O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começou neste domingo (5) com a prova de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Segundo o professor e autor do Colégio e Sistema pH, Diogo D’Ippolito, a prova estava de nível “médio para fácil”.
Segundo o especialista, as perguntas tratavam de temáticas socialmente importantes, como racismo, gênero, identidade cultural, variação linguística e atualidades. Ainda para D’Ippolito, a prova estava bem trabalhada, mesmo que ela não tenha abordado todos os assuntos vistos ao longo do ensino médio.
“A prova desafia estudantes a associarem conteúdo com a vida real e a pensarem tudo isso de forma crítica”, resume Diogo D’Ippolito.
Veja: Teste vocacional grátis
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Leia mais: Olimpíadas, comunidade LGBT e Palestina caem no Enem; veja outros temas abordados
+ O que é tangenciar o tema da redação do Enem?
Confira as questões mais fáceis do primeiro dia do Enem 2023
A prova do Enem é uma das mais aguardadas do ano. O exame utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que leva em consideração a dificuldade de cada pergunta e a habilidade do indivíduo que está fazendo o teste. Isso significa que a prova é dividida entre questões de nível fácil, médio e difícil.
Vale destacar que, no Enem, é muito importante que o candidato acerte as questões de menor complexidade, pois é isso que vai fazer a TRI atuar em favor da sua nota. Pensando nisso, a Revista Quero listou a questão mais fácil de cada área do primeiro dia do Enem 2023, de acordo com o diretor do Curso Anglo, Sérgio Paganim.
Inglês
A prova de inglês é composta por apenas cinco questões. Para Sérgio Paganim, a de número 4 (caderno branco) foi a mais simples quando se fala em nível de dificuldade.
Resolução do Anglo: A imagem mostra um lixão (landfill), trata-se de uma campanha contra o desperdício de alimentos, que acabam nos lixões, degradando o ambiente. Lê-se em: “...making food the number one contributor to America’s landfills…” ALTERNATIVA B.
Linguagens
A questão mais fácil de linguagens para o professor Sérgio Paganim foi a de número 9 (caderno branco), que exigia interpretação de texto do candidato.
Resolução do Anglo: A inclusão da palavra “juntos” ao lema olímpico associa os jogos às ideias de solidariedade, união, cooperação. ALTERNATIVA D.
Literatura
Já em literatura, a questão vista como mais simples pelo Paganim foi a de número 23 (caderno branco). A pergunta trazia duas canções do Caetano Veloso.
Resolução do Anglo: Nas duas letras de canção, Caetano Veloso se refere a uma mesma circunstância da vida moderna: a proliferação de notícias que atinge o enunciador exposto aos efeitos dos meios de comunicação de massa. Em um primeiro momento (Texto I), o autor se refere aos jornais que compõem o cenário das “bancas de revista”, repletos de “fotos e nomes”, promovendo uma experiência visual variada (“os olhos cheios de cores”). Em um segundo momento, o desenvolvimento tecnológico traz novas marcas a essa comunicação, feita agora por intermédio de “telas dos azuis mais do que azuis”, que escondem “um denso algoritmo” e submetem o enunciador a uma nova experiência sensorial, que atinge “neurônios” que “ganharam outro ritmo”. ALTERNATIVA B.
Filosofia
A questão 46 (caderno branco) foi a de menor dificuldade da parte de filosofia, conforme professor Paganim. O tema da pergunta era a indústria cultural.
Resolução do Anglo: O excerto abordado na questão apresenta uma crítica à Indústria cultural, de modo que os pensadores da Escola de Frankfurt identificam que o tempo livre e os artigos de lazer e entretenimento no capitalismo industrial seguem a mesma lógica e reprodução do processo de trabalho fabril. ALTERNATIVA A.
Veja também: Pode levar lanche no Enem? Veja o que levar no dia da prova
+ Memes Enem 2023: confira os mais engraçados do primeiro dia de prova
História
Para Paganim, a questão 54 (caderno branco) foi a de menos nível de complexidade na parte de história do Enem 2023. A pergunta envolvia a história dos Incas, civilização que habitou a América do Sul no período pré-colombiano.
Resolução do Anglo: A leitura do texto indica que, apesar de impor a adoração do Sapa Inca e do Sol aos povos que faziam parte do Império, os Incas não proibiam a continuidade da adoração dos deuses locais. Dessa forma, no que diz respeito aos aspectos culturais e religiosos, eram flexíveis. ALTERNATIVA D.
Sociologia
Entre as questões de sociologia, Paganim destaca a 55 (caderno branco) como a mais simples. Ela utilizava o contexto do futebol para tratar de terminologias preconceituosas.
Resolução do Anglo: A mudança proposta na letra musical faz parte de um processo mais amplo de conscientização da sociedade sobre as discriminações e preconceitos arraigados na vida cotidiana. Dentre tantas outras, agressão racista se constitui hoje, no Brasil e no mundo, um dos alvos mais importantes do movimento em curso. Alternativa C.
Geografia
Em geografia, Sérgio Paganim indicou a questão 74 (caderno branco) como a mais difícil. A pergunta exigia que o candidato soubesse o conceito de "exploração predatória".
Resolução do Anglo: De acordo com o discurso da líder indígena na COP-26, fica evidente sua preocupação quanto à exploração predatória do meio ambiente, destacando suas preocupações quanto às alterações climáticas, à poluição dos rios e à morte dos animais. ALTERNATIVA D.
Saiba mais: Cursos com as maiores notas do Enem; veja a lista
+ Folga no dia do Enem: saiba como justificar falta no trabalho
Fui mal no Enem, e agora?
Caso seu desempenho no Enem não tenha sido como esperado, não adie seu sonho de ingressar no ensino superior. Na Quero Bolsa existem bolsas de estudo de até 80% para graduação.
São mais de 1.000 faculdades parceiras, incluindo: