2 – Carta
Apesar de ser um pouco menos comum, a carta também é um gênero textual cobrado em alguns vestibulares. Em 2015, por exemplo, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pediu que os vestibulandos produzissem uma carta-convite endereçada à comunidade escolar para uma reunião que busca discutir soluções para resolver conflitos violentos na escola.
De acordo com o Manual do Enem, existem alguns tipos de carta, são elas: carta de leitor, carta aberta, carta argumentativa e carta-convite. Além disso, algumas das características desse tipo são:
- Texto escrito na 1ª pessoa do singular;
- Cabeçalho;
- Saudação inicial e vocativo;
- Corpo da carta ;
- Despedida;
- Assinatura.
Guia de redação gratuito
3 – Resenha
Quantas vezes você leu a resenha de um livro, filme ou algum produto antes de investir o seu tempo (e dinheiro) nele? Em 2013, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pediu uma resenha de um livro como redação. Naquele caso, a prova solicitava que o vestibulando produzisse uma resenha de um dos livros de leitura obrigatória do processo seletivo.
Assim como outros tipos de redação, a resenha é dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Para que ela seja completa, é preciso responder algumas questões para o leitor como, por exemplo:
- A leitura é agradável?
- Quem é o autor/responsável pela obra?
- Quem é o público da obra?
- Por que a obra é útil?
- O que faltou para que a obra fosse melhor desenvolvida?
Atente-se também ao tipo de resenha exigido no vestibular. Na descritiva, o estudante apenas aponta informações sobre a obra, evitando opiniões pessoais. Já na resenha crítica, é preciso se posicionar sobre o conteúdo, com argumentos e confrontamento de ideias.
4 – Narrativo
O texto narrativo permite que o estudante tenha mais liberdade para desenvolver uma história. Mesmo que a temática seja determinada pela banca avaliadora, é possível utilizar a criatividade para construir a narrativa. Alguns elementos desse tipo de redação são:
- Personagens;
- Enredo;
- Espaço
- Discurso;
- Foco narrativo.
Já a estrutura é formada por: introdução, conflito, clímax e desfecho. Ao escrever uma história, o estudante também pode usufruir de diversos recursos narrativos, tais como, discurso direto, indireto e indireto livre, o que permite que o narrador esteja na primeira ou terceira pessoa.
5 – Artigo de opinião
O artigo de opinião é um gênero que tem a intenção de expor uma opinião sobre determinado tema e convencer os seus leitores sobre a sua visão. Sua estrutura é formada por:
- Introdução: apresentação do tema e seu posicionamento sobre o assunto.
- Desenvolvimento: defesa de seu posicionamento com argumentos consistentes.
- Conclusão: fechamento do texto sintetizando os argumentos e retomando a opinião apresentada na introdução.
Saiba mais: Como escrever um artigo de opinião?
Guia completo: Redação do Enem
Gostou das dicas de citações? Então, veja tudo o que você precisa saber sobre a redação do Enem! Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.
Baixar Guia sobre Redação
Assuntos que mais caem no Enem
Além do guia sobre redação você também pode ficar por dentro dos assuntos mais cobrados em cada matéria da prova. O Poliedro fez um levantamento bem didático, com gráficos e ilustrações. Para acessar o material com essas informações, é só clicar no botão abaixo e fazer o download gratuito.
Assuntos mais cobrados no Enem
Veja também
Guia definitivo para fazer uma Redação do Enem nota 1000
Redação nota 1000: veja os modelos que deram certo no Enem