Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

24 cursos técnicos do eixo militar para quem atua nessa área

Com os cursos técnicos do eixo militar, servidores militares poderão fazer cursos técnicos e desempenhar diferentes funções em órgãos como Marinha do Brasil, Aeronáutica e Exército. Saiba mais!

A carreira militar é uma realidade para 766.189 brasileiros, de acordo com dados disponibilizados no Portal da Transparência. Com a criação de cursos técnicos do Eixo Militar presentes no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), os servidores militares concursados terão a possibilidade de exercer diferentes funções.

Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) divulgou uma lista com 24 cursos desse eixo. Dos quais 12 são exclusivos para militares do serviço ativo, conforme está destacado na lista abaixo. É válido ressaltar que existem militares inativos (aposentados), na reserva ou reformistas. Outros 12 cursos podem ser feitos pelos demais militares.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
Existe curso técnico de 6 meses? Entenda e veja opções

O ingresso para todos eles, que são disponibilizados diretamente por órgãos por uma Força Armada da Força Aérea do Brasil (FAB), deve ser feito por meio de processo seletivo, com a condição de que o candidato tenha o Ensino Médio completo. A duração média é de um ano e meio.

O MEC ainda não divulgou quais instituições ofertarão os cursos, mas outros detalhes podem ser encontrados no site do órgão.

Veja: 7 cursos que as empresas mais pedem
+ Veja tudo sobre a profissão de Major do Exército

militares enfileirados

O que é um curso técnico militar?

Um curso técnico militar é uma formação focada nas tecnologias, infraestrutura e nos procedimentos ligados à prática militar, sejam eles da Aeronáutica, Marinha ou Exército. Desse modo, nesses cursos os alunos verão questões relacionadas a logística, manutenção, suprimento, armazenamento, dinâmica operacional e manuseio de instrumentos essenciais para a prática profissional ligada ao militarismo. 

Como citado acima, esses cursos são destinados a militares em exercício, inativos (aposentados), na reserva ou reformistas. 

Qual valor de um curso militar?

Para acessar um curso técnico do eixo militar, o aluno precisa ter sido aprovado em um concurso público destinado ao preenchimento de vagas junto à corporação desses serviços. Neste caso, o curso técnico será um complemento ao processo de formação do servidor alinhado à sua prática profissional. Por esse motivo, os cursos técnicos militares não costumam ter custos a serem pagos pelo estudante, já que sua formação é complementada pela sua prática profissional e prestação de serviço.

Tem como ser militar com curso técnico?

Como explicitado acima, os acessos aos cursos técnicos do eixo militar tem como via de entrada a aprovação em concurso público e o ingresso no serviço militar, por esse motivo, os cursos técnicos deste eixo são ofertados após o início da atuação nesta área.

No entanto, cabe destacar que o aproveitamento de um curso técnico concluído anteriormente pelo candidato a uma vaga na carreira militar, pode ser muito favorável. Algumas carreiras, inclusive, pedem formação anterior em determinada área, como enfermagem ou música, por exemplo.

24 cursos técnicos para ser militar

Com ótimos salários e benefícios que só são encontrados nessa área, é muito comum que jovens em início de carreira tenham interesse pelo militarismo. E mesmo com suas limitações, são inúmeras as possibilidades de formação dentro da carreira militar, após o ingresso no serviço, que podem ser ideais para um considerável número de indivíduos. 

Se você tem interesse nessa carreira ou apenas curiosidade pelas possibilidades nesta área, veja a seguir a lista completa com 24 cursos técnicos do eixo militar. Lembrando que os 12 primeiros são destinados a qualquer militar e os 12 subsequentes, aos militares do serviço ativo. Boa leitura!

1. Técnico em Bombeiro Aeronáutico

O Técnico em Bombeiro Aeronáutico tem cerca de um ano e meio de duração e capacita profissionais para exercer atividades relacionadas à prevenção, salvamento e combate a incêndios em aeródromos, centro de lançamento de foguetes e edificações.

2. Técnico em Comunicações Aeronáuticas

O curso habilita profissionais para operar e cuidar da manutenção de sistemas e equipamentos de telecomunicações em terra ou voo, bem como garantir fluxo seguro e eficiente de voz para sistemas de comunicações administrativos, militares, aerostáticas e aeronáuticas, sobretudo em atividades de tráfego aéreo, segurança da informação e defesa aérea.

3. Técnico em Desenho Militar

Prepara profissionais para desenvolver e interpretar desenhos de projetos nas áreas de construção civil, arquitetura, infraestrutura de aeronáutica de pistas, máquinas e equipamentos, assim como viaturas e peças.

4. Técnico em Eletricidade e Instrumentos Aeronáuticos

Essa formação prepara profissionais para operar e conduzir a manutenção para prevenção ou correção de sistemas aviônicos em aeronaves e oficinas. Ela também os capacita para operar equipamentos de apoio de solo.

5. Técnico em Equipamentos de Voo

O Técnico em Equipamento de Voo forma profissionais responsáveis por inspecionar serviços técnicos de manutenção em equipamentos de segurança, salvamento e sobrevivência.

6. Técnico em Fotointeligência

O curso Técnico em Fotointeligência habilita profissionais para, dentre outras coisas, participar de planejamento de briefings, debriefings e como tribulante de missões de reconhecimento aéreo, sensoriamento remoto, vigilância aérea, patrulha e guerra eletrônica para coleta de dados de interesse militar.

7. Técnico em Hidrografia

Coleta de dados meteorológicos, maregráficos, oceanográficos, hidrográficos e geológicos por meio da operação de equipamentos específicos são alguns dos conteúdos aprendidos ao longo do curso Técnico em Hidrografia.

8. Técnico em Informações Aeronáuticas

O Técnico em Informações Aeronáuticas é focado na capacitação de profissionais responsáveis por executar atividades relacionadas ao Serviço de Informações Aeronáuticas, o que inclui fornecer informações e dados aeronáuticos necessários para a segurança operacional.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

9. Técnico em Manobras e Equipamentos de Convés

A formação é voltada para o ensino sobre como preparar navios para procedimentos e manobras marinheiras, distribuição de aparelhos de força para manobra de peso, carga e descarga do navio e coordenação de equipes de trabalho no convés de navios.

10. Técnico em Mecânica de Aeronaves

Essa formação técnica habilita profissionais para fazer a manutenção de aeronaves e seus equipamentos, fazer inspeções em motores de aviões e helicópteros e interpretar manuais técnicos de diferentes aeronaves e equipamentos, dentre outras atividades.

11. Técnico em Preparação Física e Desportiva Militar

O Técnico em Preparação Física e Desportiva Militar, como o próprio nome sugere, torna profissionais aptos para aplicar atividades esportivas dentro do contexto anatomocinesiológico e de contrarresistência (musculação), bem como executar testes e avaliações físicas.

12. Técnico em Suprimento

O Técnico em Suprimento habilita profissionais para fazer atividades como elaboração de inventário, controle de estoques, auxiliar nos processos de requisição, controle e distribuição de publicações técnicas.

Leia mais: 
+9 cursos técnicos que têm os maiores salários
+Curso técnico EaD: tudo o que você precisa saber (e mais um pouco)
+Quais são os cursos técnicos mais procurados da atualidade?

13. Técnico em Comunicações Navais

De forma semelhante ao Técnico em Comunicações Aeronáuticas, o Técnico em Comunicações Navais capacita profissionais para operar equipamentos de comunicação, só que voltados para Organizações Militares de Terra, Navio e Submarinos. O curso é destinado a militares do serviço ativo.

14. Técnico em Controle de Tráfego Aéreo

Direcionada aos militares do serviço ativo, o curso Técnico em Controle de Tráfego Aéreo habilita profissionais para controlar o tráfego de aeronaves civis ou militares em voo ou solo, por meio de sistemas que podem ou não ser de radar.

15. Técnico em Estrutura e Pintura de Aeronaves

Como o próprio nome sugere, o curso prepara profissionais para exercer serviços como estrutura, pintura e manipulação de plásticos e materiais não metálicos em aeronaves e seus componentes. Essa formação é exclusiva para os militares do serviço ativo.

16. Técnico em Guarda e Segurança

Exclusivo aos militares do serviço ativo, o Técnico em Guarda e Segurança capacita profissionais para exercer serviços de segurança das instalações militares, implantar sistemas de vigilância e manusear equipamentos de comunicação dotados de Medidas de Proteção Eletrônica.

17. Técnico em Material Bélico

Os militares do serviço ativo podem fazer o Técnico em Material Bélico para aprender a executar procedimentos técnicos, oferecer suporte e fazer parte de equipes multidisciplinares direcionadas a diversas tecnologias e equipamentos da área bélica.

18. Técnico em Mergulho

Apenas militares do serviço ativo podem fazer esse curso, com preparação para exercer atividades como técnicas de mergulho, supervisão do uso da câmara de recompressão, inspeção de obras vivas de navios e manutenção de equipamentos de mergulho.

Veja também:
+Gosta de Tecnologia? Conheça os 10 cursos técnicos do eixo de Informação e Comunicação
+Conheça os 17 cursos técnicos do eixo de Gestão e Negócios
10 cursos técnicos que mais empregam; Veja lista

19. Técnico em Operação de Radar

Também voltado para militares do serviço ativo, o Técnico em Operação de Radar tem a formação voltada para a capacitação de operação de sistema de radares, determinação da posição do navio em cartas náutica pelo método de navegação e outros. 

20. Técnico em Operação de Sonar

Operação de sistema sonar e dispositivos para localização de objetos imersos e submersos, assim como operação de equipamentos de comunicação entre navios ou navios e submarinos no mar, estão entre as capacitações oferecidas no Técnico em Operação de Sonar, exclusivo para militares de serviço ativo.

21. Técnico em Operações de Engenharia Militar

Os militares do serviço ativo também têm a opção de fazer o Técnico em Operações de Engenharia Militar, para estarem habilitados a exercer funções como planejamento e execução de implantação de estradas de campanha, considerando normas técnicas de segurança.

22. Técnico em Sensores de Aviação

O Técnico em Sensores de Aviação também é exclusivo aos militares do serviço ativo e os capacita para analisar e detectar ruídos irradiados no ambiente, orientar aeronaves utilizadas em estratégias militares envolvendo submarinos, supervisionar atividades de segurança de aviação, dentre outras funções.

23. Técnico em Sinais Navais

Operação e manutenção de equipamentos de comunicações visuais, transmissão e recebimento de mensagens nos canais de meio ótico e identificação de luzes, marcas e sinais luminosos convencionados no Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar (RIPEAM), estão entre os ensinamentos da formação voltadas para militares do serviço ativo.

24. Técnico em Sinalização Náutica

O Técnico em Sinalização Náutica é semelhante ao de Sinais Navais, também exclusivo aos militares do serviço ativo, com a diferença de que os conhecimentos são direcionados para equipamentos náuticos.

Bolsas de estudo para cursos técnicos 

Caso você tenha interesse em cursos técnicos de outras áreas, aqui vai uma boa notícia: no Quero Bolsa, você encontra diferentes opções de formações com descontos nas mensalidades de todo o curso. Para isso, é só clicar no botão abaixo, pesquisar o curso desejado e garantir a sua bolsa a partir do envio de seus dados e confirmação da pré-matrícula.*

Bolsas de estudo para cursos técnicos

*A pré-matrícula é uma taxa de reserva da bolsa de estudos, paga uma única vez ao Quero Bolsa.

Já pensou em fazer faculdade?

Se você tem interesse em contribuir para a missão constitucional das forças armadas do Brasil, garantindo os poderes constitucionais, temos certeza que muitas carreiras poderão ser ideais para te ajudar a tornar esse objetivo uma realidade. Um dos caminhos que você pode trilhar nessa busca é por meio de uma formação superior, ou seja, fazendo uma faculdade. São inúmeras as opções de cursos que podem ser ideais para você, e com o Quero Bolsa, você pode concluir esse objetivo pagando bem menos do que imagina, já que a plataforma oferece bolsas de estudo de até 80% em milhares de cursos. Confira:

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Caso você fique perdido em meio a tantas boas opções de cursos e faculdades, separamos uma lista com instituições reconhecidas pelo MEC e que farão a diferença no seu diploma, te colocando à frente de inúmeros candidatos. Elas oferecem cursos em diversas modalidades e que você pode cursar sem sair de casa. 

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações