11 filmes que retratam a vida de grandes filósofos
Confira a lista com filmes inspirados na vida dos grandes pensadores que se destacaram na Filosofia ao longo dos anos, como Aristóteles e Sócrates
Atualizado em 11 de outubro de 2023
No dia 16 de agosto comemora-se o Dia do Filósofo. E foi pensando nisso que, a Revista Quero fez um lista com vários filmes sobre pensadores que se destacaram ao longo dos anos.
Mas afinal, o que é ser filósofo?
Podemos considerar que os filósofos são estudiosos de problemas fundamentais relacionados à existência, aos valores morais e estéticos. São os questionadores de dogmas, da mente e da linguagem humana.
Geralmente, essas pessoas são movidas pela curiosidade e levantam grandes indagações que reflete em mudanças sociais, religiosas, políticas e existenciais.
Confira 11 filmes sobre filosofia
Há vários filmes sobre Filosofia que, além de ensinar e mostrar como foi a vida de tal filósofo, explora também quais foram seus pensamentos e principais teorias. Dessa forma, é possível usar vários filmes como repertório até mesmo em redações de vestibulares, como o Enem. Confira abaixo!
Confira: 11 temas da Filosofia e Sociologia que devem cair no Enem
+ Graduação em Filosofia: tudo o que você precisa saber sobre o curso
1. Sócrates
Foi um filósofo ateniense do período clássico da Grécia Antiga. É reconhecido como um dos fundadores da filosofia ocidental. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza e da alma humana.
O filme mostra o final da vida de Sócrates (470 – 399 a.C.), seu julgamento e sua condenação à morte, além de célebres diálogos socráticos, como ‘Apologia’, ‘Críton’ e ‘Fédon’.
2. Quando Nietzsche chorou
O filósofo alemão é tido como um dos mais influentes e importantes pensadores modernos do século XIX. Suas obras pautavam-se em críticas à cultura, religião e a filosofia ocidentais. Ele ainda defendia a liberdade de qualquer tipo de controle cultural e moral.
O filme conta a história de um encontro fictício entre Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer. Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido, pobre e com tendências suicidas. Em busca de tratamento para a depressão, a consulta vira uma verdadeira aula de psicanalise. Os dois terão que mergulhar em si próprios, em um processo de auto-conhecimento.
Leia mais: 8 filmes que você deveria maratonar nas férias
+ Filmes e séries para pensar na carreira e ter sucesso profissional
3. Além do bem e do mal
Uma boa oportunidade para conhecer alguns episódios importantes sobre a vida do filósofo e sobre sua filosofia, o filme “Além do bem e do mal” retrata Roma de fins do século XIX e a intensa relação entre Nietzsche, Paul Rée e Lou Andreas-Salomé, outros pensadores influentes.
4. Hannah Arendt
Alemã de origem judaica, Hannah Arendt (1906 – 1975) foi uma filósofa-política do século XX. Ela defendia o conceito de pluralismo, liberdade e igualdade no âmbito político.
O filme aborda o julgamento de Adolf Eichmann, um colaborador de Hitler e coordenador dos campos de concentração. Hannah Arendt acompanhou o julgamento e escreveu uma série de artigos sobre o caso. No entanto, as publicações e o conceito de “banalidade do mal” defendidos por ela provocam uma série de controvérsias sobre os envolvidos nos crimes de guerra.
Leia também: Quais são os assuntos de Filosofia que mais caem no Enem?
+ 19 filmes e séries para estudar para o Enem
5. Amantes do café Flore – Simone de Beauvoir e Sartre
O filme, baseado em fatos reais, aborda a vida e a relação amorosa ente a escritora Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, um teórico existencialista. Trata-se de uma boa oportunidade para conhecer essas personalidades com seus dilemas, angústias e desconstruções cotidianas, além de poder compreender o momento histórico do filme.
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
6. Espinosa – O Apóstolo da Razão
Espinosa tinha uma visão à frente de seu tempo. Ele foi um importante filósofo renascentista e racionalista que viveu no século XVII. Confrontou os princípios das instituições Judaico-Cristã que ditavam a moral e as tradições na sociedade.
O filme é de 1994 e aborda a vida e as idéias do filósofo que desafiou a igreja e propôs a separação entre religião e filosofia.
7. Cartesio – René Descartes
“Penso, logo existo”. Com certeza você já ouviu essa frase, criado pelo filósofo e matemático francês, Descartes. Ele foi o fundador do pensamento cartesiano, sistema que deu origem à Filosofia Moderna.
No filme contém trechos inteiros de algumas das obras fundamentais do pensador, que visa a autonomia do pensamento racional diante da fé. Naquela época, todo esforço racionalista tinha de ser negociado com as autoridades religiosas. Diante disso, a trama mostra como Descartes precisa provar que a razão é sustentável por si só.
Leia mais: 50 melhores faculdades de Filosofia, segundo o MEC
+ É noveleiro? Confira 8 novelas para citar na redação do Enem
8. Ex Isto
O filme Ex isto é inspirado na obra “Catatau” de Paulo Leminski. O poeta imagina uma hipótese histórica: “E se René Descartes tivesse vindo para o Brasil com Maurício de Nassau?”, que nos possibilita acompanhar o “pai” da filosofia moderna em sua passagem pelos trópicos.
9. A batalha pelo Império – Confúcio
Confúcio foi um pensador e filósofo chinês. Suas ideias salientaram a moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Tais ensinamentos representam muito mais um sistema de ética e política do que uma religião.
O filme retrata a história dramática do lendário filósofo na idade da guerra no Estado chinês, durante a qual incontáveis batalhas foram travadas para unificar os reinos. Para salvar o estado o rei recorre a Confúcio, que os livram de uma guerra perpétua. No entanto, os centros políticos do Estado passam a se sentir ameaçados pelo filósofo e o exila. Após anos indo de um estado para outro, Confúcio não perder os seus ideais de paz e harmonia.
Veja também: 15 filmes para quem quer estudar Direito
+ 15 filmes para entender o porquê do dia da Consciência Negra
10. Foucault por ele mesmo
Filósofo, teórico social, professor e crítico literário. Foucault fala como as relações entre poder e conhecimento são usadas para obter controle social. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, ele se classificava como crítico da modernidade.
O documentário é uma coletânea de entrevistas com críticos, historiadores e filósofos contemporâneos que buscam construir novas formas de pensar os mecanismos de dominação da sociedade a partir das ideias de Foucault e suas contraditórias produções intelectuais. Com isso, é possível relacionar pensamentos, carreira e vida pessoal do filósofo.
Confira: Eu nunca e outras 6 séries que se passam na escola
+ 7 filmes live actions para utilizar na redação do Enem
11. O Jovem Karl Marx
Marx foi um filósofo, sociólogo e jornalista e revolucionário socialista. Seus trabalhos versam sobre história, filosofia, economia e sociologia e, invariavelmente, seu nome está associado às teorias sobre comunismo, socialismo e revolução.
O filme começa aos 26 anos de Karl Marx, quando é exilado junto com sua esposa, Jenny. Em Paris, de 1844, ele conheceu Friedrich Engels, filho de um industrialista que investigou o nascimento da classe trabalhadora britânica. O encontro desses dois teóricos, pilares de uma corrente de pensamento que perdura até hoje, entre a repressão política e tumultos, lideram o início do movimento operário em meio a era moderna.
Saiba também: Filósofos importantes para estudar para o Enem
+ 12 filósofos brasileiros que você precisa conhecer
Guia para redação do Enem
Se você ainda tem dúvidas sobre a redação do Enem, é a hora de resolver isso! Com o exame tão perto, vale utilizar materiais completos, mas otimizados. Esse é o caso do Guia de Redação da Quero Bolsa.
O guia reúne as principais informações sobre a redação do Enem, como formato do texto e critérios avaliativos. Baixe sem pagar nada pelo botão abaixo:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Quer ajuda para estudar para o Enem?
O Enem é uma prova complexa, por isso, toda ajuda é bem-vinda durante a preparação. Um bom aliado nessa fase é o Plano de Estudo Enem Corridão, que sintetiza os principais temas cobrados pelo Enem num roteiro diário. Para baixar o plano sem pagar nada, clique no botão abaixo e cadastre-se:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.