Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

Qual a diferença entre graduação e pós-graduação?

por Caroline Sassatelli em 24/04/19 1,2 mil visualizações

Querer estudar é sempre o primeiro passo para encarar a faculdade. Porém, são tantas opções de cursos, graduação e pós-graduação que, às vezes, ficamos confusos sobre qual escolha fazer, não é mesmo? 


Antes de mais nada, é importante entender o que você está procurando para seu atual momento. E, para chegar a essa resposta, nada melhor do que saber de verdade qual a diferença entre os tipos de cursos disponíveis. Mas você sabe essa resposta?

Bem, se você não sabe não precisa se preocupar porque a gente lhe explica tudinho:

Graduação

A graduação, também chamada de “educação superior”, é o curso de formação que, normalmente, é procurado após o Ensino Médio ser finalizado. Ele é responsável por formar um profissional em alguma área do conhecimento e levar essas pessoas ao mercado de trabalho de forma mais direcionada.

A graduação pode ser classificada de três maneiras: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Leia também:
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?

Para ter formação superior é necessário ser formado no Ensino Médio, tendo em mãos o seu diploma e histórico escolar. O próximo passo é decidir qual curso fazer e escolher a faculdade ou universidade que mais combina contigo. Fique atento para escolher uma instituição que seja certificada pelo Ministério da Educação (MEC), pois, sem isso, o seu futuro diploma pode valer de nada.

Leia também:
Teste vocacional gratuito: descubra sua profissão ideal

Depois de feita a escolha, chegou a hora de preparar para o vestibular. Essa é a prova classificatória que garantirá a sua vaga na faculdade. Além da avaliação também há outras maneiras de começar a sua graduação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) ou, então, recorrer ao Financiamento Estudantil (Fies).

Também é possível conseguir uma bolsa em alguma faculdade para fazer seu curso com um bom desconto. No site Quero Bolsa, por exemplo, é possível encontrar bolsas de estudo de até 75%. Depois de garanti-la, basta entrar em contato com sua faculdade para obter informações sobre o vestibular e, então, ter seu desconto em todas as mensalidades até o final do curso (sem acumular nenhuma dívida para depois da formatura).  

Leia também:
Qual a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?
Bolsas de estudo: o Quero Bolsa é confiável? Como funciona?

A graduação (nível superior) tem duração média de 4 a 5 anos e oferece a maior quantidade de conhecimento teórico e prático entre os três. O tecnólogo (nível superior) dura de 2 a 3 anos e é uma versão resumida da graduação, com foco no mercado de trabalho.


Pós-graduação

A pós-graduação, como o próprio nome diz, pode ser cursada após ser concluído o curso de formação no ensino superior. Aliás, o MEC exige que o aluno tenha diploma na graduação (ou tecnólogo) para realizar esse curso. Ou seja, só procure uma pós se você já tiver uma formação anterior. 

As pós-graduações são divididas em duas categorias: lato sensu e stricto sensu. A primeira se refere a especializações (incluindo MBA) de, no mínimo, 360 horas de aula. O seu certificado de conclusão não é válido como diploma.

Leia também:
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?

Por outro lado, os cursos stricto sensu são divididos entre Mestrado (mínimo de 2 anos de curso) e Doutorado (mínimo de 4 anos de curso) e o certificado, ao final, confere ao formando o diploma com título de mestre ou doutor.

É possível realizar uma pós-graduação em uma área diferente da sua, mas isso não garantirá que seja possível atuar na área. Por exemplo, se você é formado em Administração e quer fazer uma pós-graduação na área jurídica, isso não significa que, após concluí-la, será possível advogar. Isso porque, nesse caso, para ser advogado é necessário ser graduado em Direito e ser aprovado no Exame da OAB.

Existem milhares de opções de especializações em diversas áreas. E não pense que você precisa desembolsar uma baita grana para cursá-las. O site Quero Bolsa também oferece mais de 110 mil opções de pós-graduações com descontos de até 75%. Vale a pena conferir e planejar como se destacar em sua carreira.

Encontre bolsas de pós-graduação

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54