Ajuda
Envie mensagem ou ligue

0800 123 2222

Seg - Sex 8h-22h
Sáb 9h-13h

Aceitamos ligação de celular.

Teologia

Sobre o curso de Teologia

O curso de Teologia forma estudiosos das religiões, que levam em consideração o contexto histórico em que cada uma está inserida e sua influência na sociedade.

Ao final da graduação, o teólogo está qualificado para pesquisar a história, as tradições e os fenômenos religiosos. Também para interpretar textos sacros, doutrinas e dogmas.

Ele deve ser capaz de associar estas informações às outras Ciências Humanas e Sociais como Antropologia e Sociologia, identificando as relações entre religiões, culturas e grupos sociais.

No mercado de trabalho, o profissional atua como pesquisador ou assessor de grupos religiosos e ecumênicos. Como licenciado, ensina religião e ética nas escolas de ensinos fundamental e médio. Pode trabalhar em ONGs e centros culturais e religiosos.

O que faz o teólogo?

O teólogo realiza liturgias, celebrações, cultos e ritos. Dirige e administra comunidades e forma pessoas segundo preceitos religiosos das diferentes tradições.

Este profissional orienta pessoas, realiza ação social junto à comunidade e pesquisa a doutrina religiosa. Pode, também, transmitir ensinamentos religiosos, praticar a vida contemplativa e meditativa e preservar a tradição.

Melhores faculdades com cursos de Teologia

Como é o curso de Teologia?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Teologia deve preparar o aluno para, entre outros:

• Atuar conforme os princípios éticos de ação para a cidadania, considerando as questões contemporâneas sobre temas ligados aos direitos humanos, meio ambiente, educação étnico-racial, educação indígena e sustentabilidade;

• Produzir conhecimento científico no campo da Teologia e na área das Ciências Humanas;

• Interpretar narrativas, textos históricos e tradições em seu contexto;

• Desenvolver espírito científico e pensamento reflexivo;

• Adquirir senso de reflexão crítica e de cooperação que permita o desenvolvimento do saber teológico e das práticas religiosas dentro de sua própria tradição;

• Atuar de modo participativo e criativo junto a diferentes grupos culturais e sociais, promovendo a inclusão social, a reflexão ética, o respeito à pessoa e aos direitos humanos;

O curso tem duração média de quatro anos e pode ser de licenciatura ou bacharelado.

Onde o teólogo pode trabalhar?

O graduado em Teologia desenvolve suas atividades como consagrado (com funções específicas em alguma religião, como padre, pastor, bispo, etc.) ou leigo, profissionalmente ou voluntariamente.

Trabalha em templos, igrejas, sinagogas, mosteiros, casas de santo e terreiros, aldeias indígenas, casas de culto, entre outros.

Também atua em universidades e escolas, centros de pesquisa, sociedades beneficentes e associações religiosas, organizações não-governamentais e instituições públicas e privadas.

Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para atuar profissionalmente, o teólogo deve possuir formação em curso superior reconhecido pelo MEC.

É comum a presença de profissionais com títulos de pós-graduação ou cursos equivalentes.

ALERTA DE BOLSASi-close

Nós podemos te ajudarRaised hands

Preencha os campos abaixo para receber avisos de bolsas de estudo disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

i-return ALERTA DE BOLSASi-close

Deixe seus contatosMailbox

ALERTA DE BOLSASi-close

Deu tudo certo!Plus1

Fique de olho em seu e-mail e WhatsApp nos próximos dias.Eyes

Você também pode pesquisar as bolsas disponíveis aqui mesmo em nosso site.

Quer fazer isso agora?

CENTRAL DE AJUDAi-close

Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber bolsas de estudo de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Bolsas de estudo de até 75% em todo o BrasilScream
i-close