Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Delegado da polícia federal: tudo sobre a profissão

O profissional que coordena as ações investigativas da Polícia Federal. Atividades burocráticas e de campo fazem parte do dia a dia do especialista.
delegado da polícia federal

Sobre a profissão

O delegado da Polícia Federal é o profissional responsável por coordenar as ações investigativas da PF. A atuação do especialista abrange a condução de inquéritos políciais, envolvendo ações de quebra de sigilo, interrogatórios, delação premiada e interceptações telefônicas.


As áreas comumente presentes no setor incluem o combate ao tráfico, crimes previdenciários, crimes contra o patrimônio, além de investigações relacionadas ao desvio de recursos públicos. Devido a variedade de opções, o delegado da Polícia Federal pode desempenhar as atividades em diferentes delegacias, o que resulta em ações específicas, tanto administrativas, quanto operacionais.


Durante seu dia a dia, o profissional lida com questões burocráticas, emitindo documentos e relatórios. Por outro lado, o delegado também atua em campo, participando diretamente das ações desenvolvidas pela Polícia Federal. Confira, como exemplo, algumas das atribuições relacionadas ao especialista, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO):


  • Presidir com exclusividade as atividades de polícia judiciária;
  • Dirigir e coordenar as atividades de repressão às infrações penais para restabelecer a ordem e segurança individual e coletiva;
  • Administrar atividades de interesse da segurança pública;
  • Expedir documentos públicos e administrar recursos humanos e materiais.

Em seu dia a dia, o delegado da Polícia Federal coordena as ações investigativas da PF, presidindo inquéritos, comandando investigações, respaldando ações de interrogação, interceptação telefônica, delação premiada, entre outras possibilidades relacionadas.

Em suma, cabe ao profissional desempenhar ações relacionadas à:


De acordo com a área optada pelo profissional, atividades burocráticas poderão preencher majoritariamente a carga de trabalho do delegado. Em contrapartida, existem campos que demandam ações de campo, permitindo que o profissional atue em blitz, vigilâncias e deportações.

O delegado da Polícia Federal atua em delegacias da PF, coordenando ações e inquéritos, comandando operações e organizando ações investigativas. Assim como mencionado anteriormente, as atividades desempenhadas pelo profissional sofrem variações de acordo com o setor optado pelo especialista. Confira as principais alternativas:


  • Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE)
  • Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor)
  • Divisão de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (DMAPH)

Quanto ganha o Delegado da polícia federal?

O delegado da Polícia Federal inicia sua carreira com o salário de, em média, R$ 27.000,00. Saiba, porém, que a remuneração do profissional pode variar de acordo com o seu nível de carreira. O especialista, na ultima classe, recebe valores que podem chegar a R$ 30,000.00.


Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Por que ser um Delegado da polícia federal?

Panorama no estado de:
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Como se tornar um Delegado da polícia federal?

    Para se tornar delegado da Polícia Federal, o profissional deve contar, incialmente, com formação superior em Direito. O curso possui duração de 5 anos, sendo ofertado em nível de bacharelado. Durante a formação, o estudante compreenderá conceitos jurídicos aplicados às diferentes áreas, como penal e administrativa, por exemplo.

    Para o desenvolvimento das competências listadas, o curso apresenta conteúdos específicos. Confia algumas das temáticas amplamente abordadas na formação:

    • Direito Processual Civil
    • Direito Processual Penal
    • Direito Processual do Trabalho
    • Direito de Família
    • Direito do Consumidor
    • Antropologia e Direito
    • Economia e Direito
    • Filosofia Geral e Jurídica
    • Processo Constitucional

    Após a conclusão do curso, o profissional deverá, tendo em vista o ingresso na carreira de delegado, optar pela realização de um concurso público da área, demandando, ao menos, 3 anos de atividade jurídica ou policial.

    Vale ressaltar que a aprovação no setor inclui a investigação social do candidato, além de testes de aptidão física. Nesse cenário, o profissional deve compor a turma de formação, desenvolvendo aulas de combate físico, tiro ao alvo e compreendendo as questões burocráticas do cargo.

    Se você deseja ingressar na carreira de delegado, nós podemos te ajudar! No site da Quero Bolsa, você poderá conferir bolsas com descontos de até 80% para a formação em Direito. Veja algumas das faculdades, universidades e centros universitários que disponibilizam ofertas no site:

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão?

    Mais profissões da área de Outras

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.