10 motivos para começar já sua pós-graduação
Saiba os motivos para fazer uma pós-graduação e dê um upgrade na sua carreira
A cada dia que passa fazer uma pós-graduação se torna mais comum do que você imagina. Isso porque o curso traz diversas vantagens para aquela pessoa que não quer ficar apenas na graduação, mas deseja ter diversas vantagens em sua carreira e, claro, no mercado de trabalho.
Listamos abaixo os principais motivos para encarar uma pós (seja ela lato sensu, ou stricto sensu). Confira:
10 motivos para começar já sua pós-graduação:
1. Ser um especialista em uma área
Um curso de pós-graduação traz um maior aprofundamento sobre determinada matéria vista anteriormente na graduação (ou não, já que pode ser realizado por pessoas formadas em outras áreas). O profissional aprende mais, analisa questões diferenciadas e garante uma bagagem maior em certo assunto, passando a ser visto como referência.
2. Ter um currículo de destaque
Um currículo que traz um curso de pós-graduação chama muito mais a atenção do que outro que possui apenas a formação na graduação. Isso permite que, ao ter sua experiência analisada por um recrutador ou por uma empresa, o profissional tenha um destaque maior em relação a outros, principalmente se estivermos falando sobre uma oportunidade de vaga, por exemplo.
3. Concorrer a cargos mais altos
Uma pós-graduação – principalmente as categorizadas como lato sensu (especialização ou MBA) – são ótimas alternativas para quem deseja uma promoção na empresa que em trabalha.
Por exemplo, um estudo realizado pelo Conselho de MBA Executivos (o Executive MBA Council – Embac), em 2014, aponta que um pouco mais de 40% dos profissionais que realizaram um MBA receberam uma promoção no trabalho depois de fazer o curso. Outros 53% afirmaram ter assumido novas responsabilidades. Isso mostra como existem chances muito concretas de haver aquela tão sonhada promoção depois que você fizer a sua especialização.
Leia também:
+ Quem pode fazer pós-graduação?
+ Como é fazer uma pós-graduação EaD?
+ Teste: qual o tipo certo de pós-graduação para você?
4. Poder ter salários maiores
De acordo com dados da 54ª edição da Pesquisa Salarial, de 2018, os salários de profissionais com uma pós-graduação podem chegar a 50% mais do que aqueles que só possuem a formação superior inicial. Isso mostra como os cargos com salários maiores são destinados a quem tem uma maior bagagem profissional – e ter uma pós-graduação pode ajudar nessa missão.
5. Fazer contatos
O chamado networking é uma das principais vantagens para quem está fazendo uma pós-graduação. Isso porque, ao fazer o curso, você tem contato (mesmo que a distância) com profissionais interessados em uma mesma área, sejam eles alunos ou professores. Assim, existe uma troca de experiências e conhecimento muito benéfica ao pós-graduando.
6. Poder expandir sua carreira
A partir do momento que você faz uma pós-graduação é possível obter mais informações sobre uma área ou matéria estudada. Assim, sua carreira será expandida para que você tenha muito mais conhecimento e “pense fora da caixinha”, tendo uma visão muito mais ampla sobre o que está sendo estudado.
7. Aumento da empregabilidade
Se você está procurando uma nova oportunidade no mercado de trabalho, saiba que fazer uma pós-graduação também pode ser uma ótima alternativa. Isso porque os recrutadores dão prioridade para quem tem mais conhecimento profissional e, como dito antes, o curso ajuda bastante nessa questão.
8. Poder mudar de carreira
Não é necessário que você seja formado na mesma área da pós-graduação para cursá-la. Por isso é comum que muitas pessoas recorram a uma especialização para mudarem o caminho de suas carreiras. Só não esqueça que algumas profissões exigem que haja a formação na graduação para atuar na área. Por exemplo, no Direito, onde, para advogar, é necessário ser bacharel no curso e também passar no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Leia também:
+ Quer mudar de carreira? Faça uma pós-graduação
+ Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente da minha?
+ 5 curiosidades sobre pós-graduação
9. Atualizar conhecimentos
Se você já se formou na graduação há algum tempo ou quer estar atualizado sobre as principais novidades em uma área ou matéria, fazer uma especialização, mestrado ou doutorado também pode ser uma ótima alternativa. Isso porque você terá contato direto com aquilo que está sendo abordado, seja na aula com o professor ou por meio de pesquisas.
10. Entrar para a área acadêmica
Muitas pessoas querem se dedicar à área acadêmica, mas não fazem ideia por onde devem começar. O caminho mais promissor é escolher uma pós-graduação stricto sensu (categoria que abrange mestrado e doutorado). É necessário gostar muito de pesquisa, leitura e ter (muito) interesse na área acadêmica. Nessa matéria da Revista Quero é possível entender melhor qual é a diferença entre esses dois tipos de curso.
Bora começar a sua pós-graduação?
Você já sabe todos os (ótimos) motivos para começar a sua pós-graduação, então, chega de desculpas e bora garantir o seu crescimento profissional? O site Quero Bolsa possui milhares de opções de bolsas de estudo de até 75% para quem quer dar aquele upgrade na carreira e garantir sua pós-graduação. Não deixe essa oportunidade passar!
Encontrar bolsas de pós-graduação
É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! 😉