Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Delegado da polícia federal: tudo sobre a profissão

O profissional que coordena as ações investigativas da Polícia Federal. Atividades burocráticas e de campo fazem parte do dia a dia do especialista.
delegado da polícia federal

Sobre a profissão

O delegado da Polícia Federal é o o profissional responsável por conduzir ações investigativas da PF, garantindo a segurança nacional e os interesses da União. Sua função é supervisionar inquéritos, combatendo a lavagem de dinheiro, contrabando, crimes cibernéticos, corrupção, crimes ambientais, e crimes contra o sistema financeiro.


O delegado também exerce funções administrativas e judiciais. Isso incluir a deflagração de medidas de busca e apreensão, interceptações telefônicas e prisões preventivas, em conformidade com a legislação brasileira.


É ele quem dirige e supervisiona os inquéritos policiais, analisando as evidências coletadas e garantindo que os procedimentos legais sejam seguidos com rigor. Ele atua como um elo entre a investigação criminal e o sistema judiciário, apresentando relatórios e pareceres técnicos para embasar decisões do Ministério Público.


Além de liderar equipes de agentes, escrivães e peritos, o delegado da Polícia Federal participa da elaboração de estratégias operacionais, organiza ações de inteligência e gerencia recursos destinados às operações.


De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), é atribuído ao profissional:


  • Presidir com exclusividade as atividades de polícia judiciária;
  • Dirigir e coordenar as atividades de repressão às infrações penais para restabelecer a ordem e segurança individual e coletiva;
  • Administrar atividades de interesse da segurança pública;
  • Expedir documentos públicos e administrar recursos humanos e materiais.


+ Encontre bolsas de estudo para o curso de Direito

O delegado da PF é o principal responsável pela condução de investigações, incumbido de tomar decisões estratégicas, coletar provas, coordenar equipes de agentes e estabelecer o direcionamento das ações no combate ao crime organizado.


Seu trabalho é marcado pela supervisão de inquéritos policiais, análise de relatórios de inteligência, orientação dos agentes nas operações e preparação dos processos que são enviados à Justiça. Além disso, ele coordena diligências, realiza prisões, solicita mandados de busca e apreensão e conduz interrogatórios.


A função exige o contato com órgãos de segurança pública e com o Ministério Público, para garantir que as investigações sigam a legislação e os direitos constitucionais. Os delegados também participam de operações conjuntas com outras forças de segurança, como a Polícia Militar e as Forças Armadas, especialmente quando se trata de investigações que exigem o envolvimento de múltiplos recursos.


Além das atividades diretamente relacionadas ao combate ao crime, o delegado também se envolve em reuniões com autoridades judiciais e em processos de elaboração de relatórios e documentos oficiais que consolidam as informações coletadas durante as investigações. 

O delegado da PF trabalha em unidades da Polícia Federal. Ele pode ser alocado em superintendências regionais, que estão presentes em cada estado brasileiro, e nas delegacias descentralizadas, localizadas em cidades estratégicas.


Além disso, o delegado encontra oportunidades em áreas especializadas, como a Divisão de Combate ao Crime Organizado, Interpol, Divisão de Repressão a Crimes Financeiros, e outras divisões voltadas para a repressão de crimes. O profissional pode ser designado, ainda, para trabalhar em fronteiras, aeroportos e portos, onde exerce funções relacionadas à fiscalização de entradas e saídas do país, combate ao tráfico de pessoas e outras atividades ilícitas transnacionais.


Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Por que ser um Delegado da polícia federal?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Delegado da polícia federal?

    Para se tornar um delegado da Polícia Federal, é necessário completar o percurso acadêmico em Direito, alcançando a titulação de bacharel. Além disso, é exigido três anos de experiência em atividade jurídica, comprovados até a data da posse no cargo.

    Cumpridas as exigências iniciais, é preciso ser aprovado em um concurso público, que envolve a realização de uma prova objetiva e discursiva, além de exame de aptidão física, avaliação psicológica, prova oral, prova de títulos, e investigação social.

    Uma vez selecionado, o candidato passa por um período de formação na Academia Nacional de Polícia, onde é submetido a um curso que inclui treinamentos práticos e teóricos relacionados à atividade policial, táticas de investigação e operações especiais, para, assim, ser nomeado como delegado da Polícia Federal.

    Se você deseja ingressar na carreira de delegado, nós podemos te ajudar! No site da Quero Bolsa, você poderá conferir bolsas com descontos de até 80% para a formação em Direito.

    Qual curso fazer para ser Delegado da polícia federal?

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.