Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

7 livros para aprender sobre gestão de pessoas

Todo profissional de RH, inclusive gestores e líderes, precisam estar sempre em dia com as melhores estratégias de motivação e engajamento do capital humano. Logo, contar com bons livros sobre gestão de pessoas pode ser uma ótima opção para se manter atualizado e desenvolver times de alta performance.

Isso porque, com o surgimento constante de tecnologias e a nova geração de profissionais nas empresas, é fundamental consultar autores que são referência no mercado para entender as mudanças da área. 

Para auxiliar na escolha dos melhores autores e obras, preparamos para você uma lista com 7 opções de leituras fundamentais sobre gestão de pessoas. Ficou interessado? Então, acompanhe!

Leia mais: Como a pós-graduação em gestão de pessoas vai mudar a sua carreira 


1. “Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações” — Idalberto Chiavenato

Sabemos que o RH moderno, impactado pela evolução tecnológica da área, conta com diversos softwares e ferramentas que possibilitam a otimização dos processos mais burocráticos do setor. Assim, sobra mais tempo para o RH ser mais estratégico, focando sua gestão no desenvolvimento de pessoas, assumindo um papel de protagonismo dentro das organizações. 

Pensando nisso, Chiavenato apresenta nesta obra o conhecimento e as competências necessárias para que o Recursos Humanos elabore estratégias, execute ações e tome decisões assertivas para atrair, desenvolver, reter e identificar talentos.

Nesse cenário, ele aborda com detalhes seis processos fundamentais do novo RH:

  • Agregar;

  • Aplicar;

  • Recompensar;

  • Desenvolver;

  • Manter Pessoas;

  • Monitorar.

2. “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” — Stephen R. Covey

Mesmo não sendo necessariamente voltado ao setor de Recursos Humanos, este livro é referência mundial na área de negócios.

A obra aborda a importância do indivíduo conhecer a si mesmo para que ele possa refletir sobre seus pontos fortes e fracos, além de suas atitudes e hábitos, podendo modificá-los de acordo com os objetivos de sua vida.

E esse autoconhecimento proporciona um aperfeiçoamento não só como indivíduo, mas também no âmbito profissional, na sua vida pessoal e, até mesmo, nas relações familiares. 

Além disso, o autor ressalta a importância de compreender o outro para também ser compreendido. Esse entendimento é uma ferramenta fundamental para facilitar o trabalho do RH, já que um dos princípios da gestão de pessoas é o entendimento de que as pessoas são diferentes e se comportam de maneiras diferentes diante das mesmas situações.

Leia mais: 9 cursos gratuitos para você se especializar em gestão de pessoas 

3. “Descubra Seus Pontos Fortes” — Marcus Buckingham; Donald Clifton

Essa obra surgiu na percepção dos autores de que a maioria das organizações ainda não baseia sua gestão com foco nas aptidões de seus colaboradores. Ao invés disso, elas investem tempo e dinheiro em ações com o intuito de melhorar habilidades em que elas não são tão boas, pensando que essa é a solução para alcançar os melhores resultados

Mas os autores ressaltam que o segredo para ter um time de alta performance está exatamente na gestão de pessoas com foco no perfil comportamental, desenvolvendo aquilo que cada colaborador faz de melhor, deixando seus pontos fracos em segundo plano.

Além disso, o livro conta com um programa em torno do teste 'Descubra a fonte de seus pontos fortes'. Assim, ele auxilia, de forma prática, os gestores e líderes a conhecerem seus pontos fortes e o de seus colaboradores. 

4. “Como fazer amigos e influenciar pessoas” — Dale Carnegie

Mesmo sendo lançado em 1937, esse livro até hoje é considerado um dos maiores best-sellers do mundo. O motivo está na sensibilidade do autor em relação ao comportamento humano e como se relacionar com as pessoas da melhor forma.

Para isso, Dale Carnegie dá uma série de dicas que podem ser aplicadas no mundo corporativo, como: não reclamar, sorrir, lembrar-se do nome das pessoas, fazer com que a outra pessoa diga “sim”, lançar desafios etc. Além disso, a obra também conta com diversos cases reais, reforçando a eficiência das suas técnicas de relacionamento e influência. 

Leia mais: 50 melhores cursos tecnólogos da área de Gestão, segundo o MEC 

5. “Comunicação Não-Violenta” — Marshall B. Rosenberg

A forma como expomos nossos pensamentos em relação ao outro é o motivo de boa parte dos conflitos de relacionamento. Com base nessa ideia, o psicólogo Marshall Rosenberg desenvolveu o conceito de Comunicação Não-Violenta (CNV) que, de acordo com ele, é a chave para estimular a compaixão e a empatia.

Assim, as pessoas podem criar diálogos mais estruturados, que identifiquem melhor nossas necessidades não atendidas e os sentimentos que discorrem disso.

Ainda, “Comunicação Não-Violenta” é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas por se tratar de um manual didático sobre o aperfeiçoamento das relações e comunicação interpessoais, tendo uma influência no clima organizacional por evitar conflitos comuns no dia a dia das empresas.

6. “O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança” — James C. Hunter

Se você, enquanto gestor de pessoas, tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor para a empresa e, além disso, gostaria de se relacionar melhor com seus colaboradores, vai encontrar, neste livro, personagens, ideias e exemplos práticos que mudarão a sua visão da forma de lidar com as pessoas. 

Com uma narrativa envolvente, mais do que ensinamentos de como se tornar um líder que inspire seus liderados, “O monge e o executivo” também é uma lição sobre como se tornar um ser humano melhor em todos os âmbitos.

Leia mais: 14 pós-graduações mais procuradas na área de gestão

7. “Criatividade S.A.” — Ed Catmull

Como o próprio título do livro já sugere, a criatividade do autor fez com que ele ganhasse, nada menos, que 5 estatuetas do Oscar por seu trabalho como presidente da Disney Animation e Pixar Animation.

Assim, Ed Catmull tem como objetivo, nessa obra, transmitir como estratégias e ações de gestão de pessoas que estimulam, principalmente, a criatividade, podem ser adotadas para superar as barreiras em prol do atingimento de metas e objetivos.

Algumas das ideias de gestão pautadas na obra são que todos têm potencial para serem criativos e para que essa habilidade seja desenvolvida é necessário criar um ambiente de trabalho fértil e um clima organizacional sadio.

Por que é importante aprimorar seus conhecimentos na gestão de pessoas? 

Gestão de pessoas é um tema que tem ganhado cada vez mais espaço e relevância nas organizações. Logo, as empresas que não se adaptarem a essa tendência de gestão com foco em comportamento, acabarão ficando para trás no mercado. 

Além disso, é visível o impacto positivo que a gestão de pessoas traz para o ambiente corporativo. Assim, quando uma organização investe no seu capital humano, com ações que estimulam seu crescimento, motivação e engajamento, o profissional se sente importante dentro da empresa, por entender que é valorizado como indivíduo. Logo, ele produzirá muito mais e alcançará resultados incríveis.

Nesse cenário, o profissional de RH deve estar munido de informações, dados e conhecimentos atualizados da área de gestão de pessoas, para aumentar resultados e permitir que colaboradores e empresa cresçam juntos e ambos mantenham um diferencial no mercado.

Então, o que achou das nossas dicas de livros sobre gestão de pessoas? Por meio dessas obras, com toda certeza, você terá uma visão mais estratégica do seu time e poderá tomar decisões mais assertivas, atraindo, desenvolvendo e retendo os melhores talentos em um mercado cada vez mais competitivo. 

Se o artigo foi útil, então, não deixe de acessar o conteúdo com as melhores frases inspiracionais de gestão de pessoas!

Colaboração: Sólides

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54