
Vestibular Unesp Meio de Ano 2025: inscrições estão abertas
Juliana Gottardi | 15/04/25Provas acontecem em maio e junho e vagas são para Ilha Solteira; saiba como se inscrever
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começou neste domingo (5) com a prova de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Segundo o professor e autor do Colégio e Sistema pH, Diogo D’Ippolito, a prova estava de nível “médio para fácil”.
Segundo o especialista, as perguntas tratavam de temáticas socialmente importantes, como racismo, gênero, identidade cultural, variação linguística e atualidades. Ainda para D’Ippolito, a prova estava bem trabalhada, mesmo que ela não tenha abordado todos os assuntos vistos ao longo do ensino médio.
“A prova desafia estudantes a associarem conteúdo com a vida real e a pensarem tudo isso de forma crítica”, resume Diogo D’Ippolito.
Veja: Teste vocacional grátis
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Leia mais: Olimpíadas, comunidade LGBT e Palestina caem no Enem; veja outros temas abordados
+ O que é tangenciar o tema da redação do Enem?
Em geografia, Sérgio Paganim indicou a questão 74 (caderno branco) como a mais difícil. A pergunta exigia que o candidato soubesse o conceito de “exploração predatória“.
Resolução do Anglo: De acordo com o discurso da líder indígena na COP-26, fica evidente sua preocupação quanto à exploração predatória do meio ambiente, destacando suas preocupações quanto às alterações climáticas, à poluição dos rios e à morte dos animais. ALTERNATIVA D.
Saiba mais: Cursos com as maiores notas do Enem; veja a lista
+ Folga no dia do Enem: saiba como justificar falta no trabalho
Caso seu desempenho no Enem não tenha sido como esperado, não adie seu sonho de ingressar no ensino superior. Na Quero Bolsa existem bolsas de estudo de até 80% para graduação.
São mais de 1.000 faculdades parceiras, incluindo: