Concorra a Bolsas de Estudo 100%
logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

Guia completo para escolher o seu curso de pós-graduação

Atualizado em 27/12/2021

O crescimento na procura por cursos lato sensu de pós-graduação (como especializações e MBA) é um movimento evidente no Brasil - e não é de hoje. Entre 2016 e 2019, houve um aumento de 74% nas matrículas para tais formações, sendo contabilizados, no último ano, 1,18 milhão de matriculados em cursos de especialização.

grupo de alunos estudando em curso de pós-graduação
Guia completo para escolher o seu curso de pós-graduação

Existem dois tipos principais de pós-graduação: as que se encaixam no tipo lato sensu e as que se enquadram como stricto sensu. Na primeira categoria estão inclusas as especializações e MBA. Já no segundo tipo, o aluno pode escolher entre mestrado e doutorado. Para entender a diferença desses últimos, confira nessa matéria realizada pela Revista Quero.

Já se você deseja seguir a tendência, mas não sabe como escolher o melhor curso de pós-graduação, não deixe de continuar essa leitura: isso porque as principais dúvidas sobre esse tema serão respondidas por Cynara Bastos, supervisora de carreiras da Faculdade Ibmec. A especialista compartilhará dicas incríveis para você alcançar seu objetivo (e, claro, a pós-graduação ideal)!

Saiba mais:
MBA: tudo o que você precisa saber!
Por que você ainda não está fazendo pós-graduação?

Qual é o momento certo para iniciar um curso de Pós-Graduação?

Segundo a especialista Cynara Bastos, o melhor momento para iniciar um curso de pós-graduação ou MBA é aquele em que o profissional já desenvolveu uma carreira em certa área ou percebeu a necessidade de ampliar seu conhecimento para atuar em um cargo específico, por exemplo.

“Quando há uma certa experiência, você consegue trocar mais com os colegas”, pontua Cynara.

Já para o aluno recém-formado na graduação que deseja "emendar" na pós, também há uma dica valiosa: optar por um curso mais abrangente. Um MBA em Gestão de Negócios pode ser uma boa opção devido à sua aplicabilidade, bem como seu potencial de expandir a capacidade crítica do aluno.

Cynara Bastos, supervisora de carreiras da Faculdade Ibmec
Cynara Bastos, supervisora de carreiras da Faculdade Ibmec

Já em relação ao tempo dedicado aos estudos, é fato: o curso de pós-graduação demanda, além de muitas horas de dedicação, bastante energia.

Por isso, é interessante conversar e fazer um “acordo” com as pessoas do seu ciclo mais próximo. Afinal, nesse período você poderá ter uma agenda limitada e nem sempre estará disponível para atender de imediato uma ligação ou responder uma mensagem no whatsapp - principalmente em tempos de trabalhos, provas e monografia.

Em resumo, ao escolher o seu curso de pós-graduação, é necessário ter consciência que será necessário ter foco. Ou seja, em alguns momentos, a vida social talvez seja colocada em segundo plano. Mas o motivo é bom, afinal, é a oportunidade para ganhar  conhecimentos essenciais e, assim, evoluir na sua carreira. 

Como o curso de Pós-Graduação influencia na carreira?

Nessa questão, há duas vertentes mais marcantes: a pessoa que almeja mudar de área fazendo um curso de pós-graduação e aquela que está de olho em uma promoção na empresa.

Saiba mais:
+ Pós-graduação em área diferente? Saiba a opinião dos recrutadores
+ Como mudar de carreira fazendo uma pós-graduação?

Para quem está buscando novos desafios em outro campo de atuação, a especialização se torna uma oportunidade para conviver com profissionais do meio e ganhar capacitação para desempenhar seu novo papel. É possível também realizar um estágio na área, o que é possibilitado ao aluno pelo curso de pós-graduação, de acordo com essa matéria da Revista Quero.   

“A pós é importante a começar pelo networking. Assim como temos relações de amizade da escola, na vida profissional devemos ter também. Podemos contar com elas e elas com a gente. É uma relação de 'ganha-ganha'”, comenta Cynara Bastos.

É exatamente com esse networking que o profissional que está em busca de ascensão pode chegar lá. Os colegas veem a sua dedicação, o quanto é interessado e, dessa forma, o novo cargo pode vir até mesmo por uma indicação externa.

Em contrapartida, as empresas que valorizam os colaboradores com o ímpeto de continuarem a aprender, ampliando suas competências, coroam essa decisão com diálogo e, possivelmente, a promoção tão esperada.

cachorro trabalhando pós-graduação
Como uma pós-graduação pode influenciar na sua carreira?

É preciso ressaltar que a iniciativa de investir em um curso de pós-graduação está relacionada ao conceito de continuidade aos estudos, ou seja, de um aprendizado que nunca termina. Tendo isso em vista, Cynara explica que o desenvolvimento de conhecimentos pode vir de várias maneiras: pela leitura, ao conhecer e conversar com outras pessoas etc.

Para a especialista, a pós-graduação não é um fim em si mesmo, assim como qualquer outro processo de aprendizado. “Muito mais do que adquirir conhecimento, é necessário colocar em prática."

Outro ponto a ser levado em consideração é o fato da pós-graduação significar uma autorrealização! Para tanto, você deve se dedicar não só às disciplinas com as quais tem mais afinidade. Desafie-se quando se tratar de matérias mais difíceis para você e se supere. Afinal de contas, é sempre tempo de aprender! Quer ver alguns cursos de pós-graduação? Dê uma olhada abaixo:

Encontrar pós-graduação ideal


Como escolher o melhor curso de pós-graduação?

Cynara também compartilha cinco dicas essenciais para guiar quem pretende ingressar em uma pós-graduação, mas ainda não escolheu o curso. Confira a seguir:

1)  Conheça o curso

Converse com o coordenador ou professores dos cursos de interesse sobre a grade curricular, assim como sobre a qual público os mesmos são direcionados;

2) Exercite o autoconhecimento

Faça as seguintes perguntas para si mesmo(a): o que estou buscando com essa especialização? Por que será importante para o meu trabalho? O que espero obter ao me formar?

3) Entenda o escopo do curso selecionado

Veja se as disciplinas são condizentes com as suas expectativas e expertises que pretende desenvolver;

4) Saiba mais sobre a pós-graduação

Converse com pessoas que já fizeram o curso;

5) Entenda o motivo pelo qual escolheu a pós-graduação

Faça uma análise de mercado para entender como a pós-graduação pode ajudar a preencher os requisitos e necessidades da carreira.

Saiba mais:
O que considerar na hora de escolher uma pós-graduação EaD?
+ 10 motivos para começar já sua pós-graduação

Pós-graduação presencial ou a distância (EaD)?

Os cursos de pós-graduação a distância (EaD) pedem uma disciplina maior dos alunos que precisam ter uma capacidade de concentração muito grande, mas conseguem fazer os seus próprios horários de estudo.

Antes de escolher seu curso, a especialista, Cynara, afirma que o estudante deve se informar sobre qual é a metodologia referente à interatividade adotada durante as aulas, por exemplo.

Outra recomendação para atestar a qualidade do ensino é verificar o corpo docente que faz parte do curso, bem como dialogar com alunos que estejam cursando ou já o finalizaram.

Siga as dicas e escolha um curso de pós-graduação que agregará à sua carreira hoje e no futuro, com o desenvolvimento de competências em alta no mercado, amizades duradouras e experiências relevantes em âmbito profissional e pessoal! 

Saiba mais:
Pós-graduação EaD: 8 curiosidades que você deve saber
Qual a diferença entre uma pós-graduação presencial, semipresencial e EaD

Opções para encontrar a sua pós-graduação?

Quer fazer uma pós-graduação? Veja algumas opções de instituições de ensino que oferecem ótimos cursos, tanto na modalidade presencial, quanto a distância (EaD), e que são parceiras do Quero Bolsa

Que tal uma bolsa de estudo para fazer sua pós-graduação?

Se você quer começar a sua pós-graduação, não deixe de pesquisar no site da Quero Bolsa. A plataforma traz as melhores opções de cursos com bolsas de estudo de até 80%. É possível encontrar a pós-graduação ideal para o seu momento profissional, tando uma especialização, MBA, mestrado ou doutorado! Não deixe essa oportunidade passar: a hora de alcançar o seu sonho é agora!

Encontrar melhor bolsa de pós-graduação


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54