
Confira 5 cursos para quem quer trabalhar com café
Juliana Gottardi | 28/03/25Da origem até a comercialização do grão, existem muitas possibilidades para trabalhar com café
Tribunais cheios de gente, testemunhas a postos e muita tensão em meio a argumentos e investigações. As diversas áreas do Direito podem mesmo estar presentes em um único ambiente com uma mistura de profissionais em diferentes papéis.
O curso permite uma ampla atuação no mercado de trabalho, afinal, trata-se de uma das carreiras mais tradicionais entre as graduações e que oferece diversas possibilidades de trabalho tanto na iniciativa privada quanto no setor público.
Para o bacharel, existem dois caminhos principais que podem ser seguidos:
Para exercer a profissão de advogado, é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), uma prova de duas etapas (uma com 80 questões de múltipla escolha e outra com a redação de uma peça profissional e de quatro questões dissertativas).
“Uma vez aprovado nesse exame, é possível ser advogado autônomo, entrar em uma sociedade de advogados ou advogar para uma empresa. Dentro dessas três possibilidades, os advogados vão se espalhando no mercado. É possível ainda escolher trabalhar na área de consultoria (na área preventiva da Advocacia) ou na área de contencioso, que é a parte da discussão, do litígio. Prestar o exame da Ordem e ser advogado é o caminho mais comum de quem se forma em Direito.” Elton Duarte Batalha, professor de Direito Trabalhista, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Já para a carreira jurídica, é preciso ser aprovado em concurso público.
Uma possibilidade é prestar concurso para juiz, ou seja, a Magistratura. O juiz representa o Estado, por isso ele vai trabalhar na solução de conflitos relacionados a ele.
Um dos cargos mais prestigiados dentro do Direito é o de desembargador, um tipo de juiz de alto escalão. O que não for solucionado pelos juízes de primeira instância vai para o desembargador.
Outra alternativa para quem se forma em Direito é o Ministério Público, representando os interesses da sociedade, defendendo o direito do consumidor, o meio ambiente, etc . A pessoa pode prestar concurso e ocupar cargos como os de promotor ou procurador.
A Defensoria Pública também pode ser mais uma opção seguida por quem decide prestar concurso público depois de formado. O defensor público é uma espécie de advogado que trabalha para pessoas que não têm condições de pagar.
Quando o assunto envolve vocação e área jurídica, a carreira de delegado pode ser mais um caminho a ser trilhado. Ele pode atuar na Polícia Estadual ou Federal (uma das carreiras mais valorizadas no serviço público).
A diplomacia também pode ser seguida por quem se forma em Direito e presta concurso para ser diplomata. Em geral, o curso acaba oferecendo uma formação mais ampla e o contato não só com a parte jurídica, mas com assuntos de Economia, Política, línguas estrangeiras, Relações Internacionais, Sociologia e Filosofia, que, em geral, as pessoas de Humanas e que vão estudar Direito já têm alguma ligação.
“Eu já tinha uma boa noção das carreiras, mas o famoso “leque” de opções do Direito é mesmo muito grande e é muito dinâmico também. Não só durante a faculdade, mas até mesmo depois de formado, acabei descobrindo novas possibilidades de atuação. E tenho certeza de que ainda há muitas outras a serem desenvolvidas. Há algum tempo, despertei um grande interesse pela diplomacia e passei a estudar, dessa vez de forma muito mais focada, para a prova do Instituto Rio Branco, que virou minha maior ambição.” Murilo Leme, analista de Promotoria no Ministério Público do Estado de São Paulo.
Outra experiência profissional que é importante não só para o Direito mas para qualquer área é a dedicação somente à docência. Embora não seja tão comum, na área jurídica a carreira de professor também pode ser seguida com essa formação.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
As áreas do Direito em alta podem variar com o passar do tempo. Por isso, é sempre bom ficar de olho nas tendências seguidas pelo mercado. Nos últimos anos, as que mostraram grande crescimento de acordo com o professor Elton foram: