Dificuldade ao encontrar profissionais
Segundo uma pesquisa publicada em janeiro deste ano pela mesma consultoria, 52% das empresas brasileiras têm dificuldade de preencher suas vagas – a média global é um pouco maior (54%). Profissões de ofício, como eletricistas, soldadores e mecânicos estão no topo da lista.
“Existem vários cursos com alto potencial de empregabilidade e que não são tão óbvios para a sociedade. Um exemplo é a área de solda”, destaca Clélios. “Ela permite excelentes colocações no mercado”, finaliza.
Além da oportunidade de entrada no mercado de trabalho, muitas pessoas optam por fazer cursos técnicos pelo tempo. Em média, eles têm duração de dois anos.
Separamos abaixo os 5 cursos técnicos que mais empregam, levando em consideração o estudo realizado pela ManpowerGroup, mencionado anteriormente. Confira:
5 cursos técnicos que mais empregam:
Preservação é a principal palavra para o técnico em Meio Ambiente. Para pensar nela, o profissional precisa de uma base de conhecimentos tecnológicos e de gerenciamento. Quem deseja atuar na área visa incentivar e participar de atividades que promovem o cuidado com o meio ambiente
Sensibilizar a sociedade e promover o desenvolvimento sustentável são apenas algumas das missões desse profissional. Além disso, ele também orienta empresas e instituições sobre a legislação ambiental, por exemplo.
Instalar, corrigir falhas, organizar e configurar equipamentos de rede – e seus cabeamentos- são só algumas das funções do técnico em redes de computadores. Eles também configuram dispositivos e equipamentos voltados a área de comunicação digital.
Outra parte do trabalho desse profissional é pensar na configuração e acesso a e-mails, impressoras e servidores, por exemplo. Ele projeta a rede em sua parte lógica e também física, configurando roteadores e switchs.
O técnico em comércio exterior atua na gestão de atividades que envolvem negócios entre países. Por isso, ele pensa em políticas cambiais e alfandegárias, considerando também trâmites aduaneiros e portuários
Esse profissional também exerce atividades que assemelham a logística, considerando transporte e armazenagem de acordo com a legislação.
Menos conhecido, o curso de técnico em geoprocessamento prepara o estudante para compreender e analisar dados geográficos. Ele realiza o processamento de informações que ajudam na elaboração de mapas georreferenciados e plantas.
O objetivo desse profissional é manipular as geotecnologias disponíveis entendendo os fenômenos urbanos e ambientais.
Por fim, o técnico em mecânica atua nos processos de produção. Ele planeja e faz a manutenção de estruturas e projetos relacionados, como o nome sugere, a parte mecânica do sistema.
Além disso, ele também pode coordenar equipes de trabalho, pensando na gestão tecnológica da empresa e considerando normas que regulamentam o setor (técnicas, ambientais, de qualidade e de saúde e segurança).
Faça Técnico com bolsa de estudo
Existem diversas instituições que oferecem curso técnicos. É claro que, no meio de tanta oportunidade, é normal ficar confuso na hora de escolher. Por isso, não deixe de pesquisar a sua vaga na Quero Bolsa!
A Quero Bolsa pode ajudar você a conseguir bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. Confira as oportunidades no botão abaixo: