Universidade | Centro Universitário | Faculdade |
Melhor escolha para quem quer seguir carreira nas áreas de pesquisa científica e extensão – foco em capacitar estudantes para a vida acadêmica, mas também capacita para o mercado de trabalho. | Boa escolha tanto para quem deseja seguir carreira acadêmica quanto profissional. | Ótima escolha para quem busca formação em determinada área, sem interesse de seguir carreira em pesquisa e extensão acadêmica – foco em capacitar estudantes para a vida profissional. |
Abrange diversas áreas do conhecimento por meio das faculdades que a compõe. | Abrange uma ou mais áreas do conhecimento. É geralmente maior que a faculdade e menor que a universidade. | Costuma ser focada em uma determinada área do conhecimento. |
Oferece grande quantidade de cursos. | Pode oferecer mais cursos do que as faculdades e menos do que as universidades. | Geralmente oferece quantidade menor de cursos do que as universidades e os centros universitários. |
Necessariamente promove atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do saber. | Não tem obrigação, mas pode promover atividades de ensino e extensão. | Não tem obrigação, mas pode promover cursos de extensão ou programas de iniciação científica. |
Tem relevante produção intelectual cultural e científica. | Não tem obrigação de produzir pesquisas. | Não tem obrigação de produzir pesquisas. |
Além dos cursos de graduação, tem no mínimo quatro programas de pós-graduação stricto sensu , sendo ao menos um deles de doutorado. | Não tem obrigação, mas pode oferecer, além dos cursos de graduação, pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado. | Não tem obrigação, mas pode oferecer, além dos cursos de graduação, pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado. |
Tem autonomia para criação de novos cursos e programas de ensino sem necessidade de aprovação do MEC. | Tem autonomia para criação de novos cursos e programas de ensino sem necessidade de aprovação do MEC. | Precisa de autorização do MEC para criar cursos e programas de ensino. |
No mínimo um terço do corpo docente tem titulação de mestrado ou doutorado. | No mínimo um terço do corpo docente tem titulação de mestrado ou doutorado. | No mínimo um terço do corpo docente tem titulação de especialista (pós-graduação lato sensu). |
No mínimo um terço do corpo docente com dedicação em tempo integral à instituição. | No mínimo um quinto do corpo docente com dedicação em tempo integral à instituição. | Não tem exigência de professores com dedicação em tempo integral. |
Tem campus maior para abrigar todas as faculdades, bibliotecas, alojamento para os estudantes, agências bancárias, etc. Pode funcionar como uma minicidade. | Geralmente tem campus menor do que das universidades, por conter menos faculdades. | Comumente tem campus menor do que universidades e centros universitários. |
Precisa atender a comunidade e ter aproximação com ela. | Pode atender a comunidade e ter aproximação com ela. | Pode atender a comunidade e ter aproximação com ela. |
Exemplos: USP, Unesp, Unicamp, Unicsul, Unip, UMC. | Exemplos: Belas Artes, FMU, UniPaulistana, UniCarioca, Ulbra Manaus. | Exemplos: ITA, FAM, IBTA, Famesp, Campos Salles, Impacta. |