Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Cursos Técnicos

Saiba quais são os 5 cursos técnicos que mais empregam

* Texto escrito pela colaboradora Fernanda Silva

Quem faz um curso técnico quer logo alcançar um emprego, certo? A entrada quase que garantida no mercado de trabalho é considerada por muitos a grande vantagem desse tipo de curso. Algumas especializações, ainda, vão na onda da economia e são cada vez mais valorizadas. Pensando nisso, a Consultoria ManpowerGroup elencou os cursos técnicos que mais empregam.

Fazer um curso técnico pode mudar o seu futuro profissional e levá-lo ao mercado de trabalho mais rapidamente. Nessa matéria da Revista Quero você pode encontrar 5 motivos convincentes para fazer um curso técnico

Encontrar curso técnico

“Quando se trata de curso técnico, há uma taxa de sucesso na busca pelo primeiro emprego infinitamente maior do que o que acontece, em média, com os cursos superiores”, destaca Clélios Silva, gerente de educação do Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial de São Paulo)

estudante curso técnico
Saiba quais são os 5 cursos técnicos que mais empregam

O entrevistado ainda ressalta que a empregabilidade não é exatamente o que influencia na escolha por um curso, mas sim a percepção da sociedade sobre ela [a empregabilidade]. “Nem sempre as pessoas têm uma noção muito precisa, por desconhecimento, das áreas mais técnicas que tem muitas oportunidades."

Dificuldade ao encontrar profissionais

Segundo uma pesquisa publicada em janeiro deste ano pela mesma consultoria, 52% das empresas brasileiras têm dificuldade de preencher suas vagas - a média global é um pouco maior (54%). Profissões de ofício, como eletricistas, soldadores e mecânicos estão no topo da lista.

“Existem vários cursos com alto potencial de empregabilidade e que não são tão óbvios para a sociedade. Um exemplo é a área de solda”, destaca Clélios. “Ela permite excelentes colocações no mercado”, finaliza.

Além da oportunidade de entrada no mercado de trabalho, muitas pessoas optam por fazer cursos técnicos pelo tempo. Em média, eles têm duração de dois anos.

Separamos abaixo os 5 cursos técnicos que mais empregam, levando em consideração o estudo realizado pela ManpowerGroup, mencionado anteriormente. Confira:

5 cursos técnicos que mais empregam:

1. Técnico em Meio Ambiente


Preservação é a principal palavra para o técnico em Meio Ambiente. Para pensar nela, o profissional precisa de uma base de conhecimentos tecnológicos e de gerenciamento. Quem deseja atuar na área visa incentivar e participar de atividades que promovem o cuidado com o meio ambiente

Sensibilizar a sociedade e promover o desenvolvimento sustentável são apenas algumas das missões desse profissional. Além disso, ele também orienta empresas e instituições sobre a legislação ambiental, por exemplo.

2. Técnico em Redes de Computadores

Instalar, corrigir falhas, organizar e configurar equipamentos de rede - e seus cabeamentos- são só algumas das funções do técnico em redes de computadores. Eles também configuram dispositivos e equipamentos voltados a área de comunicação digital.

Outra parte do trabalho desse profissional é pensar na configuração e acesso a e-mails, impressoras e servidores, por exemplo. Ele projeta a rede em sua parte lógica e também física, configurando roteadores e switchs.

3. Técnico em Comércio Exterior

O técnico em comércio exterior atua na gestão de atividades que envolvem negócios entre países. Por isso, ele pensa em políticas cambiais e alfandegárias, considerando também trâmites aduaneiros e portuários

Esse profissional também exerce atividades que assemelham a logística, considerando transporte e armazenagem de acordo com a legislação.

4. Técnico em Geoprocessamento

Menos conhecido, o curso de técnico em geoprocessamento prepara o estudante  para compreender e analisar dados geográficos. Ele realiza o processamento de informações que ajudam na elaboração de mapas georreferenciados e plantas.

O objetivo desse profissional é manipular as geotecnologias disponíveis entendendo os fenômenos urbanos e ambientais. 

5. Técnico em Mecânica

Por fim, o técnico em mecânica atua nos processos de produção. Ele planeja e faz a manutenção de estruturas e projetos relacionados, como o nome sugere, a parte mecânica do sistema.

Além disso, ele também pode coordenar equipes de trabalho, pensando na gestão tecnológica da empresa e considerando normas que regulamentam o setor (técnicas, ambientais, de qualidade e de saúde e segurança).

cachorro curso técnico
O curso técnico em mecânica é um dos que mais empregam no Brasil

Como começar a fazer um curso técnico?

Existem diversas instituições que oferecem curso técnicos. É claro que, no meio de tanta oportunidade, é normal ficar confuso na hora de escolher. Por isso, não deixe de pesquisar a sua vaga no Quero Bolsa

Na plataforma digital você encontra centenas de oportunidades de cursos técnicos com bolsas de estudo de até 80%. Essa é a chance de começar a sua vida profissional com um investimento que cabe no seu orçamento - de uma forma descomplicada e sem pagar perrengues. Confira as oportunidades no botão abaixo:

Melhores cursos técnicos

Onde fazer o seu curso técnico?

Existem diversas instituições de ensino que oferecem cursos técnicos. Separamos algumas das mais procuradas no site do Quero Bolsa para facilitar a sua pesquisa. Confira abaixo:

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54