Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Uso da crase: 6 dicas para não errar mais

por Natália Plascak Jorge em 20/12/18 38 mil visualizações

Atualizado em 20/12/2019

O uso da crase, de uma forma geral, gera dúvida em muita gente. Seja em situações do dia a dia ou até mesmo nas provas e nos vestibulares, a confusão pode acontecer e assombrar quem ainda não domina o assunto.

uso da crase

A Revista Quero procurou o professor Edson Rodolfo Silva, do Curso Oficina do Estudante, para dar algumas dicas sobre o uso da crase para ajudar quem ainda se perde em tantas regras.

Mas, afinal, o que é e como usar a crase?

Crase, em grego, significa fusão, e é exatamente isso que ela representa: a fusão do artigo feminino “a” com a preposição “a”, pedida pelo verbo ou pelo nome.

Isso quer dizer que, para se utilizar corretamente a crase, devemos proceder como se fôssemos atravessar uma via de mão dupla, ou seja, olhar para os dois lados.

Um exemplo da importância da ocorrência da crase, ou sua falta, está presente em verbos como “aspirar” e “visar”.  Existe uma diferença enorme de sentido entre “Ela aspira a presidência” e Ela aspira à presidência”.

No primeiro caso, a ausência da crase demonstra que o verbo aspirar é transitivo direto, assumindo, então, o sentido de “limpar”, ou seja, o sujeito do período é uma funcionária da limpeza e, dentre suas atribuições, está a de limpar a sala do presidente.

Já no segundo caso, a presença da crase informa que o verbo é transitivo indireto, regido pela preposição "a". Nesse caso, seu sentido é o de desejar, almejar, assim, o sujeito tenciona assumir a presidência da empresa.

Embora seja um conteúdo gramatical conhecido por possuir muitas regras, inclusive de exceção, é possível conferir a seguir algumas dicas práticas que podem ajudar em uma entrevista de emprego, em alguma prova ou até mesmo em relatórios e textos diversos.

Dicas para não errar mais o uso da crase

  1. Não haverá crase diante de palavras masculinas, pelo motivo óbvio de não possuir artigo feminino. Entretanto, muito cuidado com períodos como “Ele usa patos à Luiz XV”. Nesse caso a crase ocorre pois, entre o “a” e o nome Luiz XV encontra-se implícita a locução prepositiva “a moda de”.
  2. No período “Demos cestas básicas a famílias carentes” não haverá crase, embora o verbo dar peça preposição “a” e a palavra famílias seja feminina. Isso acontece porque, estando o “A” no singular, não ocorre artigo feminino. Portanto, a dica: “a” no singular e termo ao qual ele se refere no plural, sem crase.
  3. Nunca haverá crase diante de verbos, afinal, verbos não admitem artigo, não ocorrendo a fusão da preposição “a” mais artigo feminino “a”. Por isso, orações como “Passei a estudar” não terão, nunca, crase.
  4. Nunca haverá crase diante de numerais, exceto se esse numeral indicar hora definida. Por hora definida, entenda aquela que você consegue visualizar no relógio. Por exemplo, “Chegarei daqui a dez minutos” não tem crase, já “Chegarei às dez horas”, sim, pois é hora definida. Mas cuidado, se a hora definida vier precedida de outra preposição, não haverá crase, como em “Estou aqui desde as dez horas”.
  5. Diante dos pronomes de tratamento “senhora, senhorita, dona e madame” a crase será facultativa, assim, são corretos os períodos “Paguei à senhora” e “Paguei a senhora”.
  6. Entre palavra repetidas, nunca ocorrerá crase, isso porque não há a presença de artigo. Assim, o correto é “Encarei-o face a face”

Deu para perceber que o uso da crase possui muitas regras e algumas exceções, não é mesmo?

O ideal é sempre dar aquela boa estudada na teoria e fazer exercícios para fixar bem o assunto.


Veja também: Saiba quando usar o ponto e vírgula
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54