Veja as 7 questões mais fáceis do primeiro dia do Enem 2023
O Enem possui questões fáceis, médias e difíceis e, por conta da TRI é indispensável acertar as perguntas mais simples.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começou neste domingo (5) com a prova de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Segundo o professor e autor do Colégio e Sistema pH, Diogo D’Ippolito, a prova estava de nível “médio para fácil”.
Segundo o especialista, as perguntas tratavam de temáticas socialmente importantes, como racismo, gênero, identidade cultural, variação linguística e atualidades. Ainda para D’Ippolito, a prova estava bem trabalhada, mesmo que ela não tenha abordado todos os assuntos vistos ao longo do ensino médio.
“A prova desafia estudantes a associarem conteúdo com a vida real e a pensarem tudo isso de forma crítica”, resume Diogo D’Ippolito.
Veja: Teste vocacional grátis
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%
Leia mais: Olimpíadas, comunidade LGBT e Palestina caem no Enem; veja outros temas abordados
+ O que é tangenciar o tema da redação do Enem?
Geografia
Em geografia, Sérgio Paganim indicou a questão 74 (caderno branco) como a mais difícil. A pergunta exigia que o candidato soubesse o conceito de “exploração predatória“.
Resolução do Anglo: De acordo com o discurso da líder indígena na COP-26, fica evidente sua preocupação quanto à exploração predatória do meio ambiente, destacando suas preocupações quanto às alterações climáticas, à poluição dos rios e à morte dos animais. ALTERNATIVA D.
Saiba mais: Cursos com as maiores notas do Enem; veja a lista
+ Folga no dia do Enem: saiba como justificar falta no trabalho
Fui mal no Enem, e agora?
Caso seu desempenho no Enem não tenha sido como esperado, não adie seu sonho de ingressar no ensino superior. Na Quero Bolsa existem bolsas de estudo de até 80% para graduação.
São mais de 1.000 faculdades parceiras, incluindo:
- Universidade Anhembi Morumbi
- Estácio – Universidade Estácio de Sá
- USJT – Universidade São Judas Tadeu
- FMU – Centro Universitário
- Unicsul – Cruzeiro do Sul
- Belas Artes
- UNISA
- UNIP
- UFBRA