No primeiro caso, a ausência da crase demonstra que o verbo aspirar é transitivo direto, assumindo, então, o sentido de “limpar”, ou seja, o sujeito do período é uma funcionária da limpeza e, dentre suas atribuições, está a de limpar a sala do presidente.
Já no segundo caso, a presença da crase informa que o verbo é transitivo indireto, regido pela preposição “a”. Nesse caso, seu sentido é o de desejar, almejar, assim, o sujeito tenciona assumir a presidência da empresa.
Embora seja um conteúdo gramatical conhecido por possuir muitas regras, inclusive de exceção, é possível conferir a seguir algumas dicas práticas que podem ajudar em uma entrevista de emprego, em alguma prova ou até mesmo em relatórios e textos diversos.
Dicas para não errar mais o uso da crase
- Não haverá crase diante de palavras masculinas, pelo motivo óbvio de não possuir artigo feminino. Entretanto, muito cuidado com períodos como “Ele usa patos à Luiz XV”. Nesse caso a crase ocorre pois, entre o “a” e o nome Luiz XV encontra-se implícita a locução prepositiva “a moda de”.
- No período “Demos cestas básicas a famílias carentes” não haverá crase, embora o verbo dar peça preposição “a” e a palavra famílias seja feminina. Isso acontece porque, estando o “A” no singular, não ocorre artigo feminino. Portanto, a dica: “a” no singular e termo ao qual ele se refere no plural, sem crase.
- Nunca haverá crase diante de verbos, afinal, verbos não admitem artigo, não ocorrendo a fusão da preposição “a” mais artigo feminino “a”. Por isso, orações como “Passei a estudar” não terão, nunca, crase.
- Nunca haverá crase diante de numerais, exceto se esse numeral indicar hora definida. Por hora definida, entenda aquela que você consegue visualizar no relógio. Por exemplo, “Chegarei daqui a dez minutos” não tem crase, já “Chegarei às dez horas”, sim, pois é hora definida. Mas cuidado, se a hora definida vier precedida de outra preposição, não haverá crase, como em “Estou aqui desde as dez horas”.
- Diante dos pronomes de tratamento “senhora, senhorita, dona e madame” a crase será facultativa, assim, são corretos os períodos “Paguei à senhora” e “Paguei a senhora”.
- Entre palavra repetidas, nunca ocorrerá crase, isso porque não há a presença de artigo. Assim, o correto é “Encarei-o face a face”
Deu para perceber que o uso da crase possui muitas regras e algumas exceções, não é mesmo?
O ideal é sempre dar aquela boa estudada na teoria e fazer exercícios para fixar bem o assunto.
Veja também: Saiba quando usar o ponto e vírgula
Quer fazer faculdade com desconto?
Se você está pensando em fazer faculdade, saiba que a Quero Bolsa é o maior portal de educação do país e oferece bolsas de estudo de até 80% em diversos cursos.
Acesse a plataforma, procure pelo curso desejado e verifique as bolsas disponíveis: