Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Aa60baf82a779b25caac43c22373f1c6a716579a 8ddb2cd25748c85b5d7622aef6e7a8942efd4897
Universidades

Qual a diferença entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário?

por Adriana Nakamura em 10/08/16 380 mil visualizações

Atualizada em 19/12/2019

Embora os termos sejam muitas vezes usados como sinônimos, existe diferença entre faculdade e universidade. Mais do que isso, o Ministério da Educação (MEC) classifica as Instituições de Ensino Superior (IESs) em três tipos de organizações acadêmicas: Faculdades, Centros Universitários e Universidades.

faculdade universidade centro universitário

Isso deve afetar sua escolha? Depende. Se você pretende seguir carreira acadêmica, pode valer a pena investir em uma Universidade, porque essas instituições tradicionalmente têm maior vocação para a pesquisa. Mas se sua intenção for o mercado de trabalho, a classificação da organização não deve ser o fator decisivo.

Mas afinal, qual a diferença entre faculdade e universidade? E centros universitários? Para entender melhor as diferenças, primeiramente vale saber que qualquer Instituição de Ensino Superior é sempre, necessariamente, antes de tudo, uma Faculdade. Isso porque as Universidades e os Centros Universitários são complexos formados por Faculdades.

Por exemplo, um estudante pode fazer a Faculdade de Direito na Universidade Paulista (Unip) ou a Faculdade de Administração na Universidade Cruzeiro do Sul. Já instituições como o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Faculdade das Américas (FAM), por exemplo, são cadastradas pelo MEC como Faculdades, e a Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), por sua vez, é classificada como Centro Universitário, por não atenderem a todos os requisitos necessários para serem enquadradas como Universidades.

Atenção! Isso não significa que Universidades sejam melhores ou piores do que Centros Universitários ou Faculdades. São apenas classificações diferentes do MEC em função de suas características.

Diferenças entre entre Faculdade, Universidade e Centro Universitário

Compare no quadro abaixo qual a diferença entre faculdade e universidade. ;)

Universidade

Centro Universitário

Faculdade

Melhor escolha para quem quer seguir carreira nas áreas de pesquisa científica e extensão - foco em capacitar estudantes para a vida acadêmica, mas também capacita para o mercado de trabalho. Boa escolha tanto para quem deseja seguir carreira acadêmica quanto profissional.
Ótima escolha para quem busca formação em determinada área, sem interesse de seguir carreira em pesquisa e extensão acadêmica - foco em capacitar estudantes para a vida profissional.
Abrange diversas áreas do conhecimento por meio das faculdades que a compõe. Abrange uma ou mais áreas do conhecimento. É geralmente maior que a faculdade e menor que a universidade.
Costuma ser focada em uma determinada área do conhecimento.
Oferece grande quantidade de cursos. Pode oferecer mais cursos do que as faculdades e menos do que as universidades.
Geralmente oferece quantidade menor de cursos do que as universidades e os centros universitários.
Necessariamente promove atividades de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do saber. Não tem obrigação, mas pode promover atividades de ensino e extensão.
Não tem obrigação, mas pode promover cursos de extensão ou programas de iniciação científica.
Tem relevante produção intelectual cultural e científica. Não tem obrigação de produzir pesquisas. Não tem obrigação de produzir pesquisas.
Além dos cursos de graduação, tem no mínimo quatro programas de pós-graduação stricto sensu , sendo ao menos um deles de doutorado. Não tem obrigação, mas pode oferecer, além dos cursos de graduação, pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.
Não tem obrigação, mas pode oferecer, além dos cursos de graduação, pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado.
Tem autonomia para criação de novos cursos e programas de ensino sem necessidade de aprovação do MEC. Tem autonomia para criação de novos cursos e programas de ensino sem necessidade de aprovação do MEC.
Precisa de autorização do MEC para criar cursos e programas de ensino.
No mínimo um terço do corpo docente tem titulação de mestrado ou doutorado. No mínimo um terço do corpo docente tem titulação de mestrado ou doutorado.
No mínimo um terço do corpo docente tem titulação de especialista (pós-graduação lato sensu).
No mínimo um terço do corpo docente com dedicação em tempo integral à instituição. No mínimo um quinto do corpo docente com dedicação em tempo integral à instituição.
Não tem exigência de professores com dedicação em tempo integral.
Tem campus maior para abrigar todas as faculdades, bibliotecas, alojamento para os estudantes, agências bancárias, etc. Pode funcionar como uma minicidade. Geralmente tem campus menor do que das universidades, por conter menos faculdades.
Comumente tem campus menor do que universidades e centros universitários.
Precisa atender a comunidade e ter aproximação com ela. Pode atender a comunidade e ter aproximação com ela.
Pode atender a comunidade e ter aproximação com ela.
Exemplos: USP, Unesp, Unicamp, Unicsul, Unip, UMC. Exemplos: Belas Artes, FMU, UniPaulistana, UniCarioca, Ulbra Manaus.

Você pode consultar a classificação das instituições de ensino superior brasileiras públicas e privadas no site do Cadastro e-MEC: emec.mec.gov.br 

Aa60baf82a779b25caac43c22373f1c6a716579a 8ddb2cd25748c85b5d7622aef6e7a8942efd4897

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54