Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Delegado: tudo sobre a profissão

O responsável por liderar equipes da Polícia Civil ou Polícia Federal

Profissão é muito concorrida nos concursos, principalmente pelo salário que varia entre R$ 9 mil e R$ 24 mil, dependendo do estado

delegado

Sobre a profissão

O delegado é o profissional concursado que serve ao Estado como agente da lei, liderando quadros da Polícia Civil ou Polícia Federal.

Na Polícia Civil, o delegado é o chefe da instituição policial local, nas circunscrições da polícia para a qual ele foi designado, executando todas as competências atribuídas ao cargo no desempenho de funções

Já na Polícia Federal, o delegado preside os Inquéritos Policiais e dirige as atividades da Polícia Judiciária. 

Em sua rotina de trabalho, os delegados atuam coordenando as atividades policiais, solicitando medidas protetivas ao Juiz, administrando as delegacias e, principalmente, comandando as investigações de crimes. Em geral, os delegados federais investigam crimes federais; políticos; com repercussão interestadual ou internacional; e crimes de tráfico de drogas e contrabando. Já os delegados civis apuram todos os outros, exceto crimes de militares. 

Seguindo a Constituição Federal do Brasil, o delegado chefia a jurisdição da Polícia Civil, podendo também ser nomeado para diversos cargos da corporação em toda sua estrutura administrativa.

Na Polícia Federal, o profissional representa a estrutura da Polícia Judiciária e a presidência de Inquéritos Policiais, mas somente lidera uma delegacia quando nomeado para Cargo em Comissão.

Dentre outros atos, compete ao delegado exercer funções do dia a dia como lavrar autos de prisão em flagrante, presidir inquéritos policiais, orientando os rumos das investigações e elaborando portarias, despachos interlocutórios e relatórios, apreender objetos de ação do ato criminoso, solicitar perícias para formalização de provas, criar relatórios, bem como apresentar pela decretação judicial de prisões temporárias ou preventivas, autorizar fiança quando a pena máxima é de até 4 anos e determinar o afastamento de qualquer servidor que seja autuado pelo crime de lavagem de dinheiro.

Delegado

Como se tornar um Delegado?

De acordo com a Constituição Brasileira, o delegado precisa ser graduado em Direito, não sendo necessária a habilitação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Desde 1988, é proibida a nomeação política por governadores de Estado para delegados, sendo que todos os profissionais que chefiarem jurisdições policiais devem, além da faculdade de Direito, submeterem-se à aprovação de concurso público e posterior nomeação pelo Poder Executivo.

Ou seja, para quem deseja seguir carreira como delegado, a única forma existente no Brasil é concluir uma graduação em Direito e se dedicar aos estudos para concursos públicos para o cargo, aguardando as formalidades do processo para assumir o cargo em alguma jurisdição.

Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.