Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Cursos Técnicos

O que é um curso técnico?

por Caroline Sassatelli em 05/12/19

É muito comum ficar em dúvida sobre o que fazer quando chega a hora de definir qual carreira profissional seguir. Muitas pessoas acabam optando por fazer um curso técnico na área de maior afinidade. Mas você sabe o que é ele ou qual sua diferença em relação a uma graduação, por exemplo?

alunos e professor aprendendo sobre máquina
Você sabe o que é um curso técnico?


Os cursos técnicos estão categorizados como parte do Sistema de Ensino Brasileiro. Ao contrário da graduação, que tem como foco aprofundar o conhecimento em uma área, o técnico está mais focado no aprendizado voltado para o mercado de trabalho. 

Esses cursos se encaixam entre o Ensino Médio e o Superior, podendo ser realizados durante o colegial ou, então, integrando as disciplinas práticas do técnico com as regulares do Ensino Médio em um só curso. É importante dizer que eles não valem como uma graduação, ou seja, para que você tenha um diploma do Ensino Superior é necessário completar o curso em uma faculdade ou universidade. 

Leia também:
Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?

Tipos de Cursos Técnicos

No Brasil, existem três categorias de cursos técnicos: o curso técnico integrado, o externo (ou concomitante) e o profissionalizante (ou subsequente). 

O curso técnico integrado é o que substitui parcialmente o Ensino Médio e pode ser iniciado após a conclusão do Ensino Fundamental e realizado o primeiro ano do colegial. Ao concluí-lo, o aluno recebe um certificado de conclusão do Ensino Médio e também o diploma na formação técnica escolhida. 

O chamado curso técnico externo ou concomitante é separado do Ensino Médio, mas feito ao mesmo tempo que ele. Esse modelo pode ser iniciado após o primeiro ano do colegial, sendo esse último feito em uma instituição e o técnico em outra. Cada uma delas é a responsável por emitir o diploma. 

Por fim, o curso técnico profissionalizante ou subsequente é destinado ao aluno que já concluiu o Ensino Médio e agora está focado em adquirir conhecimentos focados no mercado de trabalho. Ao concluir o curso, o aluno recebe um diploma de técnico de nível médio.

Está interessado em um curso técnico?

Se você está de olho em um curso técnico e gostaria de ter um aprendizado mais focado no mercado de trabalho, dê uma olhada nas bolsas de estudo disponíveis no site do Quero Bolsa. É possível encontrar o curso perfeito que melhor se encaixa na sua rotina e nas suas pretensões profissionais. Clique abaixo para mais informações:

Encontrar curso técnico


O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54