O exame oferece ainda a possibilidade de bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições de ensino superior privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e em cursos técnicos pelo Sisutec, substituindo o vestibular tradicional.
Além disso, o candidato pode utilizar a nota para o processo de aquisição do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES)
“Para muitas pessoas, o Enem é mais do que uma prova: é um passo necessário para dar início a uma graduação, principalmente por sua característica bastante tangente a programas sociais”, pontua Alexey.
Outra forma de entrar na faculdade é através de bolsas com universidades parceiras da Quero Bolsa, com descontos de até 80%, sem provas ou comprovação de renda:
Qual é mais difícil: Vestibular ou Enem?
É complicado dizer qual é o mais difícil entre Enem e vestibular comum, já que ambos são meios de ingresso no ensino superior, mas possuem características distintas que tornam a análise da dificuldade uma tarefa complexa.
Para você entender qual é o mais difícil, separamos as vantagens de cada um:
Vestibular
-
Conteúdo específico: Os vestibulares costumam ser mais focados em conteúdos específicos de cada universidade ou curso, o que pode ser vantajoso para os candidatos que tiveram uma formação mais direcionada. Isso significa que os candidatos podem se preparar com mais precisão, abordando apenas o que é exigido pela instituição.
+ É possível tirar zero na prova do Enem? Entenda!
Pode levar lanche no Enem? Veja o que levar no dia da prova
5 erros que todo vestibulando comete (mas você não vai)
Enem
-
Ampla avaliação: O Enem avalia uma gama mais ampla de conhecimentos, abrangendo áreas como Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens, Matemática e Redação. Isso exige dos candidatos uma preparação mais abrangente e versátil.
-
Maior número de vagas: Muitas instituições públicas adotam o Enem como critério de seleção, o que significa que há um maior número de vagas disponíveis por meio dessa modalidade. No entanto, a alta concorrência pode compensar essa vantagem.
+ Prova objetiva X dissertativa: como estudar para cada vestibular?
Confira 5 dicas de como estudar livros obrigatórios para o vestibular
5 tipos de redação que podem ser cobradas no vestibular
Quem faz o Enem não precisa fazer vestibular?
Também depende. No geral as faculdades privadas ainda exigem seus próprios vestibulares ou processos seletivos específicos, mesmo para candidatos que tenham feito o Enem.
Além disso, algumas instituições podem usar a nota do ENEM como parte do processo seletivo, mas também levar em consideração outros critérios, como entrevistas, análise do histórico escolar e provas específicas.
É importante que os candidatos verifiquem os requisitos de admissão de cada instituição e acompanhem os editais de seleção para entender o processo seletivo específico de cada uma.
Preparadão Enem
O Preparadão Enem chegou para ajudar quem está estudando para o Enem e busca uma preparação intensiva e focada para a prova.
Se você quiser tudo isso, basta entrar para a comunidade clicando no botão abaixo!