Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Promotor de justiça: tudo sobre a profissão

Defensor de interesses da sociedade

Carreira como promotor de justiça conta com estabilidade e salários altos, além de grande concorrência na conquista do cargo

promotor de justiça

Sobre a profissão

O promotor de justiça é o profissional agente da lei que se responsabiliza pela defesa da ordem jurídica e os interesses sociais e individuais frente ao Regime Democrático.

Em outras palavras, o promotor de justiça atua na área criminal combatendo a criminalidade e fiscalizando as penas aplicadas aos infratores.

O promotor de justiça também pode atuar na área cível do Direito, sendo porta-voz dos interesses comunitários (como saúde, consumidores, meio ambiente, infância e juventude, idosos etc.).

O promotor de justiça atua como o principal representante do Ministério Público na apuração de fatos e punição de crimes. Pode também trabalhar em setores como a Justiça Militar, Eleitoral ou do Trabalho.

O promotor de justiça tem uma rotina muito semelhante a de um magistrado, por exemplo, atuando em processos, estudando casos e participando de audiências.

Ele tem uma função pública. Portanto, sua área de atuação principal é na promotoria pública, trabalhando pela população e investindo em casos que objetivam o bem geral do povo.

O profissional também tem um lado mais humano do ofício, devido à necessidade do seu contato mais próximo com a população, uma vez que age como interventor e representante dos interesses de grupos sociais quando atua na área de direito cível.

Promotor de justiça

Como se tornar um Promotor de justiça?

Ao aspirante a promotor de justiça, são necessárias ao menos três etapas para iniciar esse caminho profissional. O primeiro passo é obter o título de bacharel no curso de Direito, com duração mínima de 5 anos.

Em segundo lugar, o futuro promotor de justiça deve ser aprovado na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – o que não é necessário para os graduados em Direito que desejem se tornar delegados de polícia, por exemplo.

Além disso, o postulante ao cargo de promotor de justiça deve possuir no mínimo 3 anos completos com atuação profissional como advogado ou em práticas jurídicas gerais. Só então ele deve se submeter a concurso público e tentar entrar no Ministério Público.

Mais profissões da área de Ciências Sociais e Humanas

Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.