logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Teólogo: tudo sobre a profissão

O profissional que estuda religiões e a relação da humanidade com o divino . Formação na área permite atuação como padre ou pesquisador de religiões
teólogo

Sobre a profissão

O teólogo é o profissional que estuda as religiões e os aspectos relacionados a ela, como rituais, doutrinas, códigos, textos sagrados, baseando-se em conceitos e teorias de filosofia, história, psicologia e sociologia.


Em sua atuação, ele busca entender e investigar a influência da religião na sociedade, estudando a relação entre o divino e a humanidade, podendo trabalhar com diversas religiões. A formação em teologia é também parte da preparação para o sacerdócio, como nas religiões cristãs.

O teólogo não necessariamente precisa ter qualquer crença religiosa para desempenhar suas funções, sendo alguns, inclusive, ateus. Isso depende de qual será sua atuação. O teólogo pode trabalhar como:

  • Professor de religião, filosofia ou ética em escolas,
  • Igrejas e universidades, onde também pode ser pesquisador acadêmico.


Pode também entrar para o sacerdócio em sua religião, como pastor, padre ou outra função, ou trabalhar como capelão em instituições públicas.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio de um teólogo no Brasil é de R$ 3.451,47.

Se você gostaria de se profissionalizar nesta área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Teologia, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.

O teólogo costuma encontrar trabalho em escolas, universidades, igrejas e outros templos religiosos, institutos de pesquisa, instituições públicas, ou como profissional autônomo que presta consultoria.

Por que ser um Teólogo?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Teólogo

    Como se tornar um Teólogo?

    Não há pré-requisitos mínimos para ser teólogo, mas a formação nos cursos de Teologia é recomendável por ser um diferencial. O profissional encontra trabalho especialmente em escolas e instituições acadêmicas, o que faz com que a formação seja bastante importante. Esses cursos podem ser presenciais ou a distância.

    Os tipos de formação para o curso de Teologia são: bacharelado, licenciatura, tecnólogo e pós-graduação. Caso você queira iniciar um curso de graduação, o site da Quero Bolsa disponibiliza informações sobre a grade curricular de Teologia. Exegese do Novo Testamento, Filosofia da Religião e Religião e Ciência são alguns exemplos de disciplinas para ao graduando em Teologia. De acordo com a página do curso, a duração da formação acadêmica em Teologia pode durar até 5 anos (10 semestres) e os alunos devem concluir um estágio obrigatório de, no mínimo, 200 horas. 

    Além disso, no curso de bacharelado, o estudante poderá ter acesso aos conteúdos sobre História, Geografia, Sociologia e Filosofia, Língua Portuguesa e idiomas, como o hebraico e o grego, durante a sua trajetória na instituição de ensino.

    Outra boa possibilidade de conseguir destaque é aprofundar os conhecimentos por meio de outros cursos menores relacionados, como de línguas bíblicas.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.