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Indústria Cultural

Sociologia - Manual do Enem
Natália Cruz Publicado por Natália Cruz
 -  Última atualização: 31/10/2023

Índice

Introdução

A Indústria Cultural é um fenômeno que se aproveita da cultura de diferentes regiões do mundo para fabricar seus produtos. No entanto, sua influência vai além, promovendo modificações no estilo cultural dos indivíduos, resultando em um comportamento muitas vezes caracterizado por um consumo excessivo.

O termo Indústria Cultural foi desenvolvido por Max Horkheimer e Theodor Adorno. Ele foi usado para designar o modo de produzir cultura que foi adotado principalmente na virada do século XIX para o XX. O modelo capitalista de produção em larga escala era baseado no modelo das indústrias automobilísticas de Henry Ford.

Os avanços tecnológicos permitiram que a cultura fosse produzida de forma rápida e destinada ao consumo rápido, sem a necessidade de pensar ou fazer conexões com outras obras. A arte passou a ser destinada ao consumo rápido e, consequentemente, ao lucro. Grande parte das obras produzidas na virada do século XIX para o XX tinha a intenção de ser massificadora, comercial e geradora de lucros.

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Televisão antiga.Televisão antiga.

A Indústria Cultural e o cinema

A produção cinematográfica marcou o início do que Horkheimer e Adorno chamaram de Indústria Cultural. A produção de filmes deu início a um processo de produção mais rápido e dinâmico, pronto pro consumo e que poderia ser apresentada para um número grande de pessoas, diversas vezes ao dia.

Além disso, a indústria do cinema foi a responsável pela criação de um modelo de roteiros que agrada o maior número de espectadores, e o padrão ainda se repete em boa parte dos filmes: a luta dicotômica entre vilão e mocinho, o casal apaixonado que fica junto apenas no final, a mocinha ou mocinho que sofre com as maldades do vilão ou o soldado herói que livra a pátria e os cidadãos dos perigos das nações inimigas.

A indústria cultural foi também responsável pela padronização do modelo de vida que deveria ser seguido e copiado pelos espectadores. Modelo de vida baseado na realidade das classes dominantes. O modelo de vida vendido também buscava o lucro, muitas empresas se associaram aos produtores de filmes para que pudessem aumentar a venda de seus produtos. O estilo de vida e valores explorados no cinema ajudaram a construir o modelo de padrão social ideal e aumentar a venda dos produtos anunciados.

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A cultura de Massa

A Indústria Cultural criou seu produto mais significativo, a chamada cultura de massa, que nada mais é do que o conjunto de todas as formas artísticas e expressões culturais produzidas com o intuito de gerar lucro e estimular o consumo de produtos.

Seguindo a lógica do modelo capitalista, a cultura de massa tem a intenção de padronizar e homogeneizar o gosto para que as produções possam ser consumidas pelo maior número de pessoas, todos os produtos da cultura de massa são, portanto, padronizados, para consumo imediato e devem sempre gerar lucros. A disseminação dos produtos da Indústria Cultural é feita a partir dos meios de comunicação de massa: o cinema, o rádio, a televisão, jornais e revistas.

Características da Indústria Cultural

A Indústria cultural possui uma série de características que permitem a fácil identificação e que servem também para que se possa fazer reflexões acerca das influências que inserem no mundo social e na sociedade de consumo.

  • Criação de conceitos e características que sejam capazes de influenciar o modo de vida dos consumidores da arte;
  • Propaganda e venda de produtos através da associação entre marcas e produtores de filmes, novelas de rádio ou outras formas artísticas;
  • Conteúdo feito para consumo rápido;
  • Processo de produção que busca o lucro o grande consumo das massas;
  • Influência marxista que afirma que a economia funciona como impulsionadora da realidade social;
  • Avanços tecnológicos que garantiram a produção e disseminação rápida das obras produzidas;
  • Democratização e maior acesso aos conteúdos produzidos;
  • Retrato do sistema burguês de produção e consequente uso para dominação de outras classes.

Embora os conceitos da Industrial Cultural tenham sido pensados e definidos principalmente no início do século XX, o padrão de rapidez, dominação de classe, consumo rápido, lucro e padronização das histórias ainda é base da indústria de entretenimento do século XXI.

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Exercício de fixação
Passo 1 de 3
Unioeste/2017

O ensaio “Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, publicado originalmente em 1947, é considerado um dos textos essenciais do século XX que explicam o fenômeno da cultura de massa e da indústria do entretenimento. É uma das várias contribuições para o pensamento contemporâneo do Instituto de Pesquisa Social fundado na década de 1920, em Frankfurt, na Alemanha. Um ponto decisivo para a compreensão do conceito de “Indústria Cultural” é a questão da autonomia do artista em relação ao mercado.

Assim, sobre o conceito de “Indústria Cultural” é CORRETO afirmar:

A A arte não se confunde com mercadoria, e não necessita da mídia e nem de campanhas publicitárias para ser divulgada para o público.
B Não há uniformização artística, pois, toda cultura de massa se caracteriza por criações complexas e diversidade cultural.
C A cultura é independente em relação aos mecanismos de reprodução material da sociedade.
D A obra de arte se identifica com a lógica de reprodução cultural e econômica da sociedade.
E Um pressuposto básico é que a arte nunca se transforma em artigo de consumo.
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