Conectivos são as palavras ou expressões que ligam as frases, orações e parágrafos, permitindo a conexão de ideias e estabelecendo uma sequência coerente do texto.
E, para garantir uma nota alta na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é preciso utilizar os conectivos corretamente. Isso porque eles são elementos importantes na construção de um texto, tendo a função de dar coesão e coerência aos parágrafos.
Além disso, os conectivos para redação e desenvolvimento também dão clareza e coesão ao texto. A utilização adequada desse recurso é até um critério avaliado pelos corretores do Enem, uma vez que é um elemento importante para a compreensão da argumentação e organização do texto.
A função dos conectivos para redação e desenvolvimento é a de fazer associação entre ideias e estabelecer ligações entre elas, fazendo com que o texto tenha sentido. Diferente do que alguns pensam, os conectivos podem pertencer a diferentes classes gramaticais, como conjunção, advérbio, preposição, expressões adjetivas.
Assim, dependendo da sua classe, eles tem funções diferentes: adição, conclusão, comparação, oposição, alternância e muitas outras, que podem ser conferidas no texto abaixo.
Conectivos na redação do Enem: porque são essenciais
De acordo com a professora Pamba, do canal Redação e Gramática Zica no Youtube, os conectivos têm o poder de trazer sentido para a redação. “Dependendo de qual for usado, pode passar a mensagem correta ou comprometer o que o aluno queria dizer. Por isso, esses recursos trabalham diretamente com a coesãoe a coerênciade um texto”, afirma.
Entenda, no vídeo da especialista, o que é a coesão e a coerência:
Além disso, os conectivos são tão essenciais na redação do Enem que há uma competência para a avaliação desse quesito. É a competência 4, que conforme a Cartilha do Participante, exige “demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”.
Os conectivos são essenciais para a construção de textos coesos e bem organizados. Eles estabelecem relações lógicas entre frases e parágrafos, facilitando a compreensão do leitor. No contexto da redação, especialmente em exames como o Enem, o uso adequado desses termos contribui para a clareza e fluidez do texto.
A seguir, apresentamos uma lista dos principais conectivos organizados por função, acompanhados de exemplos práticos.
1. Conectivos de Adição
Indicam acréscimo ou continuidade de ideias. Exemplos: e, também, além disso, ademais, bem como, ainda, do mesmo modo, adicionalmente. Exemplo de uso:Além disso, é fundamental considerar o impacto ambiental dessas medidas.
2. Conectivos de Conclusão
Sinalizam o encerramento de um argumento ou ideia. Exemplos: portanto, logo, então, assim, por conseguinte, enfim, em suma, em conclusão. Exemplo de uso:Portanto, a implementação de políticas públicas eficazes é essencial.
3. Conectivos de Comparação
Relacionam elementos por semelhança ou diferença. Exemplos: assim como, da mesma maneira, mais que, menos que, tão…quanto, tal qual. Exemplo de uso:Assim como a leitura, a escrita também exige prática constante.
4. Conectivos de Oposição
Expressam contraste ou ideia contrária. Exemplos: mas, porém, entretanto, contudo, todavia, no entanto, pelo contrário, por outro lado, embora, apesar de. Exemplo de uso:A tecnologia facilita o acesso à informação, porém pode acentuar desigualdades sociais.
5. Conectivos de Alternância
Indicam opções ou possibilidades. Exemplos: ou…ou, ora…ora, seja…seja, talvez…talvez. Exemplo de uso:Ora os alunos se mostram interessados, ora demonstram desmotivação.
6. Conectivos de Exemplificação
Introduzem exemplos para reforçar o argumento. Exemplos: por exemplo, isto é, tal como, exemplificando, em outras palavras. Exemplo de uso:Existem diversas formas de incentivar a leitura, por exemplo, a adoção de projetos literários nas escolas.
7. Conectivos de Causa e Consequência
Indicam uma relação de causa e efeito. Exemplos: pois, porque, visto que, já que, dado que, em virtude de, devido a. Exemplo de uso:As medidas foram adotadas porque havia necessidade de controle ambiental.
8. Conectivos de Negação
Expressam recusa ou ausência de algo. Exemplos: não, nunca, jamais, tampouco, em hipótese alguma. Exemplo de uso:Jamais se deve ignorar a importância da educação na formação social.
9. Conectivos de Dúvida
Indicam incerteza ou suposição. Exemplos: talvez, possivelmente, porventura, é provável, quiçá. Exemplo de uso:Talvez a solução esteja na revisão dos métodos de ensino.
10. Conectivos de Afirmação
Confirmam uma ideia ou reforçam um argumento. Exemplos: certamente, evidentemente, realmente, sem dúvida, decerto. Exemplo de uso:Certamente, a educação é um fator decisivo para o desenvolvimento econômico.
11. Conectivos de Concessão
Apresentam uma ideia de concessão, ou seja, algo que ocorre apesar de uma condição desfavorável. Exemplos: apesar de, embora, ainda que, mesmo que, por mais que. Exemplo de uso:Embora tenha estudado muito, não obteve o desempenho esperado.
12. Conectivos de Condição
Estabelecem uma hipótese ou dependência entre ideias. Exemplos: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que. Exemplo de uso:Se houver investimentos adequados, a educação poderá ser mais inclusiva.
13. Conectivos de Finalidade
Indicam o objetivo de uma ação. Exemplos: para que, a fim de que, com o intuito de. Exemplo de uso:Foram criadas novas leis para que houvesse maior segurança no trânsito.
14. Conectivos de Proporção
Relacionam fatos proporcionalmente. Exemplos: à medida que, ao passo que, quanto mais, quanto menos. Exemplo de uso:Quanto mais acesso à informação, maior é a conscientização social.
15. Conectivos de Resumo e Síntese
Reforçam ou sintetizam uma ideia central. Exemplos: em suma, em resumo, em síntese, de modo geral. Exemplo de uso:Em síntese, a valorização da educação impacta diretamente o desenvolvimento do país.
16. Conectivos de Sequência
Indicam continuidade e ordenação de ideias. Exemplos: primeiramente, em primeiro lugar, depois, em seguida, por fim, finalmente. Exemplo de uso:Primeiramente, é essencial compreender o contexto social da questão.
17. Conectivos de Reformulação
Utilizados para esclarecer ou reformular uma ideia. Exemplos: em outras palavras, dito de outro modo, ou seja, isto é. Exemplo de uso:A inflação aumentou. Em outras palavras, o poder de compra da população diminuiu.
Mais importante do que conhecer os conectivos, é saber empregá-los no texto. Eles devem aparecer em duas partes: no meio dos parágrafos, ligando as frases e orações, e entre os parágrafos, ou seja, logo no início e amarrando-o ao anterior.
Embora sejam elementos cobrados no Enem, Pamba alerta para o seu uso exagerado:
“É necessário usar o bom senso. Não existe regra para o número de conectivos, mas, para mim, mais que três por parágrafo já é demais. O melhor é focar no desenvolvimento das ideias e da argumentação”.
Outra dica é saber diversificar na escolha dos conectivos, visto que o exame também avalia o repertório do candidato. “Se o aluno não variar, ele pode gerar um erro chamado ‘eco’, que é a repetição constante de termos ou palavras com terminações parecidas, a exemplo de ‘absurdamente’ e ‘devidamente’. Isso gera perda de pontos”, explica.
Para aplicar corretamente esse recurso coesivo, a professora sugere a realização de muitos exercícios sobre o assunto. “Os exercícios vão ajudar a entender o significado de cada conectivo e evitar que sejam utilizados de forma equivocada.”
Como os conectivos para redação são todos os termos que ligam as orações umas nas outras, não é muito difícil identificar um. Para fazer a identificação, basta ver por meio de qual palavra uma ideia está sendo relacionada a outra ideia, veja o exemplo:
“José não quis ir na festa embora gostasse das pessoas que iriam” (neste caso, o conectivo é o termo embora)
À medida que eu estudo, melhor eu vou nos vestibulares” (neste caso, o conectivo é o termo à medida que)
Durante a fase de preparação para o Enem, ler redações com boas notas é mais um artifício eficiente para identificar o uso dos conectivos. Veja dois exemplos que tiraram nota 1.000 e alguns recursos coesivos empregados:
1 – Enem 2016 – Tema: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
Redação divulgada na Cartilha do Participante para a Redação do Enem 2017
2 – Enem 2017 – Tema: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
Redação divulgada na Cartilha do Participante para a Redação do Enem 2018
Se você está estudando para o Enem, já deve saber que a redação deve ser uma de suas prioridades, já que a nota dela equivale a 20% da prova.
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1 – (ENEM) O nome é uma das primeiras coisas que não escolhemos na vida. Estará inscrito nos registros: na maternidade, no RG, no CPF, no obituário etc. Enfim, uma escolha que não fizemos nos acompanha do berço ao túmulo, pois na lápide se dirá que ali jaz Fulano de Tal. SILVA, D. Língua, n. 77, mar. 2012.
Algumas palavras atuam no desenvolvimento de um texto contribuindo para a sua progressão. A palavra “enfim” promove o encadeamento do texto, tendo sido utilizada com a intenção de:
a) explicar que os nomes das pessoas são escolhidos no nascimento. b) ratificar que os nomes registrados no nascimento são imutáveis. c) reiterar que os nomes recebidos são importantes até a morte. d) concluir que os nomes acompanham os indivíduos até a morte. e) acrescentar que ninguém pode escolher o próprio nome.
2 – (ENEM) Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento. ATALIA, M. Nossa vida. Época, 23 mar. 2009.
As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que:
a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias. b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização. d) o termo “Também” exprime uma justificativa. e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”.
3 – (ENEM) É possível ter cãibras no coração? É impossível ter cãibras no coração, apesar de ser comum pacientes se queixarem de dores semelhantes a uma contratura no órgão. A musculatura cardíaca é diferente da musculatura esquelética das pernas e braços, onde sentimos as cãibras. Isso porque o coração possui um tipo especial de fibra muscular estriada, que tem movimento involuntário. O órgão contrai e relaxa automaticamente. Não há registro de casos em que ele permaneça contraído sem relaxamento imediato, que é como a cãibra se apresenta. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 30 jun. 2012 (fragmento).
Os conectivos são elementos fundamentais para a ligação de palavras e orações no texto. Contextualmente, o conectivo “apesar de” (l. 1) expressa:
a) explicação, porque apresenta os motivos que impossibilitam o aparecimento de cãibras no coração. b) concessão, pois introduz uma ideia contrária à afirmação “é impossível ter cãibras no coração”. c) causa, tendo em vista que introduz a razão da manifestação da doença no coração. d) conclusão, já que finaliza a afirmação “é impossível ter cãibras no coração”. e) consequência, uma vez que apresenta os efeitos das cãibras.
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