Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Descubra as diferenças entre mestrado e doutorado, quanto tempo dura cada um e saiba qual escolher para impulsionar a sua carreira acadêmica.

Atuar na área acadêmica é a vontade de muitas pessoas que estão se formando agora. Para isso, nada mais indicado do que seguir, após concluir a faculdade, para uma pós-graduação stricto sensu. Essa modalidade é dividida em duas categorias: mestrado e doutorado. Mas você sabe a diferença entre elas?

Formanda em pós-graduação
Mestrado ou doutorado: qual escolher?

Bem, se você não certeza ainda sobre o que muda entre um curso e outro, fique ligado na explicação abaixo para não errar na hora de escolher o melhor caminho para o seu futuro.

Leia também:
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Quando começar uma pós-graduação?

Qual tem maior duração?

O curso de doutorado é o de maior duração entre as opções de pós-graduações stricto sensu. Isso porque, ao todo, ele possui entre quatro a cinco anos de duração. Já o mestrado é mais curto, com duração média de dois anos

Veja também: Qual pós-graduação devo fazer? Descubra qual é a pós-graduação ideal para seu momento de carreira.

O que é mestrado?

O mestrado é dividido em duas categorias: profissionalizante e acadêmico. Esse segundo é voltado para quem deseja ampliar o conhecimento a respeito de uma área ou assunto visto durante a graduação. É indicado para quem gosta de fazer pesquisas e, principalmente, para aqueles que querem ser professores e se destacarem na área acadêmica.

O curso tem, em média, dois anos de duração. O aluno é acompanhado por um professor orientador que o ajuda a selecionar as disciplinas e o acompanha na elaboração de sua dissertação ao final. Esse trabalho é o resultado das pesquisas realizadas durante o curso. Quando aprovado, recebe-se o título de mestre.

Para entrar no mestrado, o estudante terá o seu currículo avaliado, realizará provas de conhecimentos gerais, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, entrevista, além de apresentar um projeto de pesquisa. É interessante que ele tenha participado de um programa de iniciação científica durante a graduação.

Leia também:
Como é fazer mestrado em Portugal

Já o mestrado profissional forma profissionais que estão focados no mercado de trabalho, pois nele o aluno terá maior contato com conhecimentos teóricos e analíticos sobre determinada área. Para se formar é necessário apresentar uma dissertação (monografia) em forma de projeto ou um estudo de caso.

professor
Quer ser professor? Que tal fazer um mestrado?

O que é doutorado?

O doutorado é indicado para quem quer aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre determinada área e também deseja atuar futuramente na área da pesquisa.

A duração do curso é de quatro a cinco anos e exige que o estudante tenha uma grande rotina de pesquisas também fora das aulas.

Ao final do curso, o aluno entregará um projeto de pesquisa e irá elaborar uma tese, a qual deve ser inédita e representar um avanço do conhecimento na área pesquisada. Se aprovado, ele recebe o título de doutor.

Leia também:
Quando alguém pode ser chamado de doutor?
Teste: qual o tipo certo de pós-graduação para você?

Também existe a opção de pós-doutorado, que é um curso que funciona como um estágio para a aplicação do conhecimento adquirido no doutorado. Ele é totalmente voltado para o campo da pesquisa e, no Brasil, tem duração de dois anos em média.

diferença mestrado e doutorado

Que tal começar o seu mestrado ou doutorado?

Já passou da hora de colocar seus planos em prática e começar a sua pós-graduação stricto sensu ou, ainda, uma especialização para quem quer aprimorar sua carreira profissional.

E, para isso, nada melhor do que estudar em gastar um monte com mensalidades, certo? Então dá uma olhada no site do Quero Bolsa! A plataforma tem milhares de opções de pós com bolsas de estudo de até 75%. Super legal, não é mesmo? Veja algumas opções no botão abaixo:

Encontrar bolsas stricto sensu

Onde fazer a sua pós-graduação?

Além de fazer pós-graduações stricto sensu (como mestrado e doutorado), também é possível realizar uma pós lato sensu (especializações e MBA). Existem centenas de opções de instituições de ensino com esses tipos de cursos e, para ajudá-lo, o Quero Bolsa separou abaixo algumas delas. Confira:

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações