que as notas oficiais serão divulgadas em 16 de janeiro de 2024.Saiba quando vai sair o gabarito oficial do Enem abaixo!
O Inep antecipou a divulgação do gabarito oficial do Enem 2023 em anúncio realizado na coletiva de imprensa após a aplicação do segundo dia do exame. Dessa forma, agora, o gabarito oficial do Enem 2023 será liberado na terça-feira, dia 14 de novembro, e não mais no dia 24 de novembro, como estava previsto.
Mas, se você não aguentar esperar até a data de divulgação do gabarito oficial, é possível corrigir sua prova utilizando osgabaritos extraoficiais! Acesse:
Por serem feito por professores, eles são bastante confiáveis e costumam ser equivalentes ao oficial. Normalmente, eles são disponibilizados ainda no dia da prova.
Por fim, é importante destacar que, mesmo sabendo exatamente quantas questões você acertou no Enem, não é possível saber sua nota final. Isso porque o exame utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera não apenas o número de respostas corretas, mas também a dificuldade dos itens e a habilidade dos participantes.
Para ter ideia das suas chances de conseguir uma vaga na faculdade dos seus sonhos, vale a pena utilizar um simulador de notas de corte gratuito. Confira:
Se sua nota do Enem não foi o que você esperava, não precisa se desesperar. Isso porque existem outros meios de ingressar no Ensino superior e a Quero Bolsa é um exemplo disso. A plataforma oferece bolsas de estudo de até 80% para cursos de graduação. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda. Confira: