Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

RH: quais são as novas tendências para o profissional de recursos humanos?

O setor de recursos humanos é o responsável pelo capital humano de uma empresa, fazendo com que os valores, a cultura e os colaboradores estejam alinhados para que ela alcance os seus objetivos. 

Por conta disso, o profissional de RH com um perfil estratégico e antenado às mudanças do mercado tem sido cada vez mais requisitado pelas empresas.

Essa nova tendência acaba gerando uma grande dúvida para quem deseja ingressar nessa área. Afinal, o que o mercado busca neste profissional? Fique atento, nos próximos parágrafos veremos um pouco mais sobre as tendências do RH e como esse setor funciona na prática. 

Leia mais: Recursos Humanos: Conheça a Rotina do Profissional de RH 


O que o mercado busca no novo profissional de RH?

A nova era da gestão de pessoas exige mais do profissional de RH. O mercado busca por profissionais estratégicos, que estejam aptos a lidar com novas tecnologias e que busquem diversas formas de se desenvolver. 

Além do aprendido na faculdade, é necessário buscar mais conteúdos e estar de olho nas principais tendências. Por isso, ao formar-se nesta área você deve buscar cursos de aprimoramento e ser o mais qualificado possível. Isso não quer dizer que você precisa saber fazer tudo, mas, você deve buscar ser o melhor dentro da área que você deseja seguir. 

Leia mais: Conheça As Áreas De Atuação Para O Profissional De RH 

Mas, para te dar um exemplo, podemos usar a área de recrutamento e seleção. Hoje em dia, essa área está muito mais focada em contratar e reter bons talentos. Otimizar ao máximo o processo de seleção para trazer o melhor talento para dentro empresa.  

Agora você já sabe o que o mercado busca no profissional de RH. Chegou a hora de sabermos quais são as atribuições dele. 

O que faz um profissional de RH atualmente?

Um pouco mais acima falamos sobre como o RH foi desmembrado e separado em diversas outras áreas. Por isso, hoje em dia um profissional de RH pode fazer de tudo. Separamos aqui algumas das principais atribuições:

Recrutamento e Seleção

Hoje em dia podemos dizer que a área de recrutamento e seleção de uma empresa deu uma grande virada. Agora existem plataformas específicas que conectam candidatos as empresas de acordo com os requisitos para a vaga. 

Essa mudança faz com que a empresa tenha mais assertividade ao contratar um profissional, visto que só vai para a entrevista final com o recrutador o perfil que for realmente compatível com a vaga. 

Retenção de talentos e desenvolvimento

Depois de atrair e contratar o novo talento, o RH também fica responsável pelo desenvolvimento e retenção, através de um bom plano de carreira, uma boa gestão de benefícios e oportunidades de desenvolvimento. 

Uma empresa consegue fazer com que os colaboradores se sintam à vontade dentro da organização e queiram permanecer nela. Dessa forma, ao passo que a organização desenvolve e molda esse colaborador, mais benefícios ele consegue entregar de volta para ela. 

Leia mais: Quais Habilidades Devo Desenvolver Para Atuar No RH? 

Gestão de pessoas 

Podemos dizer que a área de gestão de pessoas envolve diversos outros processos, mas, basicamente o profissional fica de olho no clima organizacional da empresa, na produtividade dos colaboradores, nos níveis de absenteísmo e rotatividade. 

Toda empresa deve estar de olho em todos esses indicadores. São eles que trazem um diagnóstico da organização e permitem uma virada de chave ou a criação de uma nova estratégia caso for necessário. 

Departamento pessoal 

Existem empresas que tratam as duas áreas como coisas diferentes. Entretanto, o setor de departamento pessoal também faz parte da gestão de pessoas de uma empresa.

Ele quem cuida da parte mais burocrática, que faz o controle da jornada de trabalho, da folha de pagamento dos colaboradores e garante que a empresa esteja de acordo com as normas da legislação, entre diversas outras atribuições.

Principais tecnologias que um profissional de RH deve conhecer

Plataformas de recrutamento e seleção 

Como vimos, as plataformas de recrutamento e seleção podem trazer os melhores talentos para sua organização. Por isso, é importante que o profissional conheça as principais desta área e aprenda mais sobre elas, como funcionam os processos e escolha uma plataforma que mantenha todo o processo em um único lugar. 

Leia mais: Competências Recomendadas Para Ser Um Bom Profissional De RH

Controle de jornada

Quando se fala em uso de novas tecnologias no RH, não podemos deixar de citar as novas plataformas de controle de jornada. 

Esses sistemas transformaram a gestão de frequência das empresas através do controle de ponto online. Um software que permite a marcação e o controle de ponto em uma única plataforma. 

Com essas ferramentas, as empresas não precisam mais demorar muito tempo para ter os dados necessários para fechar a folha de pagamento. O sistema já calcula as horas dos colaboradores e ainda traz bons indicadores de suas jornadas.

O processo é feito de forma muito mais estratégica e eficaz. Por isso, você deve conhecer todos esses novos sistemas e o quanto eles podem facilitar as rotinas do setor.

Gestão de desempenho

Por último, temos as plataformas de gestão de desempenho. Essas plataformas permitem que os colaboradores indiquem seus sentimentos em relação à empresa, peçam feedbacks e acompanhe seus resultados. 

Da parte da empresa, essas plataformas permite que a empresa crie pesquisas de satisfação, plano de metas e fique muito mais próximo dos sentimentos dos colaboradores e assim possa tomar as melhores decisões. 

Essas são apenas algumas das principais ferramentas que os profissionais de RH podem contar hoje em dia. É importante que os novos e antigos profissionais se adequem e extraiam o melhor da tecnologia para o seu dia a dia. 

Assim, você conseguirá os melhores resultados para sua empresa e consequentemente se tornará um profissional muito melhor!

Colaboração: Pontotel

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54