Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Direito a distância é aprovado pelo MEC? Entenda

por Giovana Murça em 15/07/21

O curso de Direito é a graduação mais buscada do Brasil! Essa formação lidera o ranking de maiores graduações em número de matriculados. Em 2018, eram mais de 830 mil alunos no curso, segundo o Censo da Educação Superior.

A graduação em Direito habilita profissionais a cuidar da aplicação das leis e normas jurídicas. O formado pode seguir carreira jurídica, como advogado, promotor de justiça, juiz, ou ainda policial, como delegado, por exemplo.

direito a distância

Uma das dúvidas frequentes dos interessados nessa graduação é: “Existe curso de Direito a distância?” A pergunta é mais do que natural já que a modalidade de Ensino a Distância (EaD) apresenta uma tendência de crescimento nos últimos anos e se popularizou ainda mais com a pandemia.

Existe faculdade de Direito a distância?

Não! O Ministério da Educação (MEC) ainda não autoriza o funcionamento de cursos de Direito na modalidade EaD. Portanto, não existem cursos de Direito a distância reconhecidos pelo ministério e com o diploma válido.

Há mais de 10 anos, várias instituições de ensino superior acompanham o andamento de seus pedidos de autorização do curso de Direito EaD no MEC. Até agora, nenhuma instituição foi autorizada a oferecer o curso. 

Mas, este cenário pode mudar nos próximos meses. Isso porque, em 2019, o MEC deu prosseguimento ao processo de análise das propostas de cursos de Direito a distância, iniciando as avaliações presenciais nas instituições. 

Entretanto, a Ordem Nacional dos Advogados do Brasil (OAB) interviu judicialmente no caso, se manifestando contrária à regulamentação dos cursos de Direito na modalidade a distância

Em fevereiro de 2020, a Justiça determinou que cabe exclusivamente ao MEC autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar cursos do ensino superior. Ficando, assim, aos conselhos profissionais, somente o papel de opinar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Por que não existe Direito a distância?

O curso de Direito faz parte do rol de cursos tradicionais da modalidade presencial, como Medicina, Psicologia e Enfermagem. O principal argumento dos conselhos profissionais é de que essas graduações necessitam da prática em sala de aula para formar profissionais bem qualificados.

No caso do curso de Direito, a OAB é a maior força contrária à autorização dessa graduação a distância. Entre os argumentos da organização, o maior é a preocupação com a qualidade do ensino.

A instituição aponta que não existe legislação específica que autorize a oferta de cursos de Direito a distância e que as diretrizes curriculares do curso não são compatíveis com uma formação virtual.

No pedido judicial, a OAB ainda declara: “O ensino jurídico no país se encontra em um processo de expansão desordenada de graduações de baixa qualidade, como comprova o reduzido desempenho estudantil”.

Quando vai existir Direito EAD?

Apesar dos avanços nos processos de credenciamento dos cursos de Direito a distância, ainda não há previsão de quando as primeiras instituições serão autorizadas a ofertar o curso na modalidade EaD. 

Em 2020, após avançar para a última etapa da avaliação, uma instituição chegou a anunciar a abertura de vagas para o que seria a primeira turma de Direito a distância do país, mas o MEC suspendeu o processo.

Com a decisão favorável da Justiça, o MEC deu andamento às avaliações in loco, isto é, presenciais. Mas, o processo foi interrompido com a chegada da pandemia. Em abril deste ano, o ministério começou a realizar as visitas de forma virtual.

direito a distância

Uma das instituições que receberam a visita virtual foi a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), que obteve nota máxima na última etapa do credenciamento. Mas, assim como outras instituições, ainda não teve o curso oficialmente autorizado.

Na legislação atual, a instituição pode incluir a modalidade de EaD na organização pedagógica e curricular dos cursos presenciais em até 40% da carga horária total do curso, exceto no curso de Medicina. Portanto, é possível que o curso de Direito tenha algumas matérias virtuais.

Como é o curso de Direito?

O curso de Direito é uma graduação de nível bacharelado, com duração média de 5 anos. De acordo com as Diretrizes Curriculares do MEC, o curso deve formar profissionais com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, e com uma postura reflexiva e visão crítica.

Ao longo do curso, os estudantes devem desenvolver as seguintes habilidades:

  • leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;

  • interpretação e aplicação do Direito;

  • pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;

  • adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;

  • correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;

  • utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica;

  • julgamento e tomada de decisões;

  • domínio de tecnologias e métodos para permanente compreensão e aplicação do Direito.

A grade curricular do curso é composta pelos eixos “Conteúdos de Formação Fundamental”, que relaciona o Direito com outras áreas do conhecimento, “Conteúdos de Formação Profissional”, que aborda os diversos ramos do Direito, e “Conteúdos de Formação Prática”, que inclui as atividades práticas, o estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Confira: Grade curricular do curso do Direito
Teste Vocacional para Direito: descubra se tem perfil para o curso

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Outros cursos da área do Direito EaD

Para aquele que desejam atuar na área jurídica mas querem estudar na modalidade a distância, existem opções de cursos tecnólogos na área do Direito que são oferecidos no formato EaD.

Uma dessas opções é o curso de Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais, que habilita profissionais a trabalhar em cartórios e prestar serviços de apoio técnico em escritórios de advocacia, de contabilidade ou em imobiliárias. 

Outra opção é o curso de Mediação. Essa graduação forma profissionais para atuar na prestação de assistência e na administração de conflitos familiares, comunitários e trabalhistas.

Bolsas de estudo para cursar Direito

Pensando em cursar Direito ou outros cursos da área? A plataforma Quero Bola oferece bolsas de estudo de até 85% de desconto por todo curso, sem precisar comprovar renda ou renovar a bolsa.

Encontrar bolsas de estudo

Leia mais: Áreas do Direito: quais são as oportunidades para quem se forma nesse curso
Direito: saiba quais são os maiores salários da carreira jurídica

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Tags relacionadas:

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54