A crase (à) é a junção de um artigo definido (a ou as) com a preposição a. Isso significa que a crase é um fenômeno fonético, isto é, está relacionado aos sons que ocorrem quando há a contração de dois fonemas iguais.
A partir desses conceitos, pode-se entender uma série de regras que regem seu uso e que, muitas vezes, são consideradas de difícil entendimento.
A crase pode acontecer, também, quando há junção da preposição a aos pronomes aquela(s), aquele(s) e aquilo, resultando, respectivamente, nas formas àquela, àquele e àquilo.
Primeiramente, se a crase, para ser formada, precisa do artigo definido a ou as, fica evidente que ela irá ocorrer, de modo geral, antecedendo palavras femininas, já que o artigo definido que acompanha palavras masculinas é o ou os.
Partindo do mesmo pressuposto, é possível entender, também, porque a crase não aparece antes de verbos no infinitivo: porque os verbos não são antecedidos por artigo, o que impossibilita a existência da crase.
Veja um exemplo: “Foram à (a+a) cidade”.
O primeiro a é a preposição exigida pela regência do verbo ir, e o segundo a é o artigo definido que antecede o substantivo feminino “cidade”.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝