Faltei no primeiro dia do Enem, posso ir no segundo?
Entenda se quem faltou no primeiro dia de prova do Enem pode ir no segundo dia para fazer o exame e veja todas as datas da prova do Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conhecido por ser o principal vestibular do país, acontece em dois domingos seguidos. Em 2023, por exemplo, o exame foi aplicado no dia 5 de novembro e também será aplicado no dia 12 de novembro.
Encontre bolsas de estudo de até 80%
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no primeiro domingo de exame (5), 28,1% dos inscritos não compareceram. Assim, fica a dúvida: se eu faltei no primeiro dia, posso ir no segundo? Entenda abaixo!
Veja: É possível tirar zero na prova do Enem? Entenda!
+ Pegadinhas comuns na 2ª fase do Enem: saiba como não cair
Leia mais: 7 questões mais fáceis do primeiro dia do Enem 2023
+ Olimpíadas, comunidade LGBT e Palestina caem no Enem; veja outros temas abordados
Faltei no primeiro dia do Enem, posso ir no segundo?
Segundo o próprio Inep, sim, quem não foi ao primeiro dia do exame pode ir ao segundo dia, que em 2023 acontece no domingo, 12 de novembro.
As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, conforme prevê o edital, podem pedir para refazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro.
Segundo o edital do Enem, são considerados problemas logísticos “para fins de reaplicação, fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, como:
- desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local);
- falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural);
- falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou
- erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Já no caso das doenças infectocontagiosas, são válidas todas estas que constam no edital: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.
A mesma medida de reaplicação vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova muito longes, com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.
As solicitações de reaplicação, de quem faltou por problemas previstos, doenças infectocontagiosas ou distância do local de prova, devem ser feitas na Página no Participante. O prazo para solicitar a reaplicação do Enem 2023 será de 13 a 17 de novembro.
Confira: Quando sai o gabarito oficial do Enem 2023?
+ Gabarito Enem 2023: acesse o gabarito extraoficial feito pelo Curso Anglo
+ Tema Redação Enem 2023: Confira!
E se eu faltei no Enem por um motivo não previsto no edital?
O Inep informa que aqueles participantes que faltaram à prova em qualquer um dos domingos por motivos que não se enquadram no edital, não têm direito à reaplicação.
No entanto, mesmo assim, quem faltou no primeiro dia, pode ainda comparecer no segundo dia de prova e fazer o exame normalmente.
A diferença é que o participante será considerado ausente no primeiro dia e terá apenas as notas do segundo divulgadas no boletim de desempenho individual. Dessa forma, as pontuações servirão apenas para autoavaliação de conhecimento, e não poderão ser usadas em processos seletivos do governo, como Sisu, Prouni e Fies.
Participe do Esquenta Enem 2023!
Para ajudar todos os candidatos que irão fazer a prova, a Quero Bolsa, em parceria com o Sistema pH, preparou o Esquenta Enem 2023, uma série de lives com os melhores professores trazendo dicas para a prova e redação.
Além disso, logo após o fim da prova, os estudantes terão acesso a uma correção comentada do gabarito do Enem ao vivo, em parceria com o Curso Anglo. Para participar e receber todas as dicas, é só se inscrever! É 100% gratuito!
Saiba também: Qual caneta usar no Enem? Pode caneta azul? Veja!
+ O que mais cai na prova de Ciências da Natureza
+ 7 estratégias para as provas de Matemática e Ciências da Natureza
Não fui bem ou não fiz o Enem. E agora?
Perdeu a prova do Enem ou não vai fazer o exame? Fique tranquilo, pois existem várias outras formas de entrar no curso e na faculdade que você sempre quis sem a nota do Enem.
No site da Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% de desconto em inúmeros cursos, em milhares de faculdades espalhadas por todo o país. Para ver as ofertas, basta acessar o botão abaixo e procurar pelo curso de seu interesse:
Veja algumas das faculdades que estão presentes no site e oferecem descontos especiais nas suas mensalidades:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.