Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Cursos Técnicos

24 cursos técnicos do eixo militar para quem atua nessa área

por Patrícia Carvalho em 03/07/21

A carreira militar é uma realidade para 766.189 brasileiros, de acordo com dados disponibilizados no Portal da Transparência. Com a criação de cursos técnicos do Eixo Militar presentes no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), os servidores militares concursados terão a possibilidade de exercer diferentes funções.

Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) divulgou uma lista com 24 cursos desse eixo. Dos quais 12 são exclusivos para militares do serviço ativo, conforme está destacado na lista abaixo. É válido ressaltar que existem militares inativos (aposentados), na reserva ou reformistas. Outros 12 cursos podem ser feitos pelos demais militares.

O ingresso para todos eles, que são disponibilizados diretamente por órgãos por uma Força Armada da Força Aérea do Brasil (FAB), deve ser feito por meio de processo seletivo, com a condição de que o candidato tenha o Ensino Médio completo. A duração média é de um ano e meio.

O MEC ainda não divulgou quais instituições ofertarão os cursos, mas outros detalhes podem ser encontrados no site do órgão

Veja a seguir a lista completa com 24 cursos técnicos do eixo militar. Lembrando que os 12 primeiros são destinados a qualquer militar e os 12 subsequentes, aos militares do serviço ativo. Boa leitura!

24 cursos técnicos do eixo militar para atua nessa área- Revista Quero

1. Técnico em Bombeiro Aeronáutico

O Técnico em Bombeiro Aeronáutico tem cerca de um ano e meio de duração e capacita profissionais para exercer atividades relacionadas à prevenção, salvamento e combate a incêndios em aeródromos, centro de lançamento de foguetes e edificações.

2. Técnico em Comunicações Aeronáuticas

O curso habilita profissionais para operar e cuidar da manutenção de sistemas e equipamentos de telecomunicações em terra ou voo, bem como garantir fluxo seguro e eficiente de voz para sistemas de comunicações administrativos, militares, aerostáticas e aeronáuticas, sobretudo em atividades de tráfego aéreo, segurança da informação e defesa aérea.

3. Técnico em Desenho Militar

Prepara profissionais para desenvolver e interpretar desenhos de projetos nas áreas de construção civil, arquitetura, infraestrutura de aeronáutica de pistas, máquinas e equipamentos, assim como viaturas e peças.

4. Técnico em Eletricidade e Instrumentos Aeronáuticos

Essa formação prepara profissionais para operar e conduzir a manutenção para prevenção ou correção de sistemas aviônicos em aeronaves e oficinas. Ela também os capacita para operar equipamentos de apoio de solo.

5. Técnico em Equipamentos de Voo

O Técnico em Equipamento de Voo forma profissionais responsáveis por inspecionar serviços técnicos de manutenção em equipamentos de segurança, salvamento e sobrevivência.

6. Técnico em Fotointeligência

O curso Técnico em Fotointeligência habilita profissionais para, dentre outras coisas, participar de planejamento de briefings, debriefings e como tribulante de missões de reconhecimento aéreo, sensoriamento remoto, vigilância aérea, patrulha e guerra eletrônica para coleta de dados de interesse militar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


7. Técnico em Hidrografia

Coleta de dados meteorológicos, maregráficos, oceanográficos, hidrográficos e geológicos por meio da operação de equipamentos específicos são alguns dos conteúdos aprendidos ao longo do curso Técnico em Hidrografia.

8. Técnico em Informações Aeronáuticas

O Técnico em Informações Aeronáuticas é focado na capacitação de profissionais responsáveis por executar atividades relacionadas ao Serviço de Informações Aeronáuticas, o que inclui fornecer informações e dados aeronáuticos necessários para a segurança operacional.

9. Técnico em Manobras e Equipamentos de Convés

A formação é voltada para o ensino sobre como preparar navios para procedimentos e manobras marinheiras, distribuição de aparelhos de força para manobra de peso, carga e descarga do navio e coordenação de equipes de trabalho no convés de navios.

10. Técnico em Mecânica de Aeronaves

Essa formação técnica habilita profissionais para fazer a manutenção de aeronaves e seus equipamentos, fazer inspeções em motores de aviões e helicópteros e interpretar manuais técnicos de diferentes aeronaves e equipamentos, dentre outras atividades.

11. Técnico em Preparação Física e Desportiva Militar

O Técnico em Preparação Física e Desportiva Militar, como o próprio nome sugere, torna profissionais aptos para aplicar atividades esportivas dentro do contexto anatomocinesiológico e de contrarresistência (musculação), bem como executar testes e avaliações físicas.

12. Técnico em Suprimento

O Técnico em Suprimento habilita profissionais para fazer atividades como elaboração de inventário, controle de estoques, auxiliar nos processos de requisição, controle e distribuição de publicações técnicas.

Leia mais: 
+9 cursos técnicos que têm os maiores salários
+Curso técnico EaD: tudo o que você precisa saber (e mais um pouco)
+Quais são os cursos técnicos mais procurados da atualidade?

13. Técnico em Comunicações Navais

De forma semelhante ao Técnico em Comunicações Aeronáuticas, o Técnico em Comunicações Navais capacita profissionais para operar equipamentos de comunicação, só que voltados para Organizações Militares de Terra, Navio e Submarinos. O curso é destinado a militares do serviço ativo.

14. Técnico em Controle de Tráfego Aéreo

Direcionada aos militares do serviço ativo, o curso Técnico em Controle de Tráfego Aéreo habilita profissionais para controlar o tráfego de aeronaves civis ou militares em voo ou solo, por meio de sistemas que podem ou não ser de radar.

15. Técnico em Estrutura e Pintura de Aeronaves

Como o próprio nome sugere, o curso prepara profissionais para exercer serviços como estrutura, pintura e manipulação de plásticos e materiais não metálicos em aeronaves e seus componentes. Essa formação é exclusiva para os militares do serviço ativo.

16. Técnico em Guarda e Segurança

Exclusivo aos militares do serviço ativo, o Técnico em Guarda e Segurança capacita profissionais para exercer serviços de segurança das instalações militares, implantar sistemas de vigilância e manusear equipamentos de comunicação dotados de Medidas de Proteção Eletrônica.

17. Técnico em Material Bélico

Os militares do serviço ativo podem fazer o Técnico em Material Bélico para aprender a executar procedimentos técnicos, oferecer suporte e fazer parte de equipes multidisciplinares direcionadas a diversas tecnologias e equipamentos da área bélica.

18. Técnico em Mergulho

Apenas militares do serviço ativo podem fazer esse curso, com preparação para exercer atividades como técnicas de mergulho, supervisão do uso da câmara de recompressão, inspeção de obras vivas de navios e manutenção de equipamentos de mergulho.

Veja também:
+Gosta de Tecnologia? Conheça os 10 cursos técnicos do eixo de Informação e Comunicação
+Conheça os 17 cursos técnicos do eixo de Gestão e Negócios

19. Técnico em Operação de Radar

Também voltado para militares do serviço ativo, o Técnico em Operação de Radar tem a formação voltada para a capacitação de operação de sistema de radares, determinação da posição do navio em cartas náutica pelo método de navegação e outros. 

20. Técnico em Operação de Sonar

Operação de sistema sonar e dispositivos para localização de objetos imersos e submersos, assim como operação de equipamentos de comunicação entre navios ou navios e submarinos no mar, estão entre as capacitações oferecidas no Técnico em Operação de Sonar, exclusivo para militares de serviço ativo.

21. Técnico em Operações de Engenharia Militar

Os militares do serviço ativo também têm a opção de fazer o Técnico em Operações de Engenharia Militar, para estarem habilitados a exercer funções como planejamento e execução de implantação de estradas de campanha, considerando normas técnicas de segurança.

22. Técnico em Sensores de Aviação

O Técnico em Sensores de Aviação também é exclusivo aos militares do serviço ativo e os capacita para analisar e detectar ruídos irradiados no ambiente, orientar aeronaves utilizadas em estratégias militares envolvendo submarinos, supervisionar atividades de segurança de aviação, dentre outras funções.

23. Técnico em Sinais Navais

Operação e manutenção de equipamentos de comunicações visuais, transmissão e recebimento de mensagens nos canais de meio ótico e identificação de luzes, marcas e sinais luminosos convencionados no Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), estão entre os ensinamentos da formação voltadas para militares do serviço ativo.

24. Técnico em Sinalização Náutica

O Técnico em Sinalização Náutica é semelhante ao de Sinais Navais, também exclusivo aos militares do serviço ativo, com a diferença de que os conhecimentos são direcionados para equipamentos náuticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Bolsas de estudo para cursos técnicos 

Caso você tenha interesse em cursos técnicos de outras áreas, aqui vai uma boa notícia: no Quero Bolsa, você encontra diferentes opções de formações com descontos nas mensalidades de todo o curso. Para isso, é só clicar no botão abaixo, pesquisar o curso desejado e garantir a sua bolsa a partir do envio de seus dados e confirmação da pré-matrícula.*

Bolsas de estudo para cursos técnicos

*A pré-matrícula é uma taxa de reserva da bolsa de estudos, paga uma única vez ao Quero Bolsa.


Gostou do conteúdo? Já conhecia todos os cursos da lista? Conte para a gente nos comentários!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54