Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Cursos Técnicos

Curso técnico EaD: tudo o que você precisa saber (e mais um pouco)

por Caroline Sassatelli em 14/04/20

Estudar em casa tem grandes vantagens: poder fazer seus próprios horários, não precisar se deslocar até a escola e, até mesmo, os valores mais baixos da mensalidade. Entre tantas opções de aulas a distância, também é possível encontrar um curso técnico EaD

O profissional com curso técnico tem mais de 80% de chances de conseguir um emprego. Ou seja, é uma ótima alternativa para quem está buscando uma posição no mercado de trabalho. 

menina estudando curso técnico ead
Curso técnico EaD: tudo o que você precisa saber (e mais um pouco)

Mas, afinal, o que é um curso técnico?

Bem, os cursos técnicos estão categorizados como parte do Sistema de Ensino Brasileiro. Ao contrário da graduação, que tem como foco aprofundar o conhecimento em uma área, o técnico é totalmente voltado para o mercado de trabalho. 

Os técnicos são anteriores ao Ensino Superior (ou seja, não equivalem à graduação) e podem ser realizados durante o Ensino Médio ou, então, integrado a ele (juntando as disciplinas regulares com as práticas). 

Leia também:
Saiba quais são os 5 cursos técnicos que mais empregam
Como incluir o curso técnico em seu currículo?

Em resumo, os cursos técnicos são ótimos para quem deseja trabalhar e começar logo sua carreira profissional. A boa notícia é que, além da modalidade presencial, também é possível fazer um curso EaD. Mas, antes disso, você precisa saber tudo sobre esse assunto. Por isso preparamos aqui um manual completo do curso técnico EaD.

(Já quer ver algumas opções de cursos técnicos EaD antes de começar a leitura? Veja no botão abaixo, senão é só seguir!)

Ver cursos técnicos EaD

O que o MEC diz sobre cursos técnicos EaD? 

Atualmente existem dezenas de opções de escolas técnicas espalhadas por todo o Brasil. É possível consultar quais são elas por meio do cadastro no sistema de ensino, mantido pelo Ministério da Educação (MEC). Isso vale também para as escolas técnicas que oferecem cursos a distância. 

O site pode ser acessado por este link. 

Quem pode fazer um curso técnico EaD?

Assim como o cursos técnico presencial, o online pode ser realizado por estudantes que tenham completado o Ensino Fundamental.

Ele pode ser realizado durante ou depois o Ensino Médio, porém, é necessário que o aluno tenha feito todo o período de três anos do médio para garantir o certificado do técnico. 

Como é um curso técnico EaD?

Um curso técnico EaD tem os mesmos propósitos que aqueles ministrados presencialmente. Porém, como o próprio nome diz, a maioria das aulas (ou quase todas) é online.

Isso quer dizer que você não precisará se deslocar até a instituição de ensino para assistir as aulas, podendo fazer o seu próprio horário de estudo e acompanhando todo o conteúdo diretamente de uma plataforma online da própria escola. Nela você encontrará os materiais de apoio para leitura, sugestões de conteúdos, exercícios e conseguirá, inclusive, tirar suas dúvidas com o próprio professor. 

gato estudando no computador
Saiba mais sobre o curso técnico EaD

Ou seja, com um curso técnico a distância você terá mais flexibilidade na sua rotina. Além desse diferencial, podemos citar mais 5 vantagens que o estudante dessa modalidade tem. Veja:

- Aprender técnicas essenciais ao mercado de trabalho

Fazer um curso técnico a distância traz ao aluno algumas características que são muito valiosas para os recrutadores na hora de escolher o candidato que ocupará uma vaga. Organização, responsabilidade, disciplina, determinação e proatividade são adjetivos comuns a quem faz esse tipo de aula - e isso não deixa de ser reconhecido na hora que você estiver procurando por um emprego. 

- Ter menos gastos mensais

economizando dinheiro gif
Você pode economizar dinheiro com o seu curso técnico EaD

O curso técnico a distância, assim como um curso de graduação ou pós-graduação EaD, também traz uma grande economia. Isso porque as opções de cursos nessa modalidade costumam ser mais baratas do que as presenciais. Além disso, o aluno também economiza com o deslocamento até a escola, refeição e material didático. Importante lembrar que a quantidade de aulas práticas presenciais são reduzidas e as matérias são disponibilizadas online.

- Aumentar o networking... ou seja, conhecer mais pessoas da área!

Você já ouviu falar de networking? Esse é o nome que se dá à ação de conhecer outras pessoas no mesmo ambiente que você e que tenham os mesmos interesses que o seus. Com um curso técnico EaD isso também é possível! Você pode conversar com colegas e professores pelo chat da plataforma online, tirando dúvidas, conversando sobre as lições e matérias. 

Leia também:
9 cursos técnicos que têm os maiores salários
Quem pode fazer um curso técnico?

- Acesse o conteúdo mais facilmente!

Você consegue acessar o conteúdo das suas aulas de onde estiver pela plataforma online da escola. Isso também quer dizer que, além de poder ver e rever suas aulas quantas vezes quiser, você também terá acesso à biblioteca virtual da instituição de ensino, tendo contato direto com o material mais atualizado sobre aquilo que estiver estudando. 

- Recursos práticos e interativos 

Para suprir as necessidades práticas dos cursos técnicos, as escolas costumam disponibilizar jogos e conteúdo interativo para que o aluno tenha um contato maior com aquilo que se está aprendendo.

Porém, fique atento: é bastante comum que as instituições de ensino exijam que o estudante compareça algumas vezes ao polo para realizar alguma atividade prática. Esses encontros podem chegar a até quatro vezes mensais. Por esse motivo, não deixe de levar em conta a localidade da instituição escolhida. 

Quando custa um curso técnico EaD?

Cada escola, quando particular, costuma cobrar preços variados por seus cursos. É necessário verificar junto à instituição quais são as opções disponíveis e quanto é cobrado por aquela que melhor se encaixar nos seus planos profissionais. 

 Um curso técnico a distância em Enfermagem - que é um dos mais procurados - costuma custas cerca de R$ 380,00 por mês. Já um curso técnico em Edificações, por exemplo, é facilmente encontrado com uma mensalidade média de R$ 2 mil. 

Qual a diferença entre curso técnico e tecnólogo?

Basicamente, as principais diferenças entre tecnólogo e curso técnico estão na duração e no foco profissional. O tecnólogo (nível superior) dura de dois a três anos e é uma versão resumida da graduação, com foco no mercado de trabalho. Ou seja, ele é válido como um curso de Ensino Superior. Assim, essa formação, assim como a graduação, também possibilita que os alunos diplomados cursem posteriormente uma pós-graduação, MBA, mestrado ou doutorado. 

Já os cursos técnicos (nível médio) duram de um ano e meio a três anos, oferecendo uma formação rápida e focada em áreas profissionais específicas. Os cursos técnicos podem ser feitos por quem já terminou ou ainda está fazendo o Ensino Médio. Seu conteúdo é bastante específico e geralmente é focado em aspectos práticos.

Leia também:
Veja como fazer um Curso Técnico e o Ensino Médio ao mesmo tempo

Como são as aulas práticas de um curso técnico EaD?

Como dissemos anteriormente, para suprir as necessidades práticas dos cursos técnicos, as instituições de ensino costumam oferecer atividades equivalentes. Isso acontece por meio de jogos ou, até mesmo, plataformas interativas onde o aluno poderá colocar os seus conhecimentos práticos em prática (tum dum ts). 

Apesar disso, é bastante comum que as instituições de ensino exijam que o estudante compareça algumas vezes ao polo para realizar alguma atividade prática. Assim, não deixe de levar em conta a localidade da instituição escolhida, pois você poderá ter que comparecer ao local algumas vezes ao mês (no máximo quatro) para realizar uma atividade. 

Leia também:
+ Saiba tudo sobre curso técnico em Enfermagem
Curso técnico conta como título para concursos públicos?

O que considerar na hora de escolher o seu curso técnico EaD?

em dúvida gif
Tá com dúvida? Descubra a resposta!

A gente sabe que você está bastante ansioso para encontrar o seu curso técnico EaD ideal, mas, calma! Antes de mais nada é necessário levar alguns pontos em consideração. Dessa forma, você não terá surpresas desagradáveis ao longo do curso e poderá conseguir o seu certificado sem nenhum problema. Confira abaixo algumas dicas:

  • Se a escola é reconhecida pelo MEC;
  • Como o curso pode agregar para o seu ensino e como ele ajudará na hora de encontrar um emprego;
  • Qual é a mensalidade do curso (e se ela realmente cabe no seu bolso);
  • Se a escola disponibiliza uma plataforma online onde você pode ter acesso às aulas, bem como ter contato com os professores e outros alunos;
  • Qual é o tempo de duração do curso;
  • Se a instituição de ensino exige encontros presenciais em seu campus mensal ou semestralmente; e,
  • Como são feitas as provas de seu curso (virtual ou presencialmente). 

Onde encontrar um curso técnico EaD?

Existem diversas instituições de ensino que oferecem cursos técnicos de qualidade, devidamente reconhecidas pelo MEC. Veja abaixo algumas opções:

Como conseguir uma bolsa de estudo para um curso técnico EaD?

Se você está em busca da melhor opção não apenas de ensino, mas também para o seu bolso, o Quero Bolsa tem a solução. 

A plataforma online traz centenas de opções de cursos técnicos EaD para você escolher. Ou seja, é possível encontrar uma grande variedade de cursos em diversas áreas, garantir o seu futuro no mercado de trabalho e ainda ter uma bolsa de estudo (de até 80%) válida por todo o seu curso. Demais, né?

Confira no botão abaixo algumas opções de bolsas de estudo para cursos técnicos EaD:

Encontrar curso técnico EaD


O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54