Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Serviços Jurídicos e Notariais

Saiba tudo sobre o curso de Serviços Jurídicos e Notariais e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa

Ilustração de uma garota fazendo uma pesquisa do curso de Serviços Jurídicos e Notariais no notebook
Duração: em média, 2 anos
Bolsas: a partir de R$ 109,00
Ver bolsas de até 74%

Sobre o curso de Serviços Jurídicos e Notariais

Última atualização: 22/12/2022

O curso de Serviços Jurídicos e Notariais é disponibilizado como um curso de graduação, ofertado nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EaD), e duração média de quatro semestres (dois anos) ao estudante.

De acordo com as ofertas presentes na Quero Bolsa, a formação em Serviços Jurídicos e Notariais poderá ser realizada entre o período entre um e dois anos ou período superior aos dois anos para a conclusão.

O objetivo deste curso, ligado às áreas de Direito e Administração, é a habilitação de profissionais em atividades de apoio técnico-administrativo em diversas organizações, como cartórios e escritórios jurídicos. Com a formação em cursos superiores de tecnologia (tecnológicos), o profissional obtém a especialização de forma mais rápida/dinâmica em instituições de ensino.

Além disso, há possibilidade de formação em curso técnico de Serviços Jurídicos, para quem deseja uma formação mais enxuta e de nível médio na área.

Veja também: As notas de corte para o curso de Serviços Jurídicos e Notariais no Prouni.

O tipo de formação para o curso de Serviços Jurídicos e Notariais é: tecnólogo .

O que se aprende na faculdade de Serviços Jurídicos e Notariais?

A grade curricular dos cursos pode variar de acordo com a instituição de ensino. Entretanto, veja algumas disciplinas que podem figurar durante a formação em Serviços Jurídicos e Notariais.

  • Direito civil;
  • Título de créditos e contratos empresariais
  • Interpretação de textos
  • Direito político e eleitoral
  • Noções de processo penal
  • Princípios do Novo Código de Processo Civil
  • Direito do Estado
  • Direito, proteção e inclusão social
  • Registro de títulos e documentos
  • Registro de imóveis
  • Lógica matemática
  • Homem, cultura e sociedade
  • Direito civil – Pessoas e bens
  • Responsabilidade social e ambiental

Em geral, o curso apresenta disciplinas de Direito, Administração ou áreas correlatas. A Quero Bolsa disponibiliza um conjunto de páginas sobre grades curriculares, onde os alunos podem conferir possibilidades de matérias e conteúdos durante a formação acadêmica.

Pensando na formação em Serviços Jurídicos e Notariais, não deixe de conferir as grades curriculares de Direito e Administração na QB.

Quanto custa uma faculdade de Serviços Jurídicos e Notariais?

Os valores das bolsas de estudo para o curso de Serviços Jurídicos e Notariais apresentam variações de preços de acordo com as características do curso disponibilizado pela instituição de ensino superior. As modalidades de ensino (presencial, semipresencial e a distância (EaD) e a duração do curso podem ser fatores impactantes para a escolha da oportunidade ideal do estudante.

Para facilitar a busca pela bolsa ideal, você poderá filtrar a bolsa de estudo em Serviços Jurídicos e Notariais que atende suas necessidades pessoais, como o tempo para concluir a formação e a modalidade de ensino. Basta acessar o site da Quero Bolsa e selecionar as perguntas:

  • Que tipo de curso quer fazer?;

  • Qual curso quer estudar?;

  • Em que cidade quer estudar?;

Além disso, você ainda poderá refinar a pesquisa para outros itens, por exemplo, Modalidade, Preço, Proximidade, Avaliação e outros itens disponibilizados pela QB.

Veja também: As oportunidades de bolsas de estudo em cursos técnicos de Serviços Jurídicos. Tudo o que você precisa saber na Quero Bolsa!

Procure o curso de Serviços Jurídicos e Notariais ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 109,00 entre as 1.462 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Serviços Jurídicos e Notariais

Onde o profissional de Serviços Jurídicos e Notariais pode trabalhar?

O tecnólogo em Serviços Jurídicos e Notariais está apto ao trabalho em cartórios, escritórios de advocacia, empresas do ramo contábil, imobiliárias e com quaisquer empresas e setores que precisam de um profissional habilitado ao trabalho com informações jurídicas ou documentações da área.

Vale destacar que o profissional, mesmo com conhecimentos oriundos da área do Direito, não poderá realizar o exercício profissional do bacharel em Direito. De acordo com uma das instituiçõe parceiras da Quero Bolsa, o profissional poderá atuar nas seguintes atribuições:

  • Elaboração, análise e catálogo de documentos;

  • Desenvolvimento de pesquisas jurídicas;

  • Autenticação de cópias de documentos;

  • Compilação de relatórios;

  • Criação e gerenciamento de bancos de dados nos setores jurídicos e de atividade notarial e de registro;

  • Gestão administrativa de setores que exijam conhecimentos jurídicos.

A área deste profissional é vasta e apresenta diversas possibilidades de atuação. O tecnólogo em Serviços Jurídicos e Notariais poderá atuar em administradoras (clubes, condomínios e cobrança), Departamentos jurídicos, seguradores, escritórios de contabilidade e empresas de plano de saúde.

Há possibilidade de atuação em tribunais de justiça (e órgãos públicos, em geral), cartórios judiciais ou extrajudiciais, empresas financeiras, escritórios de advocacia, imobiliárias e construtoras.

Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Serviços Jurídicos e Notariais ou a profissão nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.

Veja também: Para ver mais áreas de atuação profissional, confira o Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 300 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área ambiental, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: juiz, advogado, e demais áreas do Direito.

Sino de ofertas
Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!

Como ingressar na profissão de Serviços Jurídicos e Notariais?

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Serviços Jurídicos e Notariais?

O profissional deve concluir o curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em Serviços Jurídicos e Notariais. Recomenda-se a realização de cursos de pós-graduação/especialização nas áreas de Direito e Administração para a construção de um currículo sólido ao estudante.

Além disso, o profissional deverá ter altas cargas horárias de estudo, afinal, enquanto estudante, terá acesso aos princípios fundamentais do Direito brasileiro e as possibilidades de estruturação dos processos judiciais e de registro no país.

No mercado de trabalho, o tecnólogo em Serviços Jurídicos e Notariais poderá encontrar uma realidade de grande volume de documentos para gerenciar e despachar. É comum que o profissional atue em equipes e turnos. Além disso, a destreza em equipamentos de tecnologia (computadores, softwares, impressoras etc) também é recomendado.

Veja também: Os cursos de Serviços Jurídicos e Notariais no Guia da Faculdade, avaliação anual realizada pela Quero Educação em parceria com o Estadão. Você poderá ver as opções de cursos nas instituições públicas e privadas, além das modalidades de cada um: presencial ou a distância. Tenha informações sobre a duração do curso e o grau ofertado pela instituição de ensino.

Nota de corte para Serviços Jurídicos e Notariais

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Serviços Jurídicos e Notariais foram:

Quais cidades têm cursos de Serviços Jurídicos e Notariais?

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Serviços Jurídicos e Notariais
Está com dúvidas sobre Serviços Jurídicos e Notariais? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Serviços Jurídicos e Notariais

Tipo de Pergunta
Recentes