Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Áreas do Direito: quais são as oportunidades para quem se forma nesse curso

Saiba quais são as áreas do Direito em que um profissional formado nesse curso pode atuar e onde estão as melhores oportunidades no mercado atualmente.

Tribunais cheios de gente, testemunhas a postos e muita tensão em meio a argumentos e investigações. As diversas áreas do Direito podem mesmo estar presentes em um único ambiente com uma mistura de profissionais em diferentes papéis.

O curso permite uma ampla atuação no mercado de trabalho, afinal, trata-se de uma das carreiras mais tradicionais entre as graduações e que oferece diversas possibilidades de trabalho tanto na iniciativa privada quanto no setor público. 

Para o bacharel, existem dois caminhos principais que podem ser seguidos: 

  • Advocacia;
  • Carreira jurídica. 

Advocacia

Para exercer a profissão de advogado, é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma prova de duas etapas (uma com 80 questões de múltipla escolha e outra com a redação de uma peça profissional e de quatro questões dissertativas).

“Uma vez aprovado nesse exame, é possível ser advogado autônomo, entrar em uma sociedade de advogados ou advogar para uma empresa. Dentro dessas três possibilidades, os advogados vão se espalhando no mercado. É possível ainda escolher trabalhar na área de consultoria (na área preventiva da Advocacia) ou na área de contencioso, que é a parte da discussão, do litígio. Prestar o exame da Ordem e ser advogado é o caminho mais comum de quem se forma em Direito.”  Elton Duarte Batalha, professor de Direito Trabalhista, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Carreira jurídica

Já para a carreira jurídica, é preciso ser aprovado em concurso público. 

Uma possibilidade é prestar concurso para juiz, ou seja, a Magistratura. O juiz representa o Estado, por isso ele vai trabalhar na solução de conflitos relacionados a ele. 

Um dos cargos mais prestigiados dentro do Direito é o de desembargadorum tipo de juiz de alto escalão. O que não for solucionado pelos juízes de primeira instância vai para o desembargador. 

Outra alternativa para quem se forma em Direito é o Ministério Público, representando os interesses da sociedade, defendendo o direito do consumidor, o meio ambiente, etc . A pessoa pode prestar concurso e ocupar cargos como os de promotor ou procurador. 

A Defensoria Pública também pode ser mais uma opção seguida por quem decide prestar concurso público depois de formado. O defensor público é uma espécie de advogado que trabalha para pessoas que não têm condições de pagar. 

Quando o assunto envolve vocação e área jurídica, a carreira de delegado pode ser mais um caminho a ser trilhado. Ele pode atuar na Polícia Estadual ou Federal (uma das carreiras mais valorizadas no serviço público). 

A diplomacia também pode ser seguida por quem se forma em Direito e presta concurso para ser diplomata. Em geral, o curso acaba oferecendo uma formação mais ampla e o contato não só com a parte jurídica, mas com assuntos de Economia, Política, línguas estrangeiras, Relações Internacionais, Sociologia e Filosofia, que, em geral, as pessoas de Humanas e que vão estudar Direito já têm alguma ligação. 

“Eu já tinha uma boa noção das carreiras, mas o famoso “leque” de opções do Direito é mesmo muito grande e é muito dinâmico também. Não só durante a faculdade, mas até mesmo depois de formado, acabei descobrindo novas possibilidades de atuação. E tenho certeza de que ainda há muitas outras a serem desenvolvidas. Há algum tempo, despertei um grande interesse pela diplomacia e passei a estudar, dessa vez de forma muito mais focada, para a prova do Instituto Rio Branco, que virou minha maior ambição.” Murilo Leme, analista de Promotoria no Ministério Público do Estado de São Paulo.

Outra experiência profissional que é importante não só para o Direito mas para qualquer área é a dedicação somente à docência. Embora não seja tão comum, na área jurídica a carreira de professor também pode ser seguida com essa formação. 

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Áreas do Direito em alta

As áreas do Direito em alta podem variar com o passar do tempo. Por isso, é sempre bom ficar de olho nas tendências seguidas pelo mercado. Nos últimos anos, as que mostraram grande crescimento de acordo com o professor Elton foram: 

  • Direito Tributário
    A área tributária é importante no Brasil e continua sendo, porque a legislação brasileira é bastante complexa. Para uma empresa funcionar, ela precisa de um bom contador e um advogado especializado na área tributária. É difícil para o empreendedor entender sozinho esse tipo de legislação, por isso a reforma tributária é iminente e a procura é grande por profissionais que dominam o assunto. 
  • Direito Internacional
    A importância dessa área é devido à globalização e ao fato de o Brasil estar se abrindo para o exterior. Especialmente o Direito Internacional Privado vem crescendo bastante. 
  • Direito Empresarial
    Trata-se de uma área relevante porque lida desde a abertura até o fechamento de uma empresa, falência, recuperação de empresas, registro de marcas e patentes. Como o Brasil vem passando por modificações no setor econômico, a área de Direito Empresarial também está em evidência.
  • Mediação, conciliação e arbitragem
    Uma outra área que se destaca no Brasil devido à lentidão do judiciário é a de formas alternativas de solução de conflitos, ou seja, sobretudo mediação, conciliação e arbitragem. A área de arbitragem, em especial, vem crescendo bastante. É uma espécie de justiça privada: as partes chamam um terceiro, que não é juiz para solucionar o conflito, e esse terceiro privado é um especialista no assunto. 
  • Direito Digital
    Tudo que está ligado à internet e a coisas do gênero vem crescendo no Brasil. Embora o Brasil ainda tenha pouca mão de obra capacitada nessa área, tem aumentado cada vez mais o interesse por Direito Digital porque, evidentemente, é o futuro não só do país mas do mundo. 
  • Complience
    Outra área em alta em qualquer ramo do Direito é a de complience, situação de verificar a conduta ética e não corrupta em qualquer área. Dentro de todas as áreas, há uma área de complience que tem avançado demais, sobretudo depois da operação Lava Jato. Ela está cada vez mais com cursos de especialização e despertando interesse das pessoas.
  • Direito Ambiental
    O aumento de consciência da sociedade também fortaleceu o Direito Ambiental. Hoje, qualquer empresa e situação estabelece uma ligação com a sustentabilidade. 
  • Direito Administrativo
    A estrutura estatal vem sofrendo muitas modificações, com questões de licitação, concessão. Os profissionais de Direito Administrativo vêm sendo bastante requisitados por causa disso.
  • Direito Trabalhista 
    A área de Direito Trabalhista sofreu um baque porque com a Reforma Trabalhista diminuiu muito o número de litígios. Só que, como a legislação trabalhista continua sendo muito complexa, muitos profissionais da área têm sido solicitados não só para explicar as mudanças, mas também para discutir seus principais pontos.

Maiores desafios que envolvem os profissionais da área de Direito

  • Atualização legislativa;
  • Capacidade de dialogar com outras ciências;
  • Visão internacional;
  • Idioma estrangeiro;
  • Aperfeiçoamento constante.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações