Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

É possível fazer estágio na pós-graduação?

por Caroline Sassatelli em 25/10/19

Você terminou seu curso superior e gostaria de se dedicar a uma especialização, MBA (Master of Business Administration), mestrado ou doutorado. Daí, então, surge a dúvida sobre a possibilidade de fazer um estágio estando matriculado nesse curso. Será que a Lei do Estágio (Lei nº 11.788/2008) autoriza que o aluno estagie estando matriculado em uma pós-graduação? A resposta - que muita gente desconhece - é que sim!

estudante lendo
É possível fazer estágio na pós-graduação?

É comum acharmos que estágios (remunerados ou não) são direcionados apenas para alunos do Ensino Médio, cursos técnicos e da graduação. Mas esquecemos que, na verdade, a lei permite que ele seja realizado por qualquer estudante que esteja devidamente matriculado em uma Instituição de Ensino Superior. Isso é válido tanto para graduações, quanto para pós-graduações.  

Leia também:
Como uma pós-graduação pode ajudar no seu currículo?
10 motivos para começar já sua pós-graduação

O desconhecimento sobre essa possibilidade não parte apenas dos alunos, mas também das próprias empresas. Isso resulta em poucas ofertas de estágios direcionados a esse público e um foco maior apenas às vagas destinadas à graduação. 

As regras para o estágio na pós-graduação são as mesmas para todo o Ensino Superior: carga horária de até seis horas diárias (ou 30 horas semanais), com tempo máximo de contrato de dois anos em uma mesma empresa.

Vantagens do estágio na pós-graduação

Um estágio pode ser bastante vantajoso para que o aluno adquira conhecimento em determinada área e consiga se desenvolver profissionalmente. Na pós-graduação ele é indicado para a pessoa que não tem ainda tanta experiência no mercado de trabalho ou, ainda, está querendo trabalhar em um campo diferente da sua formação inicial

A pós-graduação é essencial justamente para aprofundar seus conhecimentos em determinada área, expandir o aprendizado e, ainda, investir no networking - que é, basicamente, estabelecer contato com pessoas com interesses em comum. 

Porém, vale lembrar que o valor da bolsa-auxílio (similar ao salário) em um estágio costuma ser baixo. Para pós-graduandos isso não é diferente e essa quantia gira em torno de R$ 1.000,00 dependendo da empresa - podendo variar para mais ou para menos. Por esse motivo, muitos estudantes da pós já preferem partir para um emprego efetivo como CLT. 

Leia também:
7 mitos mais comuns sobre o estágio
Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente da minha?

Além de ganhar experiência, pode ser uma oportunidade de refletir sobre a área em que deseja realmente atuar. Muitos estagiários da pós-graduação escolhem o campo de atuação neste momento da carreira.

Vale lembrar que é muito importante se informar com a Instituição de Ensino Superior escolhida a respeito das oportunidades de estágio disponíveis para a sua área de atuação. Dessa forma, você incrementa seu currículo e também sua experiência na área, não é mesmo?

Pós-graduação stricto sensu

Os alunos de cursos de pós-graduação stricto sensu, como mestrado e doutorado, também podem fazer estágio. Para eles é recomendado o chamado "estágio-docência". 

Essa categoria permite que o aluno atue ao lado de um professor universitário que tenha, pelo menos, título de doutor. Entre suas atividades, está a obrigação de acompanhar o docente durante as aulas de graduação, cumprindo algumas funções, como a orientação e assessoria dos alunos, acompanhamento da lista de presença em aula ou disponibilizando os textos necessários para a turma. 

Ao final do semestre como estagiário do professor, o pós-graduando deverá dar uma aula para a disciplina do professor que o estava acompanhando para que, assim, o seu aprendizado seja validado. 

É importante dizer que, ao contrário do estágio para outros tipos de pós-graduação,  o estágio-docência não é remunerado. Porém, esse é um período importante para que o estudante aprenda mais sobre a docência na prática, acompanhando de perto os professores que já têm experiência no mercado e, assim, ganhando maior confiança para exercer sua função quando receber seu diploma. 


As regras referentes aos programas de estágio-docência irão variar de acordo com o determinado por cada instituição de ensino. Ou seja, é importante que o aluno verifique quais são as possibilidades junto à faculdade ou universidade que está estudando para não ter nenhum problema no futuro. 

No mestrado, o estágio-docência não é obrigatório, porém, no doutorado ele é. Dessa forma, caso o estudante tenha cumprido as horas de estágio docência no mestrado, ele estará dispensado da obrigatoriedade ao chegar no doutorado.

Que tal começar a sua pós-graduação?

Quer dar aquela alavancada na carreira e incluir uma pós-graduação no seu currículo? Então chegou a hora de conhecer o Quero Bolsa. Chega de perder tempo e bora moldar o seu futuro em uma instituição reconhecida e, ainda, pagar uma mensalidade que cabe no seu bolso!

Com o Quero Bolsa você pode garantir sua vaga e começar o curso dos seus sonhos - seja presencial, a distância, intensivo ou com uma duração maior. São diversas opções de especializações, MBA, doutorado e mestrado.

Está esperando o quê? Dê uma olhada!

Encontrar bolsas de pós-graduação

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54