Temos recebido muitos e-mails com dúvidas sobre escolha profissional, mercado de trabalho, cursos, etc. Alguns desses e-mails serão escolhidos para serem respondidos em formato de texto aqui na Revista Quero.
+ Encontre bolsas de estudo de até 90% para Recursos Humanos
Hoje vamos responder ao e-mail do Fabiano, que enviou a seguinte mensagem:
“Sou Fabiano, estudante em Administração, curso técnico! Tenho muito desejo em trabalhar no Departamento de Recursos Humanos. Gosto de trabalhar em equipe. Quero saber quais qualidades pessoais devo desenvolver para atuar nesta área”
O mercado de Recursos Humanos pode abarcar profissionais de diferentes perfis, desde o mais organizado e analítico até o mais empático e flexível. Isso se dá porque é uma área que exige uma estrutura complexa para que tudo corra bem na relação entre funcionário e empregador.

Organizamos uma breve explicação sobre algumas das áreas de Recursos Humanos para que você veja a diversidade das atividades que são desenvolvidas no setor:
Áreas de Recursos Humanos
Recrutamento e Seleção
A área de Recrutamento e Seleção é responsável pela demanda de atrair e selecionar* novos funcionários para uma organização.
Formação comum dos profissionais que atuam com R&S: Psicologia, Administração e Gestão de Recursos Humanos.
* a aplicação de testes psicológicos durante o processo de seleção é uma prática reservada apenas para psicólogos.
Departamento Pessoal
O Departamento Pessoal é a área responsável pela folha de pagamento, gestão de faltas e atestados. É uma área que faz interface com os setores Jurídico e Financeiro, efetivando contratações e demissões, e, além de outras atribuições, certifica que a empresa está em conformidade com as leis trabalhistas.
Formação comum dos profissionais que atuam com DP: Administração, Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis.
+ Tudo sobre o curso de MBA em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas
Benefícios
A área de Benefícios faz a gestão de convênios médicos e odontológicos, vale transporte, etc. Em empresas de pequeno e médio porte as tarefas dessa área acabam sendo executadas por profissionais de outras áreas de RH ou da administrativa.
Formação comum dos profissionais que atuam com Benefícios: Administração, Gestão de Recursos Humanos e Serviço Social.
Treinamento e Desenvolvimento
A área de T&D é a responsável por trabalhar pontos de melhoria identificados pela gestão, aplica treinamentos de ordem técnica ou comportamental e acompanha o desempenho e desenvolvimento profissional do funcionário na empresa.
Formação comum dos profissionais que atuam com T&D: Psicologia, Pedagogia e Administração.
Ah, lembrando que essas são só algumas das áreas de Recursos Humanos. Caso queira pesquisar de forma mais profunda, recomendo que conheça as áreas de Saúde e Segurança, Cargos e Salários, Retenção, Relações Sindicais, Medicina do Trabalho, e ainda ficar de olho nas tendências do mercado, como por exemplo People Analytics.