Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Graduação em Filosofia: tudo o que você precisa saber sobre o curso

por Thales Valeriani em 26/05/21

A graduação em Filosofia é recomendada para os amantes de boas leituras, afinal, ao longo do curso, o estudante irá adquirir repertório teórico não apenas sobre os filósofos, mas também sobre ciência política, religião, ética, além de debater conceitos mais abstratos, como espaço, tempo, amor e Deus.

Outra característica importante do curso é que ele pode ser realizado em duas modalidades, a licenciatura e o bacharelado. A primeira permite que a pessoa formada seja professor de Filosofia em escolas; já a segunda, permite trabalhar em empresas, ONGs e em outros setores. 

Graduação em filosofia

Diferenças entre a licenciatura e o bacharelado em Filosofia

O Ministério da Educação (MEC) define uma série de conteúdos mínimos que devem ser ensinados ao longo de uma graduação, são as chamadas Diretrizes Curriculares Nacionais. De acordo com o MEC, o curso de Filosofia pode ser ofertado na modalidade licenciatura ou bacharelado, sendo obrigatório, por parte da instituição de ensino, oferecer a mesma qualidade na formação dos alunos.

Leia também:
+ 11 filmes que retratam a vida de grandes filósofos
+ 12 filósofos brasileiros que você precisa conhece
+ Teste: qual filósofo disse isso?

Veja quais são os conteúdos mínimos exigidos pelo MEC:

  • História da Filosofia;
  • Teoria do Conhecimento;
  • Ética;
  • Lógica;
  • Filosofia Geral: problemas metafísicos

Desse modo, por um lado, a formação entre um curso de licenciatura e de bacharelado possui semelhanças, mas, por outro lado, também há diferenças. Quem cursa licenciatura em Filosofia terá algumas disciplinas voltadas para a área da Educação, como Didática, Fundamentos Filosóficos da Educação e Políticas Educacionais brasileiras, além do estágio obrigatório. 

 Assim, o licenciado adquire repertório teórico e técnico para trabalhar em sala de aula. Já o bacharel em filosofia pode trabalhar com a docência no ensino superior, caso faça um mestrado ou doutorado, posteriormente; além de poder ser contratado também como colunista de veículos de comunicação, atuar no mercado editorial e trabalhar no setor público ou em ONGs.

Em todo caso, as oportunidades no mercado de trabalho são parecidas, afinal, alguém com licenciatura também pode trabalhar em empresas, em instituições públicas e em ONGs, assim como o bacharel pode ser professor, só que não no ensino básico, apenas no superior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Saiba como é o curso de Filosofia

Como vimos, o curso de Filosofia possibilita ao estudante adquirir um repertório amplo, mas, e o dia a dia na sala de aula, como é? Para saber mais, conversamos com Carlos Intrieri, que fez bacharelado em filosofia e se formou em 2017.

Na época em que prestou vestibular, Carlos estudava engenharia da computação, só que o desânimo com o curso o fez mudar de ideia. “Não conseguia suportar [a parte de] Elétrica; mas entrara neste primeiro curso flertando com o de Filosofia. À medida que desisti do primeiro, logo me matriculei no curso que concluí, e sei que fiz a escolha certa”, contou.

Sobre a experiência na graduação, Carlos disse que ela correspondeu às suas expectativas, só que se surpreendeu com a complexidade de alguns textos que estudou durante o curso. “Textos, como os escritos de Parmênides, conseguiram, desde o início, nos levar longe numa viagem sem volta no mundo da Filosofia. Um ponto interessante é que a Filosofia tinha todo um vocabulário próprio, que, se não estudado previamente, pode confundir o estudante”, explicou.

Ao longo dos três anos de bacharelado, Carlos contou que teve aulas intensivas, provas, seminários e debates constantes em sala de aula. “As leituras são sempre densas, mas muitas delas bem inteligíveis. Quanto aos debates, fazíamos muito círculos com as carteiras e discutíamos textos previamente estudados em casa, o que enriquecia muito  o aprendizado da matéria”, disse.

Sobre a experiência da graduação, Carlos garantiu que só tem boas memórias. “Foram anos muito agradáveis. O ambiente da faculdade era bem amigável e levo até hoje amigos de lá. Não experimentei decepções, pois estava muito ocupado no encantamento que o curso me proporcionou com sua vasta gama de assuntos, os quais me interessavam muito”. 

Entre os temas que o encantou, estavam “a Ética, a Lógica, o Latim, a Psicologia e a História, desde a Antiguidade até a Contemporaneidade”, disse. Em um mundo onde a utilidade prática e a aplicação imediata do aprendizado costumam ser valorizadas, muitas pessoas se perguntam: qual é a utilidade da Filosofia no cotidiano? 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

De acordo com Carlos, ela é de muita importância. “Aprendi a colocar na prática do dia a dia tudo o que mais me cativou nos pensamentos diversos de pensadores e filósofos inúmeros pelos quais excursionamos [estudamos]”. Além disso, o amplo repertório adquirido o possibilitou interpretar o mundo ao seu redor de um modo diferente.

“Aprendi a entender melhor a realidade e a escolher qual interpretação dela eu queria para mim. Aplicando à nossa própria vida, a Filosofia é salutar para entender a existência do Todo”, afirmou.

Garanta a sua bolsa em um curso de Filosofia

E Carlos concluí, “embora o curso seja muito amplo nas cadeiras [disciplinas], quem se dedica sai formado com uma bagagem grande de conhecimento para a vida”.

Onde cursar Filosofia?

Se você quer cursar Filosofia, fique de olho nas melhores faculdades e nas modalidade de graduação que elas oferecem, se bacharel ou se licenciatura. Veja abaixo uma lista de cursos bem avaliados pelo MEC e pelos estudantes, de acordo com o Quero Bolsa:


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54