Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Quais habilidades devo desenvolver para atuar no RH?

Veja a resposta da dúvida encaminhada por um leitor via e-mail para nossa redação

Temos recebido muitos e-mails com dúvidas sobre escolha profissional, mercado de trabalho, cursos, etc. Alguns desses e-mails serão escolhidos para serem respondidos em formato de texto aqui na Revista Quero.

+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para Recursos Humanos

Hoje vamos responder ao e-mail do Fabiano, que enviou a seguinte mensagem:

“Sou Fabiano, estudante em Administração, curso técnico! Tenho muito desejo em trabalhar no Departamento de Recursos Humanos. Gosto de trabalhar em equipe. Quero saber quais qualidades pessoais devo desenvolver para atuar nesta área”

O mercado de Recursos Humanos pode abarcar profissionais de diferentes perfis, desde o mais organizado e analítico até o mais empático e flexível. Isso se dá porque é uma área que exige uma estrutura complexa para que tudo corra bem na relação entre funcionário e empregador.

Organizamos uma breve explicação sobre algumas das áreas de Recursos Humanos para que você veja a diversidade das atividades que são desenvolvidas no setor:

Áreas de Recursos Humanos

Recrutamento e Seleção
A área de Recrutamento e Seleção é responsável pela demanda de atrair e selecionar* novos funcionários para uma organização.
Formação comum dos profissionais que atuam com R&S: Psicologia, Administração e Gestão de Recursos Humanos.

a aplicação de testes psicológicos durante o processo de seleção é uma prática reservada apenas para psicólogos.

Departamento Pessoal
O Departamento Pessoal é a área responsável pela folha de pagamento, gestão de faltas e atestados. É uma área que faz interface com os setores Jurídico e Financeiro, efetivando contratações e demissões, e, além de outras atribuições, certifica que a empresa está em conformidade com as leis trabalhistas.
Formação comum dos profissionais que atuam com DP: Administração, Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis.

+ Tudo sobre o curso de MBA em Gestão de Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas

Benefícios
A área de Benefícios faz a gestão de convênios médicos e odontológicos, vale transporte, etc. Em empresas de pequeno e médio porte as tarefas dessa área acabam sendo executadas por profissionais de outras áreas de RH ou da administrativa.
Formação comum dos profissionais que atuam com Benefícios: Administração, Gestão de Recursos Humanos e Serviço Social.

Treinamento e Desenvolvimento
A área de T&D é a responsável por trabalhar pontos de melhoria identificados pela gestão, aplica treinamentos de ordem técnica ou comportamental e acompanha o desempenho e desenvolvimento profissional do funcionário na empresa.
Formação comum dos profissionais que atuam com T&D: Psicologia, Pedagogia e Administração.

Ah, lembrando que essas são só algumas das áreas de Recursos Humanos. Caso queira pesquisar de forma mais profunda, recomendo que conheça as áreas de Saúde e Segurança, Cargos e Salários, Retenção, Relações Sindicais, Medicina do Trabalho, e ainda ficar de olho nas tendências do mercado, como por exemplo People Analytics.

Habilidades dos profissionais de Recursos Humanos

Como vimos logo acima, um setor de Recursos Humanos comporta diversos perfis profissionais e, para cada área, os requisitos serão diferentes. Entretanto, podemos pensar em habilidades básicas que podem ser úteis em todas as áreas, algumas em níveis maiores e outras em níveis menores. Como por exemplo:

  • Ser empático;
  • solucionar e mediar conflitos;
  • ter visão global;
  • ter boa comunicação;
  • ser objetivo;
  • gerenciar riscos;
  • ter uma imagem confiável;
  • ser organizado;
  • ter uma boa capacidade analítica;
  • ser flexível;
  • saber negociar;
  • dentre outras.

Também é importante ressaltar que é uma área que requer atualizações frequentes, portanto você precisa gostar de estudar e aprender.

Técnico, Tecnólogo ou Bacharelado

Cursando Técnico em Administração é possível sim conquistar espaço na área de Recursos Humanos, entretanto, caso você tenha interesse em ter uma carreira sólida e alcançar novos cargos, é interessante que faça um Curso Superior.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

No caso do leitor Fabiano, que parece estar decidido com relação a área, o curso Gestão de Recursos Humanos pode ser uma boa opção, já que tem uma duração menor justamente por ser um curso voltado para aplicação prática no mercado de trabalho.

Dica: Exemplo de Grade Curricular De Gestão de RH

Mas para quem quer trabalhar na área de Recursos Humanos e, por garantia, ter uma formação generalista, o curso de Administração pode atender bem ao desejado, pois abrange temas como Economia, Direito, Estatística, Mercado Financeiro, dentre outros.

Dica: Exemplo de Grade Curricular de Administração


Para todos os leitores que tiverem alguma dúvida assim como o Fabiano, deixem nos comentários que responderemos.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações