Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Como mudar de carreira fazendo uma pós-graduação?

por Caroline Sassatelli em 14/10/19 190 visualizações

Nem sempre o curso realizado na graduação corresponde às expectativas do estudante, principalmente quando ele entra no mercado de trabalho. Se você está passando por isso, não precisa se desesperar: fazer uma pós-graduação é uma boa alternativa para quem quer mudar de carreira. 


A pós-graduação, tanto na modalidade lato sensu, quanto stricto sensu, é voltada para o aprofundamento em determinada área do conhecimento e carreira profissional. Isso porque o curso traz uma série de conteúdos específicos sobre certos assuntos, expandindo o leque cognitivo do aluno. Por isso, fazer uma pós é uma ótima alternativa para quem deseja mudar sua área de atuação. 

Leia também:
Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente da minha?
10 motivos para começar já sua pós-graduação

Ao fazer uma especialização ou um MBA, principalmente, o estudante recebe um conteúdo formal exigido pelo mercado de trabalho e, dessa forma, consegue entender aspectos importantes para mudar sua área de atuação. Já o mestrado e o doutorado são opções ideais para quem deseja levar ao mercado o contexto acadêmico da pesquisa.

Como a pós-graduação pode ser útil 

Uma pós-graduação é vista, além de uma complemento de estudos e aprendizado aprofundado, como uma ponte entre uma área de atuação e outra. Dessa forma, fazendo o curso, é possível que o profissional direcione sua carreira para o campo que mais lhe atrai ou tenha maior facilidade.

A pós é uma extensão do ensino formal e, para cursá-la, não é necessário ter realizado a graduação em sua mesma área. Ou seja, uma pessoa que se formou no Ensino Superior no curso de Biologia, por exemplo, pode atuar na área de Gestão de Projetos caso faça uma pós-graduação nessa área. 

Além disso, a pós-graduação é um ambiente onde existe muito networking. Mas, afinal, o que é isso? Bem, basicamente é a possibilidade do estudante criar uma rede de relacionamento com outros colegas da mesma área e com os mesmos interesses. Essas apresentações podem ser essenciais para conseguir uma indicação de trabalho, por exemplo, ou trocar experiências. 

Como agir?

Antes de decidir qual caminho seguir, faça uma boa pesquisa a respeito do mercado de trabalho da área almejada e das atividades que o seu profissional exerce. É necessário ter consciência e certeza sobre a mudança para saber se ela está de acordo com os seus objetivos. 

Ainda, avalie bem seu tempo e suas atividades para entender o seu momento de vida e saber se você terá realmente tempo e disposição para encarar novamente os estudos com uma pós-graduação. Para isso, planeje! Sim, essa é a palavra chave da mudança de carreira. Afinal de contas, sem um bom planejamento não é possível traçar um bom plano de ação para transformar a sua carreira e entender o mercado de trabalho que se quer entrar. 

Fique atento!

Se você quer fazer uma pós-graduação em uma área diferente da sua formação, é melhor ficar atento para saber se poderá atuar nesse novo campo. Isso porque algumas carreiras exigem o diploma da graduação para poder trabalhar naquela profissão. É o caso dos advogados no curso de Direito, ou os professores com licenciaturas.

Assim, apesar de ser possível fazer uma pós em qualquer área (desde que aceito pela instituição de ensino), algumas áreas só permitem que o estudante adquira mais conhecimentos, mas não atue naquele caminho. Fique ligado para não perder tempo e dinheiro, então! 

Comece sua pós-graduação

Quer dar aquela alavancada na carreira e se tornar um especialista em um assunto? Então chegou a hora de começar a fazer uma pós-graduação. Chega de perder tempo e bora moldar o seu futuro. Para isso, nada melhor do que estudar em uma instituição reconhecida e pagar uma mensalidade que cabe no seu bolso, não é mesmo?

Então está na hora de conhecer o Quero Bolsa, o site onde você pode garantir sua vaga e começar o curso dos seus sonhos - seja presencial, a distância, intensivo ou com uma duração maior. São diversas opções de especializações, MBA, doutorado e mestrado.

Está esperando o quê? Dê uma olhada!

Encontrar bolsas de pós-graduação


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54