O promotor de justiça é o profissional agente da lei que se responsabiliza pela defesa da ordem jurídica e os interesses sociais e individuais frente ao Regime Democrático.
Em outras palavras, o promotor de justiça atua na área criminal combatendo a criminalidade e fiscalizando as penas aplicadas aos infratores.
O promotor de justiça também pode atuar na área cível do Direito, sendo porta-voz dos interesses comunitários (como saúde, consumidores, meio ambiente, infância e juventude, idosos etc.).
O promotor de justiça atua como o principal representante do Ministério Público na apuração de fatos e punição de crimes. Pode também trabalhar em setores como a Justiça Militar, Eleitoral ou do Trabalho.
O promotor de justiça tem uma rotina muito semelhante a de um magistrado, por exemplo, atuando em processos, estudando casos e participando de audiências.
Ele tem uma função pública. Portanto, sua área de atuação principal é na promotoria pública, trabalhando pela população e investindo em casos que objetivam o bem geral do povo.
O profissional também tem um lado mais humano do ofício, devido à necessidade do seu contato mais próximo com a população, uma vez que age como interventor e representante dos interesses de grupos sociais quando atua na área de direito cível.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Ao aspirante a promotor de justiça, são necessárias ao menos três etapas para iniciar esse caminho profissional. O primeiro passo é obter o título de bacharel no curso de Direito, com duração mínima de 5 anos. Se você gostaria de se profissionalizar como Promotor de Justiça e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Direito, veja os cursos disponíveis na Quero Bolsa.
Em segundo lugar, o futuro promotor de justiça deve ser aprovado na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) – o que não é necessário para os graduados em Direito que desejem se tornar delegados de polícia, por exemplo.
Além disso, o postulante ao cargo de promotor de justiça deve possuir no mínimo 3 anos completos com atuação profissional como advogado ou em práticas jurídicas gerais. Só então ele deve se submeter a concurso público e tentar entrar no Ministério Público.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.