Por que as pessoas chamam os médicos de doutor?
A mesma lei imperial citada acima também trouxe aos médicos o uso do título de “doutor”, pois o curso de Medicina, sendo bacharelado, dava aos profissionais da área o direito de serem chamados dessa forma.
Mesmo com o passar dos anos, o costume de chamar os médicos de “doutores” continuou. Isso se perpetua como uma “tradição” da própria classe que se trata dessa forma e se apresenta (em seus cartões de visita ou papéis timbrados) com esse título.
Vale dizer que na inglês os médicos são chamados de “doctor”. Isso também influencia para que, mesmo aqui no Brasil, seja comum se referir a esses profissionais como “doutor”.
Ainda, vale dizer que o dicionário Michaelis também considera como referência a “doutores” os profissionais dessa área.
Por que as pessoas chamam os dentistas de doutor?
Apesar de existir o costume de se chamar pessoas formadas em Odontologia, vulgo, dentistas, de “doutor”, não há nenhum decreto ou norma que determine isso.
Leia também: Quando começar uma pós-graduação?
+ Quais são as áreas da Odontologia?
Por que as pessoas chamam os psicólogos de doutor?
Por não poderem prescrever remédios nem realizar procedimentos clínicos, os psicólogos não podem ser considerados médicos.
Ainda, não existe uma regra que prevê o título de “doutor” para quem estuda Psicologia. Sendo assim, não é necessário chamar esses profissionais dessa forma.
Leia também: 10 pós-graduações mais procuradas na área de Psicologia
+ Tudo sobre a faculdade de Psicologia