
É possível fazer pós-graduação EaD em Nutrição?
João Marcondes | 30/09/25Entre as possibilidades de pós-graduação EaD em Nutrição, existem opções voltadas para atendimento clínico, saúde coletiva, esporte, ensino e gestão.
Nem sempre o curso realizado na graduação corresponde às expectativas do estudante, principalmente quando ele entra no mercado de trabalho.
Se você está passando por isso, não precisa se desesperar: fazer uma pós-graduação é uma boa alternativa para quem quer mudar de carreira.
Encontre bolsas de estudo de até 80% para Pós
A pós-graduação, tanto na modalidade lato sensu, quanto stricto sensu, é voltada para o aprofundamento em determinada área do conhecimento e carreira profissional. Isso porque o curso traz uma série de conteúdos específicos sobre certos assuntos, expandindo o leque cognitivo do aluno.
Por isso, fazer uma pós é uma ótima alternativa para quem deseja mudar sua área de atuação.
Leia também:
+ Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente da minha?
+ 10 motivos para começar já sua pós-graduação
Ao fazer uma especialização ou um MBA, principalmente, o estudante recebe um conteúdo formal exigido pelo mercado de trabalho e, dessa forma, consegue entender aspectos importantes para mudar sua área de atuação. Já o mestrado e o doutorado são opções ideais para quem deseja levar ao mercado o contexto acadêmico da pesquisa.
Uma pós-graduação é vista, além de uma complemento de estudos e aprendizado aprofundado, como uma ponte entre uma área de atuação e outra. Dessa forma, fazendo o curso, é possível que o profissional direcione sua carreira para o campo que mais lhe atrai ou tenha maior facilidade.
A pós é uma extensão do ensino formal e, para cursá-la, não é necessário ter realizado a graduação em sua mesma área. Ou seja, uma pessoa que se formou no Ensino Superior no curso de Biologia, por exemplo, pode atuar na área de Gestão de Projetos caso faça uma pós-graduação nessa área.
Além disso, a pós-graduação é um ambiente onde existe muito networking. Mas, afinal, o que é isso? Bem, basicamente é a possibilidade do estudante criar uma rede de relacionamento com outros colegas da mesma área e com os mesmos interesses. Essas apresentações podem ser essenciais para conseguir uma indicação de trabalho, por exemplo, ou trocar experiências.
Antes de decidir qual caminho seguir, faça uma boa pesquisa a respeito do mercado de trabalho da área almejada e das atividades que o seu profissional exerce. É necessário ter consciência e certeza sobre a mudança para saber se ela está de acordo com os seus objetivos.
Ainda, avalie bem seu tempo e suas atividades para entender o seu momento de vida e saber se você terá realmente tempo e disposição para encarar novamente os estudos com uma pós-graduação. Para isso, planeje!
Sim, essa é a palavra chave da mudança de carreira. Afinal de contas, sem um bom planejamento não é possível traçar um bom plano de ação para transformar a sua carreira e entender o mercado de trabalho que se quer entrar.
Se você quer fazer uma pós-graduação em uma área diferente da sua formação, é melhor ficar atento para saber se poderá atuar nesse novo campo. Isso porque algumas carreiras exigem o diploma da graduação para poder trabalhar naquela profissão. É o caso dos advogados no curso de Direito, ou os professores com licenciaturas.
Assim, apesar de ser possível fazer uma pós em qualquer área (desde que aceito pela instituição de ensino), algumas áreas só permitem que o estudante adquira mais conhecimentos, mas não atue naquele caminho. Fique ligado para não perder tempo e dinheiro, então!
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.