Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Cursos Técnicos

Gosta de Tecnologia? Conheça os 10 cursos técnicos do eixo de Informação e Comunicação

por Mathias Sallit em 08/05/21

Os primeiros passos para uma carreira em Tecnologia podem estar no momento de decidir fazer um curso técnico. E o melhor caminho para essa formação na área é escolher pelos cursos do eixo de Informação e Comunicação.

curso técnico tecnologia Informação e Comunicação
Conheça os 10 cursos técnicos do eixo de Informação e Comunicação, ideais para quem gosta de Tecnologia

Classificar por Eixos é a forma que o Ministério da Educação (MEC) ordena cursos técnicos, separando cada um deles por áreas de atuação. O eixo de Informação e Comunicação, segundo o próprio ministério, "compreende tecnologias relacionadas a infraestrutura e processos de comunicação e processamento de dados e informações".

Ao todo, são 10 cursos classificados nesse eixo. Cada um com seus objetivos e focos diferentes, mas todos seguem a mesma linha de abordarem no tema principal a informática e a tecnologia. Por essa relação comum, estão listados no mesmo eixo pelo MEC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A Revista Quero vai te apresentar com mais detalhes cada um deles e as possibilidades das profissões, de desenvolvedores até animadores gráficos e programadores de jogos. A lista dos 10 cursos técnicos de Informação e Comunicação você confere a seguir!

Leia também: Qual é o melhor curso técnico para trabalhar com Informática?

Técnico em Computação Gráfica

Este curso é para quem quer trabalhar com produção de projetos gráficos, modelagem, ilustração e animação em 2D ou 3D, além de mexer com edição de vídeo e áudio e maquetes. É uma formação que mistura criatividade com tecnologia e informática, indicado para quem pretende atuar em empresas de criação audiovisual e de Design, produtoras, escritórios de engenharia e arquitetura, além de agências que trabalham com conteúdo para internet.

O curso técnico tem duração mínima de 1.000 horas*, estimada em um ano e meio para ser concluído.

Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

O curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas pode ser o primeiro passo na formação de desenvolvedores. Um curso com duração de 1.200 horas mínimas feitas durante um ano e meio, em média, é uma ótima forma para aprender os conceitos de programação e desenvolvimento de sistemas para computadores e internet.

O campo de trabalho para os "Devs", como os profissionais são conhecidos, é muito amplo devido à alta procura por esse tipo de profissional, e o técnico já começa a abrir essas portas antes de entrar no Ensino Superior, onde ele pode seguir com diversas graduações na área de tecnologia e ampliar a sua carreira.

Encontrar cursos técnicos

Técnico em Informática

Um técnico em Informática vai ser responsável pela instalação, manutenção e assistência técnica de hardwares (computadores e dispositivos) e softwares (programas). Ele também é o profissional que cuida da configuração de redes de internet locais, geralmente de pequeno porte, como instalação de rede sem fio em domicílios e pequenos escritórios.

Nas aulas, também aprenderá a desenvolver e documentar ferramentas para desktop. Depois de concluir as 1.200 horas do curso que dura, em média, um ano e meio, ele poderá atuar em empresas públicas e privadas de diversos tamanhos.

Técnico em Informática para Internet

A ênfase em Informática para Internet mostra que o curso será voltado a formar profissionais capazes de atuar em diversas etapas dos processos que fazem parte do funcionamento da conexão de rede. Desde o desenvolvimento e programação de aplicações da Web e dispositivos móveis até monitoramento e assistência técnica são algumas das funções desse profissional.

Para isso, o estudante deve concluir as 1.000 horas mínimas de curso, que duram um ano e meio, na média.

Veja mais:
Saiba quais são os 5 cursos técnicos que mais empregam
Curso técnico EaD: tudo o que você precisa saber (e mais um pouco)

Técnico em Manutenção e Suporte em Informática

O técnico em Manutenção e Suporte em Informática estará responsável por todos os processos que asseguram o bom funcionamento de equipamentos e de redes de internet de uma empresa, escritório ou de uma casa. Todo mundo que usa um computador, um celular e a internet sabe que muitas vezes é preciso que um especialista solucione problemas técnicos.

A assistência técnica é a principal função que será desenvolvida ao longo da formação, que tem duração mínima de 1.000h durante um ano e meio de aulas. Ao concluir, pode trabalhar em empresas da área, no setor público e como profissional autônomo.

Técnico em Programação de Jogos Digitais

Se você gosta de games, esse pode ser o primeiro passo em uma carreira dentro de uma área que cresce todo ano e atrai cada vez mais empresas gigantes com muito dinheiro nos cofres. Atuar na programação de jogos para diferentes plataformas e no desenvolvimento de todas as etapas de um game requer formação específica, e o curso técnico pode ser o pontapé inicial para a profissão.

O curso tem duração mínima de 1.000h e pode ser concluído em, pelo menos, um ano e meio.

Técnico em Redes de Computadores

O profissional técnico em Redes de Computadores é responsável por todos processos que garantem o bom funcionamento das redes de internet, desde a instalação, até a configuração e reparos quando forem necessários. Este técnico também é responsável por cuidar da segurança da rede e evitar dores de cabeça com invasões e danos causados por acessos inseguros.

O curso tem duração de 1.000 horas, no mínimo, com conclusão estimada em um ano e meio.

Técnico em Telecomunicações

A atuação de um profissional técnico em Telecomunicações é ampla e vive em constante atualização. Ele vai trabalhar, principalmente, com a elaboração de projetos, instalação e manutenção de sistemas de telecomunicações e telemática. Vai atuar em empresas de telefonia, agências reguladoras e no setor público.

A duração mínima do curso é de 1.200 horas que pode ser concluída a partir de um ano e meio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Técnico em Sistemas de Comutação e Sistemas de Transmissão

Esses dois cursos são voltados para técnicos que vão atuar na instalação, operação e manutenção de  sistemas de telefonia fixa e móvel e em sistemas de comutação de dados. Também pode ser responsável pela programação de softwares para centrais telefônicas e pela assistência técnica em equipamentos de telecomunicações. Os dois cursos têm duração mínima 1.200 horas cumpridas durante pelo menos um ano e meio.

Veja também: Conheça os 17 cursos técnicos do eixo de Gestão e Negócios

*Todas as cargas horárias mínimas são estimadas pelo MEC e podem variar de acordo com a forma que o estudante realiza o curso. Caso o aluno faça o curso técnico junto ao Ensino Médio, a duração pode se estender durante os anos de aulas de nível médio.

Encontrar cursos técnicos

Bolsas de estudo para cursos técnicos

Procurando onde fazer um curso técnico? Organizamos uma lista com algumas instituições parceiras do Quero Bolsa, onde você consegue estudar com bolsas que dão descontos de até 75% nas mensalidades durante toda a formação.

Confira algumas:

Você pretende fazer o curso técnico junto com o Ensino Médio? Conte para a gente o que achou dos cursos da lista nos comentários abaixo!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54