Quais são os tipos de pós-graduação lato sensu?
Depois de entender um pouco melhor as diferenças entre latu e stricto sensu, é importante também conhecer os tipos de pós-graduação latu sensu.
- Especialização
Na especialização, existe um aprofundamento de conhecimento em uma área específica. Sabe quando você termina a faculdade, começa a trabalhar e vê a necessidade de saber mais sobre determinado assunto? A especialização pode ser um ótimo caminho para isso. - MBA
A definição dessa sigla vem do inglês Master of Business Administration. Trata-se de uma formação internacional bastante indicada para líderes que atuam na área de negócios.
Veja também: Qual a diferença entre especialização e pós-graduação?
+ Pós-graduação em Psicologia Organizacional: quem pode fazer?
O que é Stricto Sensu?
As pós-graduações stricto sensu, por sua vez, conferem ao estudante um diploma e um título (mestre ou doutor, a depender da categoria escolhida).
Esses cursos são mais voltados para quem deseja desenvolver uma carreira no meio acadêmico ou da pesquisa científica, sendo que, a maioria das pessoas que se formam em uma pós stricto sensu, opta por ser professor e dar aulas em universidades.
As pós-graduações stricto sensu fazem com que o aluno desenvolva um grande trabalho de pesquisa sobre determinado assunto que, ao final, será apresentado em forma de dissertação (para mestrados) ou tese (para doutorados).
A função da formação Stricto Sensu
A pós-graduação Stricto Sensu é indicada para aqueles que querem dar mais ênfase ao universo acadêmico e se tornarem professores universitários ou pesquisadores científicos. A duração total da formação costuma ser de dois anos para o mestrado e de até quatro anos para o doutorado. No final da formação, os alunos recebem o título de mestre ou doutor, conforme o tipo de curso realizado.
Saiba mais:+
Qual a diferença entre tese, monografia e dissertação
+ O segredo para fazer uma dissertação de mestrado perfeita
Quais são os tipos de pós stricto sensu?
A pós-graduação stricto sensu é conhecida por estar mais ligada ao universo acadêmico.
- Mestrado
A pós-graduação stricto sensu tem seu ponto de partida no mestrado. O curso dura 2 anos e é concluído com a apresentação de uma dissertação. O título conseguido aqui é a oportunidade de seguir para o doutorado. - Doutorado
Já o doutorado tem a duração de 4 anos e pode ser considerado o ápice de quem opta pela carreira acadêmica. A conclusão dessa formação termina com a produção de uma tese, que deve ser inédita, ou seja, algo que ainda não pesquisado.
Entenda a diferença entre Lato Sensu e Stricto Sensu
Na verdade, a escolha entre latu sensu e stricto sensu deve estar alinhada com os objetivos profissionais.
Se a ideia é não esquecer a definição de cada uma dessas formação, é só lembrar o significado das palavras em latim: latu=amplo e stricto=restrito.
Para facilitar as coisas, é possível conferir as principais diferenças entre latu sensu e stricto sensu na tabela a seguir:
| Latu sensu | Stricto sensu |
Duração | Mínimo de 360 horas de aula | Mestrado: mínimo 2 anos Doutorado: mínimo 4 anos |
Formação dos docentes | 50% dos professores devem ser mestres e doutores 50% dos professores devem ter pelo menos uma especialização ou pós latu sensu | Todos os professores devem ter diploma de pós stricto sensu |
Títulos | Certificado de conclusão que não é válido como diploma | Diploma com título de mestre ou doutor |
Fonte: Fundação Dom Cabral
Veja também: Qual a diferença entre pós-graduação e MBA?
+ Como saber se uma pós é reconhecida pelo MEC?