Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Cursos Técnicos

Saiba tudo sobre curso técnico em Enfermagem

* Texto escrito pela colaboradora Fernanda Silva

Quando se pensa em Técnico em Enfermagem, é fácil projetar as funções atribuídas a esse profissional. Sua imagem - e missão de trabalho- estão impregnadas no imaginário de qualquer pessoa que já frequentou um centro hospitalar. E por ser uma área de muito interesse, o curso técnico com foco nesse nicho é muito procurado. 

técnica em enfermagem
Saiba tudo sobre curso técnico em Enfermagem

Acontece que, na maior parte das vezes, cada membro da equipe de enfermeiros tem uma diferente atribuição. Algumas delas são dadas especialmente a pessoas que são técnicas em Enfermagem.

Resumidamente, o técnico em Enfermagem trabalha sob a supervisão de um enfermeiro. Sua principal função, explica Diego Pereira Gonçalves, graduando em Enfermagem, é auxiliar o médico e o enfermeiro em diversos procedimentos.

 “Alguns exemplos são a administração de medicação, aferição de sinais vitais, realização de curativos, coleta de exames laboratoriais, entre outros”, destaca Diego. 

O técnico em Enfermagem também tem a missão de prestar assistência a pacientes em estado grave, bem como atuar no controle e prevenção de doenças. 

Saiba mais:
Enfermagem: diferenças entre enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem
+ Saiba tudo sobre o curso de especialização em Enfermagem

O curso que capacita o profissional a assumir a função tem duração de até dois anos. Quem tem o diploma se torna um profissional de “nível médio”. Isso porque ele não é um curso superior como uma graduação em Enfermagem, porém, é mais amplo em relação ao auxiliar.

É possível encontrar diversas oportunidades de vagas em cursos técnicos em Enfermagem. No Quero Bolsa, por exemplo, existem muitas opções. Veja abaixo:

Encontrar o técnico em Enfermagem

Como é o curso técnico em Enfermagem?

No geral, para se matricular no curso de técnico em Enfermagem, é necessário ter concluído o Ensino Médio.

Há também as instituições que permitem que os alunos do terceiro ano se cadastrem - e apresentem o diploma do Ensino Médio antes do final do curso. Outras, por sua vez, exigem que o aluno também tenha o curso de auxiliar em enfermagem.

A formação de técnicos em Enfermagem conta com disciplinas teóricas e práticas na área da saúde. Muitos também focam na relação interpessoal, tão importante para o profissional da área. 

“Na escola técnica em que estudei, tínhamos cerca de três meses de aula teórica, seguidos de um mês de estágio. No último, colocávamos em prática o que foi aprendido em aula”, explica Diego. 

técnico em enfermagem
Tire todas suas dúvidas sobre o curso técnico em Enfermagem

“Passado o período de estágio, a gente voltava para a sala e aprendia coisas novas, para depois ir para outro estágio em diferentes setores do hospital”, conclui.

Quanto ganha um técnico em Enfermagem e onde ele trabalha?

O salário de um técnico de Enfermagem pode variar bastante, dependendo da localização e do tempo de experiência do profissional

De acordo com o site Glassdoor, a remuneração média destes profissionais é de R$2.498,00, em São Paulo.

Segundo Diego, é possível trabalhar e estudar, ao mesmo tempo. No seu caso, os estágios foram encaminhados pela própria escola que frequentava, variando entre oportunidades remuneradas e outras não.

São várias as possibilidades de locais de trabalho de um técnico em enfermagem. Hospitais, clínicas, ambulatórios, empresas, UBS (Unidade Básica de Saúde), UPA (Unidade de Pronto Atendimento), consultórios, laboratórios, escolas, creches e casas de repouso são apenas algumas delas.

Essa é uma função realmente muito pesquisada e que traz uma grande variedade de oportunidades para quem está de olho na área. 

Saiba mais:
10 pós-graduações mais procuradas em Enfermagem
O que é um curso técnico?

Técnico em Enfermagem: profissão apaixonante

Até soa romântico dizer, mas Diego se tornou técnico em enfermagem por amor. 

Antes recepcionista em um consultório médico geriátrico, ele queria ajudar os pacientes idosos, mas se sentia limitado. Foi aí que descobriu a enfermagem como ferramenta de transformação de vidas. "Comecei a ler sobre o curso e me apaixonei pelo cuidar."

Por ser uma carreira relacionada a saúde, não são poucas as pessoas que confundem a enfermagem com a medicina. Além dos cursos serem distintos, as funções desses profissionais também se difere. “O objetivo principal do médico é salvar e do enfermeiro é cuidar”, explica Diego em poucas palavras.

Como fazer um curso técnico em Enfermagem?

Como visto, o curso técnico em Enfermagem é uma ótima oportunidade para quem deseja trabalhar na área da saúde e começar sua carreira o quanto antes. E já pensou poder garantir o seu curso e, ainda, conseguir uma bolsa de estudo para ter descontos em todas as mensalidades? Seria incrível, não é?

E no Quero Bolsa isso é possível. São centenas de oportunidades para cursos técnicos em Enfermagem em diversas instituições de ensino conceituadas. Ao garantir sua bolsa de estudo, todas as mensalidades do curso terão um desconto que pode chegar a 75%. Dê uma olhada nas vagas que ainda estão disponíveis:

Vagas com bolsa em curso técnico

Onde fazer um curso técnico em Enfermagem?

Se você quer fazer um curso técnico em Enfermagem, fique de olho nas melhores instituições e nas opções de cursos que elas oferecem. Veja abaixo as escolas mais procuradas, de acordo com o Quero Bolsa:

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54