O Princípio Fundamental da Contagem, ou princípio multiplicativo, diz que quando um evento é composto por n etapas sucessivas e independentes, a contagem final do evento é dada pelo produto da contagem das etapas.
Exemplo 1
Em uma festa, dois grupos de amigos se encontram. O primeiro grupo de amigos é composto por 7 pessoas, e o segundo, por 9. Quando os grupos se avistaram, cada integrante do primeiro grupo cumprimentou cada integrante do segundo exatamente uma vez. Quantos cumprimentos ocorreram?
Solução
Para iniciar, chamemos os grupos de A e B.
- Grupo A: 7 pessoas
- Grupo B: 9 pessoas
Como cada um dos integrantes do grupo A deve cumprimentar uma única vez cada integrante do Grupo B, a situação que poderia ser descrita é: uma pessoa sai do Grupo A em direção ao B e cumprimenta 9 pessoas, retorna ao grupo, outra pessoa sai do grupo e repete o processo, e assim sucessivamente até que todos os integrantes do grupo A tenham feito isso.
Ou seja, o número de cumprimentos que acontecerá será a multiplicação do número de integrantes de A pelo número de integrantes de B, bem como enuncia o Princípio Multiplicativo. Dessa forma, são 63 cumprimentos que acontecem.
Exemplo 2
Quantos são os números naturais de 3 algarismos?
Solução
Suponha o número natural abc, em que a, b e c representam, respectivamente, centenas, dezenas e unidades.
Para que esse número tenha realmente três algarismos, é necessário que “a” seja diferente de zero. Para as outras casas, não há nenhuma restrição, portanto, podem variar de 0 a 9. Então, para “a” existem 9 possibilidades, para “b” e “c” existem 10 possibilidades.
Pelo princípio multiplicativo, o número de casos para um número de três algarismos é 900, o produto dos valores encontrados acima.