Quem faz Gestão de Pessoas EaD pode atuar em múltiplas áreas, afinal, o curso é muito abrangente. Ao final da graduação, o recém-formado estará apto a promover o desenvolvimento dos funcionários de uma empresa ou departamento por meio de aspectos de motivação, negociação, liderança, estrutura e tecnologias.
Veja: Você tem perfil para estudar EaD? Faça o teste

O curso de Gestão de Pessoas é mais curto do que uma graduação regular, como bacharelado e licenciatura. Portanto, ele forma profissionais tecnólogos – o que ainda rende um diploma de curso superior. A graduação é mais curta porque tem disciplinas mais focadas no mercado de trabalho.
Por isso, é comum encontrar na sala de aula alguns alunos que já trabalham na área mas buscam profissionalização e, obviamente, o diploma na faculdade para incrementar as possibilidades na carreira.
Bolsas em Gestão de Pessoas EaD
Como é o curso de Gestão de Pessoas?
De acordo com normas definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deve ter, no mínimo, 450 horas de aulas. O plano pedagógico desenvolvido pela instituição de ensino deve ter claro os seus objetivos, programas, metodologias de ensino-aprendizagem, previsão de trabalhos discentes, avaliação e bibliografia bem definidos.
Após o término do curso, o ideal é que o recém-formado seja capaz de caçar talentos para empresa na qual trabalha, além de atuar ativamente no desenvolvimento de líderes, traçando planos de carreira para funcionários, estabelecendo metas e muito mais.
+ Tudo sobre o curso de MBA em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas
E tem mais um detalhe importante! Nem sempre o curso de Gestão de Pessoas aparece com este nome, tendo algumas variações possíveis – mas que contam com currículo muito parecido. O Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC aponta que, além de Gestão de Pessoas e Gestão de Recursos Humanos, o curso pode ser oferecido com os seguintes nomes:
- Desenvolvimento de Recursos Humanos
- Gerência de Desenvolvimento de Pessoas
- Gestão de Pessoas e Competências
- Gestão de Pessoas e das Relações de Trabalho
- Gestão de Pessoas nas Organizações
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão de Talentos
- Gestão em Controladoria e Recursos Humanos
- Recursos Humanos
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para Recursos Humanos
Teste de perfil EaD
Grade curricular de Gestão de Pessoas
Com uma carga horária menor que os bacharelados, o curso de Gestão de Pessoas costuma ser bastante objetivo em termos de práticas referentes ao mercado de trabalho. Mesmo assim, não faltam disciplinas que dão a base de sustentação teórica para a profissão.
Isso é muito importante, afinal, o profissional de Gestão de Pessoas deve estar disponível para traçar estratégias e promover o bom ambiente de organização dentro da empresa em que trabalha.
Por isso, matérias como Psicologia do Trabalho, Comunicação Empresarial e Desenvolvimento Organizacional fazem parte da grade. Disciplinas de gestão, inclusive, aparecem ao longo de todo o curso. Conheça algumas:
- Gestão das Organizações
- Gestão de Pessoas
- Gestão Estratégica
- Sistemas Gerenciais de Apoio à Decisão
Fora isso, podemos mencionar também as disciplinas que focam no dia a dia e na rotina a ser enfrentada por alguém formado em Gestão de Pessoas, tais como:
- Administração de Cargos e Salários
- Administração de Departamento Pessoal
- Recrutamento e Seleção de Pessoas
- Relações Trabalhistas
- Treinamento e Desenvolvimento de RH
Bolsas em Gestão de Pessoas EaD
O que faz um formado em Gestão de Pessoas?
O profissional formado em Gestão de Pessoas deve estar apto para motivar a equipe, observar o comportamento de alguns funcionários e traçar planos de carreira para que funcionários sejam valorizados e promovidos.
Portanto, o gestor de pessoas deve ser um impulsionador para os funcionários que já são parte do quadro da empresa, visando engajar o time e, consequentemente, trazer melhorias para a empresa em que se trabalha.
Além disso, os profissionais do ramos de Gestão de Pessoas – ou como são mais conhecidos, o famoso “RH” (Recursos Humanos) também costumam ser os responsáveis pelo desenvolvimento e criação de processos seletivos, selecionando e submetendo a testes aqueles que desejam fazer parte da empresa.
Quanto ganha alguém de Gestão de Pessoas?
Existem diversos níveis de atuação para o formado em Gestão de Pessoas. Um especialista, com experiência e um cargo mais alto da profissão, pode ganhar em torno de $7.000,00 reais, tendo um salário até $4.000,00 reais, em média. Mas a média salarial para esta carreira gira em torno dos $3.000,00 reais por mês.
Como é o curso de Gestão de Pessoas EaD?
A educação a distância (EaD) dá a oportunidade para estudar Gestão de Pessoas sem ter que frequentar a faculdade todos os dias e, mesmo assim, sair com um diploma que vale tanto quanto o presencial. Além da flexibilidade de horários e do conforto de estudar em casa, as mensalidades do curso de Gestão de Pessoas online são mais acessíveis.
Outros benefícios do EaD são a economia de tempo de deslocamento – afinal, você assiste às aulas sem sair de casa. Ademais, existe a economia de dinheiro com transporte e eventuais gastos com alimentação fora de casa.
Para fazer um curso EaD, é necessário ter um aparelho eletrônico com som e tela que possa se conectar à internet, como computador, notebook, tablet, celular ou outros. Assim, as aulas são assistidas de forma online. Para entregar trabalhos e realizar demais atividades, o aluno também consegue fazer tudo de maneira virtual!
Entretanto, para a realização de avaliações, é solicitado pelo MEC que ao menos uma prova semestral seja aplicada presencialmente.