Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Universidades

Entenda como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC

por Victória Linard em 13/08/21

Como saber se um curso a distância (EaD) é reconhecido pelo MEC? Se você quer conquistar um diploma reconhecido no mercado de trabalho, é preciso saber detalhes como este. 

como saber se um curso ead é reconhecido pelo MEC

O que é um curso reconhecido pelo MEC?

A sigla MEC quer dizer Ministério da Educação. O Ministério da Educação é o órgão responsável por regulamentar, fiscalizar e acompanhar de perto as instituições de ensino e os cursos por ela fornecidos. Portanto, o MEC realiza avaliações periódicas para mensurar a qualidade de universidades, faculdades, centro universitários, escolas e muito mais - assim como os cursos que estes locais oferecem.

Para avaliar e mensurar a qualidade de um curso superior EAD, o Ministério da Educação toma como base o resultado de uma prova chamada Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Além disso, o órgão também considera critérios como corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. A nota pode transitar de 1 a 5, sendo 1 e 2 insuficientes, 3 suficiente e as notas maiores, 4 e 5 são indicativos de que um curso está mais do que suficiente e satisfatório.

Quando um curso é reprovado pelo MEC (tirando notas como 1 e 2), ele perde alguns benefícios muito importantes. Dessa forma, podemos observar alguns cursos não reconhecidos pelo MEC, ou seja, impossibilitados de emitir diplomas válidos aos seus alunos recém-formados. Posteriormente, a instituição de ensino pode submeter seus alunos novamente à prova do Enade, em busca de reverter a situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Todo curso EAD é reconhecido pelo MEC?

Não é bem assim que funciona, mas vamos por etapas na explicação. Tanto cursos na modalidade de ensino EAD (ensino a distância) como cursos presenciais podem sim ser reconhecidos pelo MEC. Isso vai depender do resultado das avaliações aplicadas pelo Ministério da Educação.

Afinal, a instituição de ensino e o curso por ela fornecido são de qualidade? Então sim, este curso será reconhecido pelo MEC - e isso se aplica aos ministrados em EAD.

Portanto, é primordial poder comprovar em um futuro emprego ou universidade (em casos de pós-graduação) que você realmente tem experiência e formação em determinada área. 

Entretanto, quando o recém-formado não possui diploma válido de conclusão de curso, isso se torna inviável. Para quem deseja concorrer a cargos públicos, isso pode ser ainda mais frustrante, pois os cargos disponibilizados nesta modalidade exigem comprovação oficial de conclusão de curso.

Como você já pôde notar, desperdiçar tempo, dinheiro e energia em um curso superior não reconhecido pelo MEC pode ser o fruto de uma dor de cabeça daquelas. Por isso, é melhor pesquisar bastante antes de embarcar em uma furada como essas!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Como saber se um curso EAD é reconhecido pelo MEC?

Mas e então, como eu faço para saber se o curso que quero fazer é reconhecido pelo MEC ou não? Bom, para isso, é necessário realizar uma pesquisa - que pode ser feita online e de forma descomplicada. Acesse a página do “E-MEC”, que corresponde ao Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, e realize a pesquisa.

O E-MEC, de acordo com o próprio site, se define como a base de dados oficial dos cursos e Instituições de Educação Superior - IES. Os dados do Cadastro e-MEC devem guardar conformidade com os atos autorizativos dos cursos e das IES, editados pelo Poder Público ou órgão competente das instituições, nos limites do exercício de sua autonomia”

Para fazer uma consulta, siga o passo-a-passo: 

Na página inicial do E-MEC, você deve clicar em “Buscar por:” na opção “Instituição de Ensino Superior”. Em seguida, assinale as seguintes opções de acordo com o foco de sua pesquisa. Afinal, pelo o que você busca: somente a instituição de ensino como um todo ou um curso específico? É possível filtrar o resultado final em múltiplas opções. 

Ao final da pesquisa, o site irá gerar uma tabela de Excel com os dados correspondentes aos filtros implementados na busca feita pelo usuário com as tão desejadas respostas.

Leia também: Descubra se a UniBTA é reconhecida pelo MEC
Saiba quais são os melhores cursos EaD reconhecidos pelo MEC

Comece já um curso EAD reconhecido pelo MEC

Já pensou em ingressar num curso EAD reconhecido pelo MEC com uma bolsa de estudos? Na plataforma da Quero Bolsa, você encontra vagas com desconto de até 85% para cursos EAD no Brasil todo.

Encontrar bolsas para EAD

Melhores cursos avaliados pelo MEC

Que tal dar uma olhada em algumas opções de cursos de ensino superior em instituições de ensino privadas que são reconhecidos pelo MEC? 

Para te ajudar, a Revista Quero selecionou os melhores cursos EaD reconhecidos pelo MEC, ou seja, que chegaram até notas 4 e 5 a partir do resultado de provas como o Enade e outros critérios avaliativos explicados acima. 

Veja alguns cursos e suas instituições com nota 5 no MEC:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Além dos cursos nota cinco, as graduações com nota 4 também são consideradas acima da média. Veja quais são elas: 

Quer conhecer mais cursos e instituições de ensino? A lista continua e é repleta de opções. Acesse: Saiba quais são os melhores cursos EaD reconhecidos pelo MEC.

Se seu curso não está na lista, não se preocupe! No site da Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo em mais mil instituições de ensino reconhecidas pelo MEC. E o melhor, sem precisar comprovar renda ou renovar o benefício. Confira! 

Encontrar bolsas para EAD

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54