Quando alguém pode ser chamado de doutor?
Descubra quando uma pessoa pode ser chamada de doutor e quais são os critérios necessários para que ela receba esse título.
Atualizado em 25/08/2023
Frequentemente, profissionais como médicos, advogados, veterinários, dentistas e psicólogos são chamados de doutor ou doutora. Mas, você sabe quando exatamente podemos chamar alguém de doutor?
Teoricamente, no meio acadêmico, só chamamos de doutores aqueles que fizeram e concluíram um doutorado e receberam o título de “doutor”. E isso vale para todas as profissões.
Entenda a seguir o porquê de certos profissionais serem chamados de doutor até os dias de hoje!
Leia também:
+ Como ter uma pós-graduação pode ajudar no concurso público?
+ Quando começar uma pós-graduação?
+ Teste Vocacional grátis
Quem pode usar o título de doutor?
Algumas pessoas que estão inseridas em certas profissões ganham o título de doutor como um verdadeiro pronome de tratamento.
Mas, na realidade, ele é concedido a alguém que concluiu um programa de doutorado em uma determinada área, por exemplo, Engenharia, Filosofia ou Direito e passou por uma aprovação diante de uma banca com a defesa de uma tese.
Ou seja, profissionais das mais diversas áreas (biológicas, exatas e humanas) podem chegar a esse nível acadêmico depois de passaram pela graduação, com um bacharelado, e pela especialização do mestrado. Assim, doutor é o título máximo a que um pesquisador pode chegar.
Por que as pessoas chamam os advogados de doutor?
A tradição de chamar advogados de “doutor” surgiu nos tempos do Império, com uma lei de 11 de agosto de 1827, promulgada por D. Pedro I, a qual criava os cursos de Ciências Jurídicas e Sociais no Brasil.
Com ela também se regulamentou o estatuto para o curso jurídico, além de ter sido decretado que os concluintes de cursos de bacharelado receberiam o título de “doutor”. Assim, bacharéis em Direito começaram a ser tratados dessa maneira.
Mesmo já tendo caído em desuso, o decreto criou uma tradição que até hoje é seguida pela maioria dos profissionais da área, os quais costumam se tratar dessa forma. Vale lembrar que, até hoje, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não se pronunciou no sentido de negar que os advogados também sejam tratados como “doutores”.
Leia também:
+ 10 pós-graduações mais procuradas em Direito
+ Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente da minha?
+ Teste Vocacional para Direito
Por que as pessoas chamam os médicos de doutor
A mesma lei imperial citada acima também trouxe aos médicos o uso do título de “doutor”, pois o curso de Medicina, sendo bacharelado, dava aos profissionais da área o direito de serem chamados dessa forma.
Mesmo com o passar dos anos, o costume de chamar os médicos de “doutores” continuou. Isso se perpetua como uma “tradição” da própria classe que se trata dessa forma e se apresenta (em seus cartões de visita ou papéis timbrados) com esse título.
Vale dizer que na inglês os médicos são chamados de “doctor”. Isso também influencia para que, mesmo aqui no Brasil, seja comum se referir a esses profissionais como “doutor”.
Ainda, vale dizer que o dicionário Michaelis também considera como referência a “doutores” os profissionais dessa área.
Por que as pessoas chamam os dentistas de doutor?
Apesar de existir o costume de se chamar pessoas formadas em Odontologia vulgo, dentistas de “doutor”, não há nenhum decreto ou norma que determine isso.
Leia também:
+ Quando começar uma pós-graduação?
+ Quais são as áreas da Odontologia?
Por que as pessoas chamam os psicólogos de doutor?
Por não poderem prescrever remédios nem realizar procedimentos clínicos, os psicólogos não podem ser considerados médicos. Ainda, não existe uma regra que prevê o título de “doutor” para quem estuda Psicologia. Sendo assim, não é necessário chamar esses profissionais dessa forma.
Leia também:
10 pós-graduações mais procuradas na área de Psicologia
+ Encontre bolsas de estudo de até 80% para Psicologia
+ Conheça quais são as áreas da Psicologia
+ Tudo sobre a faculdade de Psicologia
Por que as pessoas chamam os veterinários de doutor?
Apesar de o veterinário ser considerado o “médico dos animais”, também não existe uma norma que fale sobre o título de “doutor” para os profissionais formados em Medicina Veterinária.
No entanto, algumas pessoas ainda chamam os formados no curso de Veterinária de “doutor” porque a prática é uma convenção social no Brasil e em muitos outros países. Essa tradição se baseia na relação direta de sua formação com a saúde, o cuidado e o conhecimento técnico necessário para tratar animais, que se equiparam à prática médica.
Leia também:
+ Faculdade de Veterinária: conheça tudo sobre a área e profissão
+ Medicina Veterinária: valor da mensalidade com bolsa de estudos é muito menor; confira!
Afinal, quem é doutor?
No meio acadêmico e, segundo alguns dicionários modernos, é chamado de “doutor” aquele que tenha concluído o seu doutorado – e isso vale para todas as profissões.
Então, por exemplo, se um psicólogo tiver obtido esse grau acadêmico, ele poderá ser referido assim sem problemas. Ou seja, nesse caso, “doutor” representaria um título acadêmico.
Ainda, o dicionário Michaelis também determina que juízes e delegados também podem ser chamados dessa forma na modalidade pronome de tratamento.
Pronto, agora chega de discussão! Você já sabe quem é e quem não é “dotô” por aí.
Leia também:
+ Qual é o caminho para quem quer seguir carreira acadêmica?
+ Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Pensando em fazer uma pós?
Se você quiser que sua trajetória profissional siga em frente rumo a uma titulação de doutor, pode começar a traçar esse caminho com uma pós-graduação.
Na Quero Bolsa, você encontra bolsas de pós-graduação com até 80% de desconto em diversas instituições! Confira algumas faculdades parceiras:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.